Como evitar armadilhas que comprometem as finanças
É fundamental adotar medidas para controlar os gastos durante as festas
![Como evitar armadilhas que comprometem as finanças](https://assets.altotieteweb.com.br/2024/12/1bb1b09c-como-evitar-armadilhas-que-comprometem-as-financas.jpg)
Não é segredo para ninguém que as festas de fim de ano exercem grande influência nas nossas dívidas futuras, pois há muitas armadilhas que comprometem as finanças ao longo do ano seguinte.
Esta época do ano faz com que a gente mude nossos hábitos de consumo, o que impacta, muitas vezes, nos gastos de dezembro e janeiro, quando a fatura do cartão bate à nossa porta.
São presentes para familiares e amigos, ceias festivas, viagens, decoração e confraternizações contribuem para o aumento dos gastos.
Em outras palavras, é um período em que tendemos a gastar mais do que o habitual, o que se transforma em um grande desafio para não começar o Ano Novo já no sufoco. Ou seja, a fatura de janeiro reflete esse aumento, com valor mais alto do que as faturas dos meses anteriores.
Lidar com a fatura de janeiro exige planejamento, organização e disciplina, pois assim, você evita as armadilhas que comprometem as finanças no novo ano.
Portanto, comece a planejar agora mesmo e conquiste um ano novo mais tranquilo e próspero financeiramente.
Dessa forma, é fundamental adotar medidas para controlar os gastos durante as festas e se preparar para a fatura que virá.
Sendo assim, a melhor forma de evitar armadilhas que comprometem as finanças é ter um bom planejamento. Mas, como fazer isso? Bora conferir este post.
Conheça dicas e estratégias para organizar as finanças de janeiro
Mas, como evitar armadilhas que comprometem as finanças em janeiro?
Então, quais as estratégias para organizar a vida financeira e evitar dívidas?
Pois é, para evitar que a fatura do cartão de crédito de janeiro se torne um pesadelo, basta mudar um pouco seus hábitos.
Mas, não é tão difícil assim, pois tudo começa com a organização.
Ou seja, ter o controle ou chegar ao descontrole financeiro de janeiro depende de dezembro.
Sendo assim, monitore seus gastos AGORA durante as festas de fim de ano.
Dessa forma, se você evitar compras impulsivas e controlar o valor dos gastos agora em dezembro, você terá um janeiro mais em paz com sua consciência e com seu bolso.
Outra dica bem interessante é analisar detalhadamente a fatura de janeiro – e você nem precisa esperar janeiro chegar!
Ou seja, você pode aproveitar as férias ou folgas de feriadões agora para ir verificando todos os lançamentos, todas as compras e avaliar se está tudo em ordem, se não tem alguma compra que você não fez.
Então, bora conferir 3 dicas para organizar as finanças antes de janeiro chegar e evitar armadilhas que comprometem as finanças:
1ª dica-Fuja do rotativo, então, para evitar cai nos juros rotativos, planeje-se e programe-se para não faltar dinheiro (se precisar, faça algum “freela”).
2ª dica-Para fugir do parcelamento da fatura, considere fazer um empréstimo para tal, desde que os juros sejam menores.
3ª dica-Avalie usar o 13º salário ou o bônus para quitar ou amortizar a fatura do cartão de crédito desde já.
Saiba como evitar armadilhas que comprometem as finanças
Para fazer de 2025 um ano diferente nas suas finanças, considere mudar alguns hábitos.
A primeira dica é passar a usar planilhas, aplicativos de celular ou softwares de gestão financeira para controlar seus gastos.
Dessa forma, você poderá acompanhar o seu orçamento em tempo real, evitando surpresas desagradáveis, como uma fatura impagável.
Além disso, entenda que seu orçamento não é algo estático, portanto, você precisa revisá-lo para mantê-lo atualizado, seja a sua renda ou as suas despesas.
Então, a partir daí, confira como evitar armadilhas que comprometem as finanças e veja como abrir o olho com elas, pois merecem toda a sua atenção:
— Parcelar compras sem analisar as taxas de juros e o impacto das parcelas no orçamento pode levar ao superendividamento.
— O crédito rotativo possui as maiores taxas de juros do mercado, pois vão corroer o seu dinheiro. Fuja!
— Em vez disso, busque alternativas como empréstimos com juros menores ou negociação com os credores.
— Não ignore o pagamento de impostos como IPVA e IPTU, que podem gerar multas e juros.
— Saiba que não é só dezembro que traz gastos extras (com as festas), mas janeiro vem com impostos, gastos de material escolar, multas de trânsito e outras despesas.