Como manter o controle das finanças em janeiro sem sufoco
Estruturação financeira para começar o ano novo sem acumular novas dívidas
Para manter o controle das finanças em janeiro e começar o novo ano com fôlego no bolso, você precisa planejar o seu orçamento.
O ciclo que começa com exagero de gastos nas festas de final de ano, sempre termina com a fatura do cartão mais pesada em janeiro.
Mas, se você não quer comprometer suas finanças no novo ano que se inicia, você precisa ficar atento ao período de festas e de celebrações em dezembro.
Ou seja, esse aumento nos gastos de dezembro vai fazer você chegar em janeiro, por sua vez, com a fatura do cartão de crédito e outras contas acumuladas.
Então, sem um planejamento adequado, se endividar e começar o ano com dificuldades financeiras não é tarefa muito difícil.
Por esse motivo, preparamos este post, para te ajudar com dicas sobre gastos conscientes no período das festas, para não ter sufoco em janeiro.
Saiba como manter o controle das finanças em janeiro sem sufoco
Então, uma coisa é certa: para ter o controle das finanças em janeiro e não passar aperto, é dezembro que importa.
Sendo assim, se você não definiu um orçamento ou meta de gastos para as festas, corre lá conferir em quantos reais está sua fatura de janeiro.
Se ainda ter tempo, tente compensar – ou melhor, corrigir seus gastos para não pesar na fatura de janeiro.
Ou seja, assim, com uma meta de gastos que caiba na fatura de janeiro, você terá um limite claro e evitará compras impulsivas.
A ceia de Natal já foi, mas ainda tem as celebrações de Ano Novo, então, confira mais algumas dicas para manter o controle das finanças em janeiro:
— Antes de comprar qualquer produto, pesquise e compare as opções, mas, sobretudo, pergunte-se se você realmente precisa dele e se ele cabe no seu orçamento.
Ou seja, nada de comprar somente porque está em promoção.
— A ceia de Ano Novo pode representar uma parcela significativa dos gastos de fim de ano. Além disso, considere dividir os custos da ceia com outras pessoas.
— Além disso, parcelar compras pode parecer uma boa opção para aliviar o orçamento e a fatura de janeiro.
— Analise as taxas de juros e o valor total a ser pago ao final do parcelamento.
– Anote todos os seus gastos de fim de ano em uma planilha ou aplicativo de controle financeiro.
— Antes, durante e depois do período de festas, reveja seus hábitos de consumo e corte gastos desnecessários.
Mas, como identificar?
Comece pelas assinaturas de streaming que não utiliza, delivery de comida e compras por impulso.
Conheça nossas dicas para manter sua saúde financeira ao longo de 20205
Além das dicas específicas para a fatura de janeiro, vamos finalizar o post com algumas práticas podem te ajudar a manter a saúde financeira durante todo o ano.
Em primeiro lugar, reflita sobre criar uma reserva de emergência, pois esse fundo é fundamental para lidar com imprevistos financeiros.
E, se por acaso (e que bom) você não tiver emergência para “quebrar esse porquinho” ao longo de 2025, quando dezembro chegar você terá um bom valor para gastar nas ceias e festas de final de ano.
Além disso, confira mais dicas importantes:
1-Acompanhe seus gastos mensalmente para identificar áreas onde é possível economizar, como planilhas e apps.
2-Estabeleça metas financeiras de curto, médio e longo prazo, pois isso vai ajudar a manter a disciplina na hora de gastar.
3-Invista em educação financeira, pois já passou da hora de você entender o jogo do dinheiro, dos investimentos e da multiplicação (dos juros compostos).
Em resumo, a combinação de planejamento prévio, controle de gastos durante as festas e estratégias para lidar com a fatura são as chaves para evitar o sufoco financeiro em janeiro.