Ter um blog e atender um nicho específico é, hoje, uma das melhores formas para você exercitar seu intelecto e, de quebra, ganhar um dinheiro extra. Afinal, ao atender aos anseios de um público, trazendo informações ou opiniões sobre o tema escolhido, você consegue atrair o interesse de marcas que gostarão de se comunicar com esse público através de você.

Porém, muitos acreditam que para chegar a esse ponto é necessário ter conhecimentos avançadíssimos. Que nada! Saiba que qualquer um pode ter um blog. Então, venha conosco e confira esse guia que preparamos para você compartilhar suas melhores ideias.

1- Escolha um tema

Tem interesse em ter um blog rentável? Então, esqueça a ideia arcaica de que ele é um diário pessoal na internet. É necessário, antes de tudo, que o blog seja um espaço para você se comunicar com um público. Por isso, escolha um tema com o qual tenha familiaridade ou saiba que tenha uma lacuna de informações.

Se você, por exemplo, deseja falar sobre moda, procure um nicho específico dentro do assunto, pois há várias páginas sobre o tema. Para tal, uma boa dica é buscar blogs do assunto e procurar no Google Trends o que outros usuários estão buscando no mundo.

2 – Tenha um nome de impacto

O nome do seu blog é seu chamariz. É ele que será seu cartaz e trará o público ao seu domínio. Uma boa dica é trazer um nome atrelado ao assunto, mas saindo de nomes genéricos, como, por exemplo, carros.com.br.

Se, por exemplo, você for falar de carros esportivos, poderia colocar um nome como sexta marcha ou pé na tábua, por exemplo, que remetem à velocidade e automobilismo. Preocupe-se bem com essa parte, pois ela é essencial para seu futuro de sucesso.

3- Compre o domínio

A última etapa é essencial para esta. Após defini-la com muita calma, comece a procura por um domínio próprio, pois ele dará ar de profissionalismo ao seu conteúdo. A nossa sugestão é privilegiar domínios com final .com.br, pois é o formato mais comum para os usuários brasileiros.

Logo após, escolha os serviços de hospedagem. Indicamos, neste caso, que dê preferência aos serviços compatíveis com o WordPress, plataforma de publicação mais disseminada no mundo e que oferece várias alternativas de incrementação.

Porém, caso você não tenha dinheiro para investir inicialmente, você pode contratar um servidor gratuito na própria WordPress ou em serviços como o Blogger. Nesse caso, você não poderá escolher o nome de seu domínio e vincular anúncios no Google Adwords, uma das principais formas de monetização para quem é blogueiro.

Após isso, customize seu blog. Caso você tenha condições, contrate uma equipe que trará um layout agradável que possibilitará melhor navegação. Porém, se seus recursos são limitados, busque layouts gratuitas que esses servidores oferecem.

4 – Instale ferramentas

Com tudo pronto, o momento é procurar ferramentas que são simples de instalar e poderão ajudá-lo a melhorar a navegabilidade do usuário. Um dos mais utilizados e recomendados é o Monster Insights, que conecta seu blog ao Google Analytics e te possibilita a extrair dados como seus visitantes mensais, posts mais acessados e frequência de leitores em cada posts.

Anúncios


Porém, procure também plataformas que te possibilitarão rankear melhor seu blog no Google. Nesse caso, ter ferramentas de SEO torna-se essencial. Por isso, busque plugins como o SEOQuake e o Yoast SEO, que são focados na otimização do seu conteúdo.

Busque também ferramentas como o Floating Social Bar, que possibilita que seu texto seja compartilhado nas principais redes socais, como o Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

5 – Promova tráfego

Após criar, customizar e instalar ferramentas em seu blog, é hora de partir para a criação de conteúdos. Preocupe-se sempre em criar conteúdos atrativos, com boas imagens e que chamem a atenção do leitor.

Para saber o que seu público quer saber, use ferramentas gratuitas como o Google Trends, o SeoQuake e o Awnser The Public, que te oferecem quais informações são mais buscadas pelo público. Busque responder essas necessidades no texto e principalmente no público, pois, assim, irá atrair tráfego conforme seu blog for ganhando relevância.

Ao mesmo tempo, crie contas nas redes sociais e utilize dessas palavras-chave para atrair tráfego.

Agora, após pegar essas dicas, é hora de criar seu blog e ir começar a ganhar dinheiro com ele!