Pode parecer obvio, já que quando se fala em emprego dos sonhos o profissional rapidamente pensa em uma profissão específica, mas não são poucos os casos de pessoas que não sabem bem definir o que gostariam de se dedicar a fazer pela vida toda. Ou alguns, que sonham com uma certa profissão apenas por saber que ela dá bons rendimentos e status, mas não sabem o quanto precisa de aprendizado constante, investimento inicial e até mesmo que poderá trabalhar em regime full time, onde até as férias e finais de semana podem ser dedicados parcialmente a profissão.

Se você se identifica muito com uma área, acredita ser aquela profissão que irá te fazer levantar todos os dias cheio de vontade de produzir, o primeiro passo é saber os caminhos difíceis que as pessoas que obtiveram resultados tiveram que trilhar para alcançar seus objetivos. Conhecer os desafios que a profissão escolhida exige, vai te ajudar a ganhar tempo e não iniciar num processo de profissionalização e no meio do caminho desistir.

Pesquise o mercado que deseja entrar e as empresas atuantes nele. Se você sonha com uma corporação específica, comece a traçar todo o caminho que te levará até ela.

Mantenha o foco

Trace um plano de carreira, não importa qual seja a área que você sonha em trabalhar, pois se alguém faz, você também pode, apenas se especialize na profissão que deseja. Estabeleça metas a partir do que vai estudar, em quanto tempo você quer atingir o nível máximo do seu sonho. Busque todos os cursos que puder, leia livros relacionados, procure inovações na área escolhida e invista ao máximo nelas, assim você pode sair na frente de outros candidatos.

É possível que na sua jornada aconteçam intempéries que te desmotivem ou até mesmo lhe obrigue a parar e fazer outras coisas. Então, se precisar mude de direção um tempo, mas não abandone o seu alvo máximo, muitos nomes de sucesso tiveram seus momentos de fracasso, mas só vence, aquele que não desiste.

Tenha um Network ativo

O network é um termo bem antigo, mas ainda é a definição para criar uma rede de relacionamentos que podem abrir caminho para aquela vaga dos sonhos. Mantenha contato com colegas e professores da faculdade e dos cursos de extensão. Cuide da sua imagem profissional quando estiver convivendo com essas pessoas, certamente você será um nome lembrado quando surgir uma oportunidade.

Use o LinkedIn, que é uma rede social de relacionamentos profissionais, nele você encontra o perfil das melhores empresas e de milhares de funcionários delas. Acompanhe as empresas que estão no perfil do trabalho que escolheu, mantenha conexões com as pessoas que trabalham nesses lugares, você pode comentar nas publicações da empresa, e das pessoas com quem quer manter o network, mas faça isso com naturalidade.

Parabenize-os por promoções e conquistas e faça postagens na sua timeline que causam engajamento na carreira que está buscando. O LinkedIn é cheio de recrutadores que olham seu perfil e que divulgam vagas, tem sido uma ferramenta de grande sucesso para quem deseja encontrar o emprego dos sonhos.

Desenvolva suas habilidades

Anúncios


Se você tem um trabalho dos sonhos definido, provavelmente se identifica com as atividades que ele desenvolve, em alguma delas você deve se destacar. Aprenda mais sobre sua principal habilidade e use-a como seu ponto forte para “se vender” no mercado de trabalho. Mostre que você tem as competências e o diferencial que a empresa procura. Faça positivamente o que ninguém faz, e conquistará o que ninguém conquistou. Seja confiante das suas aptidões e otimista com os resultados.

O perfil profissional que as empresas precisam é daqueles que sabem unir, conhecimento, experiência, e a capacidade de protagonizar completamente sua função.