Clonaram meu cartão de crédito. E agora?

Apesar do avanço tecnológico, os golpes com cartão de crédito continuam acontecendo. Saiba como proceder caso você seja uma vítima.

Atualizado em dezembro 5, 2021 | Autor: Michelle
Clonaram meu cartão de crédito. E agora?

Com o avanço das tecnologias e a ascensão dos aplicativos de celular, inclusive os de compra, foi possível realizar diversas atividades presenciais de forma adaptada para o mundo virtual. Um dos fatores que guinou esse crescimento com certeza foi a pandemia do coronavírus, que obrigou, de uma forma ou de outra, o isolamento social. Dessa forma, nada de ir ao shopping passear e encher o carrinho, né? Essa atividade teve também que migrar para o meio digital.
Consequentemente, o uso do cartão de crédito para realizar essas compras virtuais também cresceu, visto que proporciona mais segurança e conforto na hora de adquirir um novo produto, principalmente pelas possibilidades e benefícios. Mas será que esse método de compra é realmente o mais seguro?
Apesar do avanço tecnológico, a clonagem de cartões de crédito ainda acontece, e diversos usuários que compram virtualmente acabam sendo alvo dos golpistas. Por isso, vamos dar dicas para se proteger, identificar o mais rápido possível compras falsas e te ajudar como proceder caso seja uma vítima. Vamos lá?

Como acontece o golpe com cartões de crédito?

Antigamente, esse tipo de golpe acontecia quase sempre presencialmente, mas é importante saber que a clonagem de cartão não acontece apenas com as cópias físicas, e sim a partir da coleta dos dados contidos na tarja magnética ou no chip do cartão, inclusive.
● Presencialmente, o golpe mais comum é aquele que acontece nos caixas eletrônicos ou maquininhas de cartão adulteradas com skimmers, os populares “chupa cabras”, conhecidos como sistemas eletrônicos discretos instalados nesses aparelhos que permitem a realização de uma cópia de todos os seus dados, sendo depois removidos pelos golpistas.
● Outra maneira de ter o seu cartão de crédito clonado fisicamente é a partir do golpe da senha bloqueada. Essa atividade acontece quando algum atendente, logo após você digitar sua senha, olha a máquina sem você ver e diz que sua senha foi bloqueada. Imediatamente, o cliente pede para tentar novamente, pois tem certeza que não digitou a senha errado, mas é nesse momento que o golpe acontece.
São duas as situações mais comuns nesse cenário:
1) o atendente terá a oportunidade de memorizar sua senha e pode inclusive lhe entregar um cartão falso que tenha a mesma aparência do seu;
2) ou esse cartão pode já estar cancelado e ser de uma vítima anterior.
● Virtualmente, a prática da clonagem de cartão de crédito pode acontecer por meio de sites ou e-mails falsos. Apesar da conscientização a respeito desse tipo de golpe, através de reportagens de TV ou matérias na internet, eles ainda acontecem com frequência. As razões mais comuns para isso acontecer são: falta de atenção do usuário no momento de logar em sites suspeitos; o uso de softwares falsificados no computador, como o Windows, por exemplo; antivírus ineficazes, entre muitos outros.

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Aconteceu comigo. O que fazer?

Os criminosos são extremamente criativos e a cada dia surgem novas fraudes nos estabelecimentos físicos e virtuais, então é preciso ter alguns cuidados para evitar ser enganado. Caso você tenha sido uma vítima, saiba como proceder nesse tipo de situação:

Veja o que fazer

Antes de tudo, faça um Boletim de Ocorrência sobre o acontecido. As operadoras de cartão de crédito têm a obrigação de estornar vendas sinalizadas pelo cliente como não reconhecidas, por isso, o B.O é essencial para provar que as compras foram realmente realizadas por um golpista.
Comunique aos órgãos de proteção ao crédito quando tiver um cartão e documentos perdidos ou roubados. Eles podem ajudar na prevenção de novos golpes, e ainda a comprovar para a operadora de cartão que você realmente não realizou tal venda.
Entre em contato imediatamente com o banco. Informe o que aconteceu, os dados do B.O. e solicite o bloqueio imediato do cartão e solicite uma 2ª via com números e dados diferentes.

Veja como entrar em contato com sua operadora

Algumas operadoras enviam uma mensagem de texto e bloqueiam o cartão imediatamente quando é realizada alguma compra suspeita com o cartão de crédito. Caso você receba uma, entre em contato com o banco para conferir se há outras compras realizadas que você ainda não reconhece.
Caso sua operadora não cancele a venda indevida e ainda cobre juros pelo não pagamento da fatura em questão, procure um juizado civil da sua cidade e leve o B.O. e as cobranças do cartão de crédito, o juizado irá mover uma ação contra a empresa responsável pelo cartão e o problema será resolvido em audiência, dependendo do caso você pode receber uma indenização além de ficar livre da dívida.
Boa sorte!

DENUNCIE!

Caso a sua conta seja clonada, já faça um boletim de ocorrência para ter um documento oficial registrado. Dessa forma, caso qualquer movimentação aconteça, você pode legitimar que não foi você. O B.O. pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica ou pessoalmente na unidade mais próxima.