Como ficar livre do cheque especial
O cheque especial é uma linha de crédito que funciona de forma automática, logo quando falta dinheiro na sua conta corrente. Ele é uma linha pré-aprovada, ou seja, para ser usado, não há necessidade do banco aprovar para ser usado.
Essa facilidade do cheque especial é realmente vantajosa, no entanto, o cheque especial tem um grande problema: as suas taxas de juros são altíssimas, sendo as mais altas do mercado brasileiro.
Por causa dos juros, esse tipo de dívida pode ser muito difícil de ser paga. Sabendo disso, selecionamos algumas dicas úteis que poderão ajudar a ficar livre do cheque especial.
Cuide das suas finanças pessoais
Cuidar das suas finanças pessoais é a melhor coisa a se fazer para ficar livre do cheque especial. Quando você tem disciplina e planeja bem as suas finanças, você também evita outros tipos de dívida.
Para fazer isso, a primeira coisa que deve ser feita é fazer um registro de todos os seus gastos em uma planilha. Você não deve deixar nenhum tipo de gasto para trás, por isso, é recomendado que você tire um extrato da sua conta financeira e observe a fatura do seu cartão de crédito, assim você não esquece de nada. Além disso, é também necessário fazer um registro de todos os seus ganhos.
Ao registrar todos os seus gastos, você saberá para onde o seu dinheiro está indo. Isso permite que você faça um melhor planejamento das suas finanças e facilita a organização das finanças, evitando assim a criação de dívidas.
Reduza o limite do cheque ou cancele a função
Para evitar novos endividamentos, entrar em contato com o banco para reduzir o limite do cheque especial pode ser uma boa ideia, principalmente para aquele que ainda estão aprendendo a colocar as finanças pessoais em ordem.
Dependendo do caso, cancelar a linha de crédito também pode ser uma boa opção. Para isso, basta entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor de seu banco.
Renegocie a dívida do cheque especial
Tentar um acordo com o banco para pagar sua dívida é um importante passo para quem quer ficar livre do cheque especial. Para fazer isso, entre em contato com o seu gerente e solicite a negociação da dívida.
Tenha em mente que o valor deve caber dentro do seu orçamento, mesmo que o número de parcelas seja maior que o planejado. Se o valor das parcelas comprometer seu orçamento, isso só te trará mais problemas e mais dívidas.
Aproveite para esclarecer tudo sobre os valores a serem pagos, os prazos, tamanho das parcelas e a taxa de juros. Procure saber se há algum desconto para o pagamento à vista, já que os bancos oferecem grandes descontos para o pagamento à vista.
Substitua a dívida do cheque especial por outra mais barata
Substituir a dívida do cheque especial por uma mais barata, através de um empréstimo, pode ser uma boa, especialmente se você conseguir um desconto para pagar a dívida com o banco à vista.
Além disso, a troca pode ser interessante pelo fato de que os juros do cheque especial tem a taxa de juros mais alta entre todas as modalidades de crédito brasileiras.
Entretanto, solicitar um empréstimo exige alguns cuidados, como uma pesquisa para conhecer as modalidades oferecidas no mercado, planejamento e disciplina financeira. Portanto, você deve utilizar o dinheiro do empréstimo apenas para pagar sua dívida e também deve organizar e planejar suas finanças para o pagamento das parcelas, de modo que você evite novos endividamentos.
Evite comprar impulsivamente
Sabe quando vemos algum produto em alguma loja e compramos sem pensar duas vezes? Esse tipo de comportamento possui um nome: compras impulsivas. Elas são um problema para muitas pessoas, principalmente porque o comportamento pode ser um dos principais responsáveis pelo endividamento.
Se você faz compras por impulso e quer evitar o cheque especial, então chegou a hora de repensar esse tipo de comportamento. A principal dica para acabar com esse hábito é refletir antes de realizar qualquer compra. Pergunte a si mesmo se a compra realmente é necessária e se o produto trará algum benefício para a sua rotina.
Essa mudança de comportamento é muito importante para ficar livre do cheque especial e economizar dinheiro.
Mantenha uma reserva financeira para evitar dívidas
Se você quer evitar dívidas e sair do cheque especial, uma reserva de emergência é a melhor coisa a se fazer. A reserva é um fundo criado especialmente para te salvar quando a situação financeira aperta.
Para começar o seu fundo de emergência, reserve cerca de 10% da sua renda mensal para esse fim. Futuramente, você pode aumentar essa porcentagem. O que você não pode fazer é usar a reserva de emergência para outros fins.
Além disso, recomendamos que esse dinheiro fique investindo em uma aplicação de renda fixa que não ofereça muitos riscos.