Como gerenciar gastos com cartão em dezembro e ter um janeiro mais tranquilo
Sugestões práticas para equilibrar as despesas de fim de ano e evitar surpresas
Para não começar 2025 com problemas financeiros, você precisa gerenciar gastos com cartão em dezembro, pois isso é fundamental para evitar a sobrecarga financeira em janeiro.
Por este motivo, preparamos este post com sugestões práticas para equilibrar as despesas de fim de ano e evitar surpresas.
Como você deve lembrar do dezembro passado, e do dezembro anterior, e do anterior… o mês de dezembro é repleto de festas e comemorações, o que pode sobrecarregar seus cartão de crédito.
E se você exagerar nos gastos com compras de presentes, ou das ceias e com viagens, a conta tarda, mas não falha…
A conta vai chegar, mais cedo ou mais tarde…, ou melhor, em janeiro!
Sendo assim, para evitar a sobrecarga financeira, se acaso você usar o cartão de crédito de forma descontrolada, preparamos este post para te ajudar.
Dessa forma, saiba como planejar suas despesas de fim de ano para evitar surpresas na fatura de janeiro e começar o ano com as finanças em equilíbrio.
Lembre-se além da fatura do cartão, janeiro tem pagamento de impostos
Antes da gente trazer aqui as nossas estratégias de gestão para seu orçamento doméstico, atenção para um “detalhe”.
Você precisa ter em mente que, se não cuidar dos gastos em dezembro, janeiro chega e você vai entrar no Ano Novo com o pé esquerdo, pois além da fatura, tem IPTU, IPVA, licenciamento, alvará e outros tantos.
Então, para te ajudar a evitar essa situação, você precisa gerenciar os gastos de dezembro com inteligência e planejamento.
Ou seja, você deve gerenciar gastos com cartão em dezembro, em primeiro lugar. Ponto.
Saiba como gerenciar gastos com cartão em dezembro
Pois bem, os excessos nas compras de Natal e Ano Novo refletem na fatura do cartão de crédito de janeiro, você sabe disso.
E para que ela não fique salgada – ou muito pesada – você precisa tomar cuidado redobrado AGORA.
Então, ao fazer as compras de Natal e de Ano Novo, esticar as parcelas é uma boa saída, pois assim, você dilui o custo em mais vezes. Mas, tome cuidado para não “salvar” janeiro e complicar com a fatura de fevereiro ou março.
A dica é: evite compras por impulso e jamais compre o que não conseguirá honrar, pois a fatura precisar estar em dia para você fugir dos juros.
Sendo assim, veja como gerenciar gastos com cartão em dezembro:
— Atenção em janeiro, pois chegam as contas como IPTU, IPVA e matrícula escolar.
— Cuidado redobrado com os materiais escolares, que surgem logo no começo do ano.
— Se você não conseguir pagar o valor total da fatura do cartão de crédito em dia, os juros podem fazer suas dívidas aumentarem bastante, pois juros e multas do cartão são os mais pesados.
Confira dicas para gerenciar gastos com cartão em dezembro
Bora conferir as dicas para gerenciar gastos com cartão em dezembro?
A dica primeira da nossa lista é: antes de começar a usar o cartão, defina um orçamento para as despesas de dezembro e ponto final.
Dessa forma, quando você “separa” um valor para gastar agora, você acaba evitando as compras por impulso.
Sendo assim, aqui no ATW temos vários post sobre apps e planilhas que te ajudam no controle financeiro para registrar os gastos e monitorar o orçamento em tempo real.
Então, agora, sim, confira mais 5 dicas para cuidar da próxima fatura do seu cartão:
1-Se fugir da fatura alta de janeiro, cuide para não sobrecarregar a fatura de fevereiro, ou seja, evite parcelamentos excessivos.
2-Fuja das compras por impulso e priorize compras planejadas (não só as parceladas).
3-Aproveite as promoções das lojas, mas cuide para comprar somente em sites confiáveis.
4-Aproveite o seu programa de fidelidade do cartão e, quem sabe, usar pontos em vez de colocar mais despesas no cartão.
5-A dica de ouro: monitore seus gastos no cartão em tempo real pelo app, pois assim, você nunca perde seu limite de vista.
Dica extra: não comprar apenas por impulso não basta, você também não deve comprar por conveniência ou só porque é barato, pois, lembre-se, a conta tarda, mas não falha.