Como fazer o seu dinheiro sobrar?

Ter uma meta e fazer um orçamento ajudam nessa tarefa que pode parecer impossível

Atualizado em dezembro 21, 2020 | Autor: Michelle Verginassi
Como fazer o seu dinheiro sobrar?

O ano de 2020 não perdoou ninguém. Se os empregos estavam difíceis, ficaram ainda mais escassos. E ao mesmo tempo, o custo de vida aumentou bastante. De que forma então é possível fazer o dinheiro sobrar no final do mês?

Começar uma estratégia de poupar, no entanto, envolve algumas decisões prévias que ajudam muito a focar nessa realização. Se você está tentando economizar, acompanhe essas dicas que o Alto Tietê Web preparou para você.

DEFINA UMA META

O primeiro passo para economizar é responder uma pergunta: economizar com qual finalidade?

A partir do momento em que você define o objetivo dessa economia, seja ele qual for, fica instantaneamente mais fácil de guardar seu rico dinheirinho. Se você não tem nem uma vaga ideia da razão pela qual gostaria de ter algumas verdinhas sobrando na conta ao final de cada mês, aqui estão algumas ideias: ter uma reserva de emergência; comprar um imóvel; garantir sua aposentadoria; fazer uma poupança para seus filhos; fazer uma viagem no final do ano. Pode ser uma meta pequena ou grande. O importante é definir uma razão, mesmo que seja totalmente hipotética.

CRIE UM ORÇAMENTO

Essa ferramenta é fundamental para encontrar o equilíbrio entre o que gasta e o que poupar durante o ano inteiro. Confira os extratos de cartão, as contas, as despesas regulares com aluguel, água, luz e serviços como internet e telefone, empréstimos, seguro de vida, plano de saúde, etc. Se você perceber que está gastando mais do que ganha é o momento de avaliar: o que é prioridade? O que é possível eliminar?

MONITORE

De nada adianta criar um orçamento se você não controlar o que está saindo, não é mesmo? Então agora é hora de ter disciplina e verificar seu extrato bancário periodicamente, bem como comparar toda essa movimentação com seu orçamento e ver se tudo está funcionando como deve. Se não estiver, está na hora de….

EVITAR COMPRAS POR IMPULSO

Comprar online, ter vários cartões de crédito, tudo isso ajuda você a perder a linha na hora de economizar. Por isso você vai precisar ter muita força de vontade para realmente conquistar aquele objetivo que definiu no primeiro momento. Uma dica bem simples? Se você decidiu comprar algo hoje, espere até amanhã para finalizar essa transação. Caso amanhã isso ainda for importante, ainda estará rondando seus pensamentos. Se for algo maior, você pode fazer um exercício de aguardar 30 dias antes de tomar a decisão. Nesse período, você também poderá monitorar o preço do item e, quem sabe, conseguir uma oferta melhor.

PAGUE SUAS CONTAS EM DIA

Pagar a integralidade de sua fatura de cartão e optar por fazer isso de maneira pontual é uma das melhores maneiras de não perder dinheiro. Nada é pior do que pagar juros, que poderiam estar rendendo em sua conta ou em seus investimentos, não é mesmo? Tente colocar a maioria de suas contas em débito automático. A vida é corrida e é muito comum perder a data do vencimento. Se você parar para somar tudo o que perdeu em juros durante 365 dias do ano, com certeza vai ficar chateado, percebendo que poderia ter investido ou, pelo menos, ter pedido um lanchinho mais caprichado no final de semana.

NÃO SEJA FIEL

Sabe aquela loja na qual você sempre faz suas compras? E aquela marca que você adora? Não se deixe levar pelo apego emocional. Talvez seja a hora de se arriscar com novos “contatinhos” e conhecer novos horizontes. Faça buscas locais por melhores preços, aproveite os buscadores especializados na internet e também os cupons virtuais. No caso de serviços de assinatura de streaming hoje há muitas opções pelas quais vale a pena transitar. E para os fornecedores de internet ou plano de celular, ligue no setor de cancelamento ou negociação para verificar se há algum plano mais interessante. Muitas vezes você pode aumentar a velocidade e pagar menos, acredite!

EVITE A MENTALIDADE DE ESCASSEZ

Trabalhar a mentalidade de prosperidade é importante para conquistar novas oportunidades de negócio e até mesmo de trabalho. Nem sempre gastar menos é sinônimo de economizar. Muitas vezes perdemos tempo em negociações que não valem a pena – pedindo um desconto para uma pessoa que poderá oferecer um serviço com qualidade reduzida como retorno, por exemplo. Claro que não devemos desperdiçar, mas no momento de gastar com algo que é importante para nós, seja isso um material para a reforma da casa, a mão de obra para manipulá-la, a qualidade da sua alimentação ou um pacote de viagem, por exemplo, muitas vezes não é interessante fazer contenção. O barato, como bem sabemos, pode sair caro. Saiba o momento de realmente investir no que importa para você e aproveitar de verdade o que a vida proporciona.

.botao-box2 span{ animation: none !important; }