A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome. 
É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos. Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam. 
Na  Carteira Digital de Trânsito — CDT   ainda é  possível baixar a  CNH Digital e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — CRLV (Documento do Veículo). Para a CNH Digital, é necessário que o documento impresso  tenha o QR Code, ou seja, carteiras emitidas a partir de 01/05/2017, beleza?
Você pode fazer o download dos documentos e imprimir eles para deixar uma reserva na carteira caso o seu celular esteja sem bateria, por exemplo. Porém, é muito bom ter os apps no seu celular para qualquer emergência! Afinal, a gente sai de casa sem carteira, mas não sem o celu, né? 
Quer saber mais sobre o Carteira Digital de Trânsito e como fazer para utilizá-la? Então continue com a gente e não fique para trás no quesito tecnologia! 

O que é a CNH Digital?

Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no celular, a carteira de motorista e o documento do veículo. E com a mesma validade do impresso. Em dezembro de 2020, o aplicativo somava 18 milhões de usuários.
A CNH Digital e o CRLV Digital são as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, com o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. 
Além de armazenar os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a Carteira Digital de Trânsito avisa sobre o vencimento do documento, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelos órgãos autuadores de todo o país.
O aplicativo ainda permite ao condutor receber notificações de recall e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Para ter acesso, basta possui a carteira de trânsito impressa com o QR Code na parte de trás.

Como ter a CNH digital?

Primeiro, é preciso instalar o aplicativo em seu celular na versão IOS ou Android. Após instalar o aplicativo, é hora de fazer o acesso pelo login único do gov.br.
Depois de ter realizado seu login, agora você precisará apontar a sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. 
O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran para confirmar sua identidade. Por último, você vai confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a sua CNH Digital.
A última etapa será a confirmação do CEP cadastrado no Detran do estado da sua carteira nacional de habilitação. Estando tudo correto, a Carteira de Trânsito Digital será gerada. Caso haja erro e não seja possível conseguir o documento digital, a solução é ir até o Detran de origem para verificar sua situação. 
Muitas vezes, é necessário atualizar itens obrigatórios como número do celular, e-mail e CEP.

E como gerar o documento digital do veículo?

Com o aplicativo aberto, você precisará do número do Renavam, localizado na parte superior esquerda do documento do carro, e do código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) — antigo DUT. Depois que você inserir essas informações o aplicativo vai gerar o documento automaticamente!