Como economizar com a inflação alta?

O Alto Tietê Web preparou algumas dicas para você conseguir economizar mesmo com a inflação em alta. Confira

Escrito em novembro 24, 2020 | Autor: Michelle
Como economizar com a inflação alta?

O ano de 2020 está sendo marcado pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Além de afetar o sistema de saúde, a crise também está impactando a economia, e uma das consequências desse impacto é o aumento na inflação.

Só em outubro, os preços aumentaram cerca de 1,19%, sendo que a inflação acumulada do ano está em 3,72%.

Anúncios


Esse aumento está pesando cada vez mais no bolso do brasileiro, principalmente porque os alimentos foram os produtos que mais sofreram um aumento nos preços.

Nesse cenário, o Alto Tietê Web preparou um artigo com dicas essenciais para conseguir economizar mesmo em tempos de inflação alta. As nossas dicas são bem simples, mas se colocadas em prática, resultarão em uma boa economia.

Quer saber mais? Então leia o artigo completo!

Planeje as suas compras

O planejamento é um importante aliado em todas as esferas da educação financeira. Em tempos de alta na inflação, o planejamento se torna mais importante ainda.

Portanto, reserve um tempo para planejar todas as suas compras. Avalie quais são os produtos que você realmente precisa comprar. Pergunte-se: Eu realmente preciso comprar isso agora, ou dá para esperar por uma promoção?

Para as compras de supermercado, a criação de uma lista de compras pode ajudar bastante na economia. Na lista, você deve colocar todos os produtos que você precisa comprar no supermercado.

Vale ressaltar que apesar da alta na inflação, não há a necessidade de estocar produtos. Portanto, leve apenas aqueles produtos que você realmente precisa, para evitar gastos extras.

Aproveite as promoções

Mesmo com a inflação alta, os lojistas fazem promoções em que é possível encontrar algum produto por um preço menor.

Dessa forma, é sempre ficar atento aos sites de suas lojas favoritas, para não perder nenhuma promoção relâmpago.

Além disso, Os supermercados costumam fazer promoções de determinados produtos em dias específicos, como o “dia da carne” ou “o dia do sacolão”. Portanto, tente comprar esses itens quando eles estiverem em promoção, para garantir a economia.

Pesquise os preços com muita atenção

Essa dica é válida mesmo em tempos de inflação baixa, mas é indispensável para quem quer economizar durante uma alta na inflação.

Para pesquisar o preço as compras de supermercado, o ideal é ficar de olho nos panfletos e nos aplicativos ou páginas das redes de supermercado. Compare as ofertas, e dê preferência para o mercado que estiver mais em conta.

Essa dica também é válida para a compra de outros produtos. Portanto, se você precisa comprar algum eletrônico, móvel, eletrodoméstico, ou qualquer outro tipo de produto, observe o preço oferecido por diferentes lojas.

Se você pretende comprar online, há diversos sites que comparam os preços de um mesmo produto em diferentes lojas. O Buscapé e o Zoom são dois exemplos.

Compre produtos de outras marcas

Em muitos casos, a variação de preço entre as marcas de um mesmo produto pode ser bem alta. Dessa forma, preferir produtos de outras marcas é uma opção viável para lidar com a alta nos preços.

O critério para realizar essa troca é priorizar o custo benefício. Dessa forma, escolha aquelas marcas que tenham qualidade, mas cujo custo é menor em relação a outras. Muitas vezes, preço alto não é sinônimo de um bom produto.

Por fim, vale ressaltar que essa dica é válida tanto para compras em supermercado, quanto para a compra de outros produtos.

Considere comprar em atacados

Os atacados são uma excelente opção para seu dinheiro ser mais valorizado durante uma alta na inflação. Eles são uma excelente opção para as compras do mês.

Dê preferência para os produtos que possuem um prazo de validade longo e podem ser estocados, como os produtos de limpeza, desde que isso implique em alguma economia. Como já falamos aqui, não há necessidade de estocar alimentos, então só compre muitos se implicar em uma boa economia.

Já a compra de produtos com um prazo de validade menor, como alguns alimentos, pode ser dividida entre seus amigos e familiares.

Compre os produtos da estação

Essa é mais uma dica para comprar produtos mais baratos no supermercado. Os produtos colhidos na estação possuem um preço menor, principalmente se a safra daquele produto foi boa.

Portanto, além de economizar, você também pode consumir alimentos mais frescos e saudáveis.

Evite compras no crédito

O parcelamento de compras pode ser bem útil na hora de comprar um produto mais caro. No entanto, é preciso tomar cuidado com o crédito, especialmente por conta da alta nos preços.

As compras parceladas podem se transformar em um bola de neve, e você pode perder o controle da situação, o que pode trazer dívidas. E a última coisa que você quer é acumular dívidas num período de crise, não é mesmo?

Por isso, ande sempre com dinheiro na carteira ou faça compras na função débito. Ao gastar o dinheiro que você possui, fica mais fácil controlar o que você gasta e evitar as dívidas.