Nem sempre reforma em casa é sinônimo de gastança.

Normalmente é o que acontece, mas nem sempre.

E este será nosso assunto no post de hoje.

Você está cansado de ficar em casa na pandemia e olhar sempre para a mesma parede?

Bem que você gostaria de colocar algumas paredes abaixo, mudar o telhado e alterar outras coisas para ter aquele cheirinho de casa nova.

O problema é que a pandemia ainda não foi embora e a grana está curta. Se não está, poderá ficar, porque ninguém sabe até onde vai ‘o vai e volta’ do lockdown.

Então, sem chances de obra, correto?

Errado. Se você está com tempo sobrando na pandemia, se você fica mais em casa agora do que antes, por que não aproveitar este tempo e tocar a obra para mudar a cara da sua casa?

 

Dinheiro curto e criatividade grande não faz mal

 

Se o dinheiro é curto e a criatividade é grande, a obra pode começar.

Anúncios


Uma obra para mudar a cara da sua casa ou apartamento não precisa colocar paredes abaixo e mudar tudo.

Ao contrário disso, basta fazer modificações, nova pintura, mudar móveis de cômodo e as as coisas de lugar, que a mágica acontece.

Se você está disposto ou disposta a encarar, leia este post até o fim que a gente trouxe dicas preciosas para você.

 

Pintar as paredes

A primeira coisa para mudar a energia e a cara da sua casa é usar o poder da tinta. Mude a cor de algumas paredes ou apenas parte delas.

Não precisa pintar toda a casa, mas apenas paredes internas que você bate o olho com mais frequência.

Faça você mesmo, use sua luva e dê conta do pincel e da tinta que isso barateia bastante a obra.

 

Trocar as coisas de lugar

Outra iniciativa é trocar as coisas de lugar. Troque o lugar das camas, armários e sofás. Mova a energia estática da sua casa.

De preferência para deixar mais áreas de circulação, retire móveis mais altos de perto das janelas para priorizar a iluminação natural e economizar na energia elétrica.

Quanto a iluminação, se puder, troque por lâmpadas de LED que darão retorno em economia de energia elétrica.

Você também pode utilizar algum utensílio velho e uma lâmpada incandescente antiga para fazer uma luminária com fios expostos e dar um brilho ao cômodo.

 

Mesa de palete ou caixote de feira

Use sua criatividade para fazer uma decoração única.

Você pode utilizar um palete ou caixote de feira para mesa de centro ou de canto na sala.

Em cima, coloque um vidro que você mesmo pode encomendar na vidraçaria. Ou coloque um espelho mais velho que não esteja em uso.

Sabe aquela cadeira de madeira antiga que está há anos atirada em um canto qualquer do apartamento ou da garagem?

Esta cadeira, com uma pintura bacana, pode servir de móvel decorativo na sala, seja para abrigar um vaso de flor ou livros.

 

Reaproveite o que você já tem

Não tem por que trocar todos os móveis. Às vezes, basta consertar o pé de uma cadeira ou poltrona ou mesmo mudá-los de lugar.

Inverta os tapetes, pegue os de um cômodo e coloque em outro, combinando com nova pintura de paredes que eles vão dar um charme especial.

Se você tem uma tia mais velha morando perto ou mesmo uma avó, uma visitinha ao sótão ou ao porão da casa deste parente mais velho pode ser muito produtiva.

Muitos utensílios e itens que estão parados, sem uso, poderão ser usados a partir de hoje mesmo na decoração do seu lar doce lar. E ainda ganha um estilo vintage!

 

 

Abuse do verde

 

Use plantas para decorar os ambientes. Em vez de comprar vaso caro ou muda na floricultura, compre mudas pequenas ou consiga com amigos e quanto ao vaso você mesmo pode usar a criatividade para reaproveitá-lo, com mais estilo.

 

 

Coloque a mão na massa

 

Você vai economizar muito se colocar a mão na massa e fazer você mesmo alguns objetos de decoração.

São itens que podem ser feitas de forma caseira, seja nichos através de caixotes de feira, seja novas almofadas utilizando camisas em desuso.

Para fazer os pequenos reparos nos ambientes, chame a família, coloque as crianças para ajudar, por exemplo, a pintar uma parede.

 

 

Limpeza com 3 ingredientes

Já que falamos em cuidar da casa, reformar a custo baixo, outra boa pedida para gastar menos é lavar a casa, o próprio carro e as roupas com material de limpeza caseiro.

Sim, você pode fazer em casa, são poucos ingredientes, só precisa ter disciplina e criatividade.

Por exemplo, a blogueira Mari Pelli recomenda um sabão caseiro para limpar a casa com apenas cinco ingredientes.

São eles: bicarbonato de sódio, sabão de coco, álcool, vinagre e limão. Se você quiser deixar um cheirinho, utilize ervas finas ou óleos essenciais.

Para fazer sabão em pó a receita é mais básica ainda.

Na hora de lavar roupas, os ingredientes são apenas bicarbonato de sódio e sabão de coco. Você também pode fazer o amaciante recomendado pela Mari Pelli, que é composto por vinagre branco e óleos essenciais ou ervas da preferência sua.

Por fim, em época de pandemia, dá até para fazer desinfetante em casa, a base de álcool, filhas de eucalipto e cascas de laranja ou limão, com cravo.