Como definir e alcançar metas no ano novo

Escrito em dezembro 28, 2020 | Autor: Michelle
Como definir e alcançar metas no ano novo

Você é do tipo que define resoluções para o próximo ano? Mas e aí… será que você é o tipo que consegue tirá-las do papel? Caso você seja como a maioria das pessoas ao redor do mundo, a resposta possivelmente é não.

Seja uma resolução, seja uma meta, esse período de transição entre dezembro e janeiro é o momento perfeito para reavaliar o que tem funcionado e o que precisa mudar na sua vida.

Anúncios


No entanto, sabemos que mesmo que seja uma tradição cultural, são poucas as pessoas que realmente se comprometem a perseguir esses objetivos com devoção ao longo das semanas do novo ano. Até o meio do ano, você provavelmente nem vai mais se lembrar do que havia prometido para si mesmo.

Mas por que isso acontece? Cada pessoa tem seus próprios motivos. Mas há algumas razões em comum para isso se repetir com tanta frequência: uma das razões pode ser a forma como você se habitua a definir essa meta. Será que foi uma meta muito genérica? Ou quem sabe tenha sido um pouco irreal demais? Se você não definir muito especificamente o que quer e de que forma vai atingir esse objetivo, as chances de seguir o plano caem drasticamente.

ENTÃO COMO DEFINIR MINHAS METAS?

Primeiro vamos pensar nas motivações. O que influencia a vontade de mudar em você? Você quer aprender algo novo? Quer melhorar um comportamento? Quer ter mais saúde e disposição? Pense no que realmente te faz sentir um gás para sair da estagnação e tente se apegar a esse sentimento agora. Cada um tem suas dores e propósitos de vida, então aqui a tarefa é bastante individual. E não se preocupe com o que quer que seja. Uma meta não precisa ser uma grande realização. Uma pequena mudança que você faça em sua vida pode trazer um impacto muito positivo para o seu bem-estar e realização pessoal.

AINDA NÃO CONSEGUI DEFINIR. O QUE POSSO FAZER?

Se você quer melhorar algum aspecto da sua vida, mas ainda não conseguiu ter clareza do que, aqui seguem algumas dicas de pequenas atitudes que podem te inspirar. Lembre-se que a ideia aqui não é dizer o que você deve fazer, mas pense no que se aproxima do que te causa algum incômodo e que você gostaria de ver resolvido em sua vida.

– Pagar uma dívida

– Planejar uma viagem

– Começar a guardar dinheiro para comprar uma casa

– Focar em melhorar a saúde em geral

– Aprender uma nova língua

– Se voluntariar em alguma entidade

– Beber mais água

– Passar menos tempo no celular

– Durma meia hora mais cedo

– Acordar uma hora mais cedo

– Ler um livro por mês

– Comprar uma agenda para se organizar melhor

Viu só? As metas não precisam ser grandiosas, mas adotar qualquer uma dessas resoluções terá um impacto positivo na sua trajetória em 2021.

COMO MANTER O FOCO

Faça um esforço e tente se lembrar da última promessa que fez a si mesmo. Você conseguiu cumprir? Quanto ela foi cumprida? Totalmente, em parte ou em nada?

Deu tudo errado? Mas calma aí! Não vamos desanimar, né? É importante analisar nossas falhas para conseguir corrigi-las e tentar fazer diferente agora, que temos um novo livro em branco para começar a escrever. Vamos pensar: o que fez o motivou a mudar? O que fez com que você perdesse a motivação? O que poderia ser melhor na próxima tentativa? Olhar para o passado e reconhecer o que houve de errado vai ajudar você a definir sua meta de uma maneira mais específica e focada, reduzindo a chance de se perder na correria do dia a dia.

3 CRITÉRIOS PARA UMA RESOLUÇÃO DE ANO NOVO

Agora vamos definir agora 3 características que costumam facilitar muito a concretização de uma meta:

ESPECÍFICA

Sua meta é bastante específica? Qual é sua motivação para alcançá-la? Você sabe de que maneira vai fazer isso? Aqui é bom descrever seu objetivo da forma mais detalhada possível. Isso vai ajudar, inclusive, a encontrar os pontos fracos e já definir, antecipadamente, como você vai driblar as dificuldades.

MENSURÁVEL

Você consegue dividir sua meta em várias etapas para medir o quanto está evoluindo e definir um prazo final para atingir o resultado que prometeu a si mesmo? Que tal repartir a meta em mini metas para conseguir enxergar que está indo pelo caminho certo?

REAL

Você definiu um objetivo alcançável ou simplesmente imaginou algo muito difícil para se tornar realidade? Consegue se visualizar conquistando esse objetivo? Mentalize você com essa conquista. Isso te traz felicidade?

DICAS PARA CHEGAR LÁ

É importante que as metas não fiquem apenas no papel. Mas é importante que elas estejam registradas. Que tal fazer um exercício e anotar qual é a sua resolução para 2021, a razão pela qual você irá fazer isso e que que forma pretende cumprí-la? Você pode inclusive desenhar o passo a passo, descrevendo as atividades que serão necessárias durante cada período do ano para que nada te tire do caminho. Isso vai facilitar a fixação dos objetivos na sua mente e, quando você sentir que vai vacilar, pode recorrer novamente a esse pedaço de papel e se lembrar do quanto eles são valiosos pra você.

Você pode ter uma agenda ou um planner, criar um quadro no seu quarto ou escritório, programar alarmes no seu celular, dividir o plano com um bom amigo que te incentive nos momentos difíceis e pode até mesmo criar um blog que te motive a cumprir aquilo que agora é uma promessa pública. Que tal?

É muito importante também se lembrar de voltar para aquele papel que escreveu no final do ano para “visitar” sua meta diversas vezes durante a semana ou o mês, de acordo com o que você definiu, para se manter motivado e também para garantir que está cumprindo o que idealizou. Revise seu progresso e saiba reconhecer seus erros a tempo de voltar alguns passos para trás e ajustar o que for preciso. Não desista!

Nós, do Alto Tietê Web, esperamos que você consiga atingir todos os seus objetivos no ano que vem! Boa sorte!