Na hora de escolher um cartão de crédito, quem gosta de viajar fica sempre de olho nas salas VIPs de aeroportos. Elas são oferecidas pelas principais bandeiras de cartões de crédito do mercado.
Nos últimos meses, muitas bandeiras e salas passaram por mudanças recentemente.
A primeira delas, os cartões de crédito Elo trocaram os acessos às salas VIPs do programa LoungeKey pelo programa Priority Pass.
A mudança começou em julho de 2022. Mas não foi só a Elo que mudou, outros programas e cartões que ofertas salas VIPs também passaram por mudanças
Quer saber quais deles mudaram neste ano, confira nosso post até o fim. Bora?

Saiba tudo: salas VIPs de aeroportos passam por mudanças

Para uma parcela dos brasileiros, os melhores cartões de crédito não são aqueles que oferecem anuidade zero.
Os melhores são os que oferecem acessos ilimitados aos lounges, às salas VIPs de aeroportos.
Alguns cartões ou programas oferecem acessos gratuitos limitados a cada ano, outros oferecem acesso ilimitado, inclusive para acompanhantes.
Neste mês de julho, alguns cartões e salas VIPs passaram por mudanças, que você vai conferir a partir de agora.

Saiba tudo sobre as recentes mudanças nos acessos às salas VIPs

As bandeiras de cartões estão trocando de programa ou se aproximando de programas diferentes.
O que se percebe é que a Visa, por exemplo, está se aproximando do programa Dragon Pass.
A Dragon Pass é independente, de origem chinesa e concorrente do Priority Pass e LoungeKey, do grupo britânico Collinson Group.
O programa da bandeira Visa é o Visa Airport Companion.
Ele foi lançado pela bandeira para concorrer com o concorrente: Mastercard Airport Experiences.
Já a Mastercard está se aproximando do LoungeKey e a Elo, com o Priority Pass.
Desta lista acima, o caso da Mastercard foi mais radical.
Ela exigiu que os bancos emissores de cartões que ofereciam associação ao Priority Pass tivessem que cancelá-los e manter os acessos pelo LoungeKey, por meio da plataforma Mastercard Airport Experiences.
Por sua vez, a Visa lançou a plataforma semelhante, Visa Airport Companion, mas não vai restringir os acessos apenas ao Dragon Pass, como fez a Mastercard com o LoungeKey.
A Visa, aliás, destacou que todos os programas vão continuar na sua prateleira de produtos, deixando a critério de cada banco emissor de cartão a liberação dos acessos.

Entenda: bandeira Elo troca salas LoungeKey por Priority Pass

O programa Priority Pass é o novo parceiro da bandeira Elo.
O Priority atua de forma independente quando o assunto são as salas VIPs.
O programa, que oferece acesso a mais de 1.300 lounges ao redor do mundo, pertence ao Collinson Group, mesma empresa que administra o programa LoungeKey.
Então, a partir de agora, para ter acesso às novas Salas VIPs, se você tem cartão com a bandeira Elo, vai precisar apresentar o cartão de crédito elegível ou fazer pelo QR Code gerado pelo aplicativo do Priority Pass.
Mas, antes de tudo, você precisa fazer o cadastro do seu cartão de crédito no aplicativo do Priority Pass, para liberar o acesso aos lounges.
A respeito da bandeira Elo, a troca do LoungeKey pelo Priority Pass trouxe aos portadores desses cartões um benefício muito desejado pelos viajantes frequentes.
O programa Priority Pass possui uma base muito maior de salas Vip ao redor do mundo, apesar de pertencer ao mesmo grupo do LoungeKey.
No caso do aeroporto de Guarulhos, por exemplo, o Priority Pass oferece acesso ao Espaço Banco Safra e ao American Express Lounge, ambos no Terminal 3, lounges que não possuem parceria com o LoungeKey.

Entenda o que muda para quem tem cartão com a bandeira Elo

A migração de programa pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco, com bandeira Elo, vai garantir mais acesso às salas.
No caso do Bradesco, os acessos continuam ilimitados para os portadores dos cartões Elo Diners Club e ainda com direito a um acompanhante grátis por visita.
Para quem é cliente Bradesco, com cartão de bandeira Elo, da categoria Nanquim, também haverá mudanças.
Os vouchers serão eliminados e os cartões passarão a oferecer dois acessos gratuitos por ano
A troca do LoungeKey pelo Priority Pass trouxe vantagens a quem tem cartões Elo.
Isso porque o Priority Pass possui uma base muito maior de salas VIPs ao redor do mundo.
Para ter ideia, no aeroporto de Guarulhos, o Priority Pass oferece acesso ao Espaço Banco Safra e ao American Express Lounge, ambos no Terminal 3os quais não tem parceria com o LoungeKey.
Outra vantagem é que você pode ter acesso às salas mesmo se tiver o cartão virtual ou de crédito, isso facilita sua vida não é mesmo?