Como funciona o pagamento por aproximação?

Entenda o funcionamento dessa tecnologia

Atualizado em setembro 28, 2021 | Autor: Michelle
Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por cartão de crédito ganhou, nos últimos anos, uma inovação tecnológica: o pagamento por aproximação. Já em uso há algum tempo na Europa, Estados Unidos e Canadá, a tecnologia passou a ser mais usada no Brasil durante a pandemia do Corona Vírus em 2020.

O aumento do uso dessa tecnologia em território nacional se deu, principalmente, por conta das medidas restritivas de contato, demandada do cumprimento dos protocolos de saúde durante a pandemia do Covid-19. Entre estas medidas, está a recomendação de não se tocar em superfícies que possam conter o vírus pelo contato direto com outras pessoas. Isso fez do teclado das maquininhas de pagamento por cartão de crédito uma coisa a ser evitada. Ao mesmo tempo, com a recomendação de se evitar aglomerações (como filas em supermercado ou ida a restaurantes) as entregas de alimentos e sistemas delivery passaram a ser utilizadas diariamente, até por quem antes não tinha esse hábito.

Anúncios


Mas o que é esse pagamento por aproximação?

Se você está se perguntando isso é provável que você seja um cliente de um banco tradicional (que ainda relutam para implementar esta tecnologia). Mas é quase certeza que você já tenha presenciado alguém pagando uma conta simplesmente conferindo o valor e aproximando o cartão da máquina.

O pagamento por aproximação não necessita de inserção do cartão na máquina, nem mesmo de digitação de senha. Os cartões que possuem esta tecnologia permitem que o usuário tenha a opção de aproximar o cartão do leitor de pagamentos para realizar a quitação da conta ali apresentada, sem ter contato físico com o teclado ou a abertura de inserção do cartão de crédito.

Como funciona

Os cartões de crédito com pagamento por aproximação utilizam de uma tecnologia chamada de NFC (Near Field Communication) que em bom português podemos traduzir como “Comunicação por Proximidade de Área”. Esta tecnologia já é utilizada em outros produtos tecnológicos como aparelhos de telefone celular, relógios e pulseiras.

Quando utilizada em cartões de crédito ela obedece às regras pré-estabelecidas nas permissões do cartão. Por realizar os pagamentos pela simples aproximação da máquina de cartão, a tecnologia também é conhecida por Contactless, que significa: sem contato.

É seguro?

Talvez seja essa a pergunta que leva à maior relutância dos brasileiros em utilizar desta tecnologia.  Como a maioria das tecnologias estrangeiras elas não foram desenvolvidas pensando muito nos outros países e suas peculiaridades de segurança. Por isso mesmo, aqui no Brasil, a diretoria da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que representa as empresas do setor de meios eletrônicos de pagamento, definiu, no mês de dezembro de 2020, em R$ 200 o limite de compra via cartão de crédito por aproximação, sem a necessidade de digitar senha. Foi um aumento de 100% dos limites até então praticados.

Deste modo, nenhuma quantia mais que R$ 200 reais, no Brasil, pode ser paga com a tecnologia contactless do seu cartão. Isso se deve a algumas modalidades de golpes que estão utilizando em locais públicos, onde um criminoso usa de uma maquininha sem fio, com os dados de compra (valores) já preenchidos e se aproxima de bolsas e carteiras das pessoas, tentando conseguir a aproximação necessária para o pagamento. Mesmo que isso aconteça o valor não é muito atrativo para golpistas se arriscarem.

Como posso aumentar a minha segurança ao utilizar esta tecnologia?

No mercado já se encontra carteiras e bolsas com a tecnologia RFID que impede que os cartões ali dentro sejam acessados. Basicamente é a mesma tecnologia das etiquetas eletrônicas tão comumente utilizadas em lojas.

Devemos levar em conta também que se trata de uma opção, você pode desabilitar o uso do contacless em suas opções de cartão de crédito, o que normalmente se acessa via aplicativo.

Se você entende que este é um pequeno risco pelas facilidades fornecidas pela tecnologia, seja bem-vindo a essa nova geração de cartões de crédito.