Se você tem um iPhone você é um privilegiado! Isso mesmo, pois a rede social da moda, o Clubhouse está apenas disponível pelo sistema iOS da Apple.

O Clubhouse é uma rede social como qualquer outra. Só que não!

Este novo app é um verdadeiro fenômeno e teve grande popularidade nas últimas semanas, mas isso não aconteceu porque tem o mesmo nome de um hambúrguer do McDonald´s. Não! O mundo passou falar de Clubhouse depois que Elon Musk, homem mais rico do mundo, deu o ar da graça por lá.

 

Sem textão e sem likes

 

Não tem curtida, não tem textão e você não pode sair por aí compartilhando textos ou vídeos que mal assistiu, como faz sua tia no Facebook ou no grupo da família do Whats.

A plataforma é baseada apenas em áudios. E é muito exclusiva, porque excluiu todo mundo que não tem um Iphone, ou seja, oito em cada dez brasileiros. Mas não é só isso. O app só permite o acesso para quem recebeu convite. E quem está dentro só terá dois convites para chamar os amigos. Já deu pra você entender porque se chama “club” não é!

 

Para quem estava com saudade do chat do Uol

 

O Clubhouse chegou para fazer brilhar os olhos dos saudosistas. Talvez não seja do seu tempo e é bem provável que você não saiba, mas nos anos 2000 era muito popular o chat do Uol e do Terra. Era um passatempo e tanto para seus pais ou irmãos mais velhos.

Agora, imagine você que as salas de bate-papo estão de volta, porém, apenas por áudio. Aliás, é uma das únicas modinhas dos tempos atuais que não começou pelo público adolescente, mas pelas celebridades.



 

As facilidades e as diferenças

Como é uma rede social de áudios, diferente de todas as demais que monopolizam tua atenção, o Clubhouse permite que você continue fazendo outras coisas, sua caminhada, trabalhar no computador usando outros programas ou mesmo brincar com as crianças ou com seu “dog”.

reprodução/internet

 

Mas, afinal, o que é o Clubhouse?

 

É uma mistura de podcast ao vivo com chamadas em grupo de WhatsApp, mas pode virar uma palestra, já que influenciadores passaram a utilizá-lo, seguindo o dono da Tesla e da SpaceX. Pode parecer uma reunião pelo Zoom, sem imagem, ou uma conversa de boteco.

O que vai diferenciar se é um bate-papo no barzinho da faculdade ou o curso à distância, será justamente o assunto do chat.

 

Como funciona este novo app?

Criado a menos de um ano, o aplicativo já tem mais de 6 milhões de usuários e já está avaliado em R$ 1 bilhão. E já tem algumas celebridades por aqui, como Thiago Nigro, fundador do Primo Rico, que chegou a 200 mil seguidores em duas semanas falando de finanças.

A nova rede social funciona da seguinte forma: os usuários podem acessar conversas como participantes ou apenas ouvintes. As salas mais badaladas costumam ser disputadas e lotam rapidamente, porque são apenas 5 mil usuários em cada sala de bate-papo.

 

Consegui um convite, e agora?

Se você recebeu um convite e se tornou usuário do app, pode checar as salas de discussão, os chats que estiverem em andamento. Para participar, você deve selecionar o chat e entrar como ouvinte. Caso queira ser um “speaker”, caso seu objetivo seja participar da conversa, basta tocar sobre o ícone de mão e pedir a palavra, como se fosse na sala de aula quando você levanta o braço antes de falar.

Outra semelhança é que no chat, cabe ao moderador aceitar ou não sua solicitação para falar, igualzinho nos tempos da escola, quando o professor vai escolhendo quem pode falar e a ordem de cada um.

 

Quem tem Android ficou para depois

“Alegrai-vos”, sim, você que usa Android bem que gostaria de ler isso aqui. Mas não vai ser desta vez. Vai ser preciso esperar uma versão atualizada, que o Clubhouse prometeu para “em breve”.

E esta é uma das barreiras que fará a nova rede social demorar um pouco para se popularizar mais por aqui.

Enquanto isso, Facebook, Telegram e Twitter já anunciaram que estão trabalhando para criar funcionalidades que possam repercutir o sucesso do Clubhouse. A julgar pelo que aconteceu com o Snapchat, TikTok e outros tantos apps, um app com as funcionalidades do Clubhouse não deve demorar para ser anunciado pelas gigantes do Vale do Silício.