2021 foi um ano de seca, estiagem e até mesmo queimadas pelo território brasileiro. Muitos estados apresentaram situações severas de seca, inclusive estiagem, e alguns deles tiveram que tomar providências mais restritivas. Por isso, é importante pensar sustentável.

Qual a importância de economizar água?

Um exemplo disso são algumas cidades do Estado do Paraná, que sofrem com rodízio semanal de água e redução do abastecimento hídrico nas casas dos paranaenses.
Nesse cenário, a saída foi economizar água e incentivar o consumo reduzido, evitando o uso exacerbado.
Para os meteorologistas, a primavera é sinal de melhora, visto que é o período que traz mais chuvas.
Mas, apesar das chuvas recentes, o montante de água não é o suficiente compensar toda seca pela qual passamos. Ou seja: ainda é importante economizar!
Pensando nisso, e para te ajudar a consumir a água de maneira mais consciente no dia a dia, listamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença, tanto para sua conta de água como também para o planeta. Vem ver!

Quero ser mais sustentável! Por onde começar?

🥤 Evite sujar muitos copos!
Para cada copo, mais dois copos de água são necessários para lavá-lo. Procure utilizar mesmo durante o dia ou optar por garrafas de água!
🧼 Feche a torneira!
Um minuto de torneira aberta gasta cerca de 2,5 litros de água. É mais que uma garrafa de Coca-Cola! Por isso, quando for escovar os dentes ou lavar as mãos, não se esqueça de fechar a torneira.
🛁 Economize no banho
Quando você for tomar banho, a dica é colocar um balde debaixo do chuveiro. Até que esquenta a água do chuveiro, uma boa parte de água vai embora. Com o balde, essa água que iria pelo ralo pode ser usada para dar descarga, por exemplo. E não se esqueça de tomar banhos rápidos.
👕 E quando for lavar as roupas
Só use quando estiver cheia! Cada lavagem gasta, aproximadamente, 135 litros. A água que sobra da máquina de lavar pode ser reutilizada para limpar o chão da cozinha ou do banheiro, por exemplo. Dependendo do tanto de enxágues que você faz em cada lavagem, dá para economizar até três baldes por lavagem e usar o que sobra para limpar o chão.
💧 Cuidado com vazamentos
Um furo de 2 milímetros num cano que passa água pode desperdiçar cerca de 3 mil litros.

Saiba como economizar água no seu dia a dia!

🧽 Lavando a louça…
Deixar a torneira ligada enquanto lava a louça pode desperdiçar mais de 100 litros. Por isso, ensaboe a louça toda e depois enxágue tudo de uma vez. Para as máquinas de lavar louça, a dica é usar somente quando estiver toda cheia, pois gasta cerca de 40 litros por lavagem.
🚗 Quando for lavar o carro
Aqui, é importante salientar que a mangueira não deve ser uma opção. Para lavar o carro, por exemplo, é possível resolver a sujeira com menos de 1 litro de água. A dica é utilizar shampoo especial para lavagem de carros, dois panos de microfibra e um borrifador de 500ml.
🧹 E para limpar a calçada…
Use a vassoura! Isso vale também para o quintal e pisos. Caso seja necessário, utilize um balde e passe um pano e, quando a limpeza for mais pesada, reutilize a água da máquina de lavar ou do chuveiro.
Além de reduzir gastos excessivos, economizar água agiliza o aumento nos níveis dos rios de abastecimento. Por isso, faça uso racional da água, priorizando a alimentação e hábitos de higiene, principalmente na prevenção do novo coronavírus!