Como o 13º salário pode ajudar a equilibrar as despesas no cartão

O 13º salário pode ajudar a equilibrar as despesas no cartão de crédito, trata-se de uma renda extra que chega em boa hora.
Ainda mais agora, no final do ano, quando as despesas tendem a aumentar, por conta das compras de Natal, viagens e, talvez, as contas acumuladas.
Por este motivo, aqui no ATW preparamos este post para te explicar como o 13º salário pode ser usado de forma inteligente para te ajudar a equilibrar as despesas no cartão de crédito.
Dessa forma, o 13º salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em ordem, principalmente dar um fôlego nas despesas no cartão de crédito.
Saiba como o 13º salário pode ajudar a equilibrar as despesas no cartão
Como você sabe, o 13º salário é um benefício trabalhista, sendo assim, você que é CLT recebe um salário extra pago em até duas parcelas no final do ano.
Então, é uma boa notícia para o brasileiro, pois é a chance de usar esta grana para investir ou mesmo aliviar o orçamento.
Em alguns casos, é uma boa opção para sair de dívidas, dando um fôlego na fatura pesada do cartão por conta das festas.
Sendo assim, além do 13º poder te ajudar a equilibrar as despesas no cartão, ele pode te ajudar de diversas outras formas:
— Quitar dívidas acumuladas
— Reduzir ou eliminar saldos pendentes no cartão de crédito.
— Evitar o pagamento de juros altos no cartão por não dar conta de pagar toda fatura.
— Planejar gastos futuros, como viagens e pequenas reformas em casa.
Confira dicas para saber como usar o 13º salário
O cartão de crédito é uma das formas de crédito mais acessíveis, pois é uma relação que você construindo ao longo do ano.
Contudo, devido às taxas e juros, também pode ser uma das mais caras.
Ou seja, quando você não paga o valor total da fatura, os juros cobrados pelo saldo devedor podem ser exorbitantes.
Então, a dica é: se você acumulou dívidas no cartão, use a parte do 13º salário para quitar a fatura integral e aliviar as finanças, economizando nas taxas e juros.
Mas, caso a sua dívida no cartão de crédito seja muito alta e o valor do 13º salário, seja insuficiente, entre em contato com o banco para renegociar, pois isso pode evitar juros e mora.
Sendo assim, se você deseja usar o 13º salário de maneira eficiente para organizar as finanças e equilibrar as despesas do cartão de crédito, bora conferir nossas dicas:
— Antes de sair comprando, faça uma lista de todas as despesas previstas para o final do ano, como presentes de Natal.
— Se você conseguiu equilibrar as despesas do cartão e ainda sobrou uma parte do 13º salário, manter uma reserva financeira reduz a dependência do cartão de crédito.
— Embora seja tentador usar todo o 13º salário, antes de gastar, pergunte se o item é essencial.
— Criar um orçamento é fundamental para entender para onde vai seu dinheiro e identificar áreas onde é possível economizar.
— Acompanhar as despesas realizadas no cartão ajuda a evitar surpresas na fatura.
— Evite parcelamentos excessivos no seu cartão de crédito.
LEIA MAIS:
Veja dicas de organização financeira para crianças.
Confira filmes e séries para te ajudar na educação financeira.