Como o follow up de rotina pode se tornar uma poderosa ferramenta de vendas

Saiba o que é o follow up e veja como ele pode ser uma poderosa ferramenta de vendas

Atualizado em dezembro 6, 2022 | Autor: Michelle
Como o follow up de rotina pode se tornar uma poderosa ferramenta de vendas

Cada vez mais, palavras em inglês estão sendo incorporadas ao nosso dia a dia. E não é mais apenas o ‘Drive Thru da pandemia’ ou o bom e velho ‘e-mail’. Uma palavra que debuta neste quesito é follow-up.
E então, você tem praticado o follow-up?
Se você sequer sabe o que significa este termo ou do que se trata, bem vindo ao time.
Sim, ele é mais um termo do inglês que está sendo aportuguesado, mas diferente de tantos, este é bem importante.
Mas, importante por qual motivo?
Follow-up é um termo indispensável se você é do ramo de negócios.
Como assim?
Follow-up está relacionado ao processo de vendas.
Follow-up é uma palavra bem importante porque ajuda nas suas chances de fechamento de vendas e também para atrair e reter clientes.
Desta maneira, pode fazer com que você converta mais leads em clientes assíduos do seu negócio.

Entenda o que é follow-up

Follow-up, em tradução livre, significa acompanhar.
Ou seja, é a prática que sugere a você retornar ligações e contatos aos clientes para manter um bom relacionamento com cada um.
Mas, afinal, o que é follow up de rotina, o termo da manchete?
Trata-se de uma atividade onde os profissionais de vendas passam a fazer o follow-up de rotina seguindo um fluxo de tarefas otimizado.
É óbvio que isso vai trazer bons resultados e também vai evitar que você esqueça de algum compromisso com os clientes.
Ou seja, o follow-up, no processo de venda, leva você a ter bom relacionamento e conversar com seus leads para tentar converter mais e mais.

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Como o follow-up de rotina pode se tornar uma poderosa ferramenta de vendas

Como falamos em contato com cliente, você deve estar se perguntando: que tipo de contato?
Bem, ele pode ser feito por e-mail, por telefone, via redes sociais, no Skype, em visitas presenciais ou até pelo WhatsApp. Tanto faz!
A questão principal é não deixar de fazer. Ou seja, continuar com o bom e velho “pós-venda” na ativa, coisa que muitos vendedores já deixaram para trás.
Por outro lado, tem vendedor que acha que follow-up é feedback, mas não é.
E, se você está perguntando: feedback é uma avaliação sobre a performance.
Já o follow-up é um acompanhamento.

Saiba como executar bem o follow-up

Você faz follow-up de rotina em sua empresa?

Atente para uma questão: não adianta fazer de vez em quando ou quando der na telha.

Não faça como muitos, que fazem de forma esporádica e desorganizada.
Um bom follow up, aquele que realmente vai trazer resultados para a empresa, deve ser disciplinado e metódico.
É por isso que, neste texto, falamos em follow-up de rotina: que acontece todos os dias e não falha nunca!

Entenda o follow-up de rotina em 7 passos

Está gostando do assunto? Então, confere o passo a passo para um eficiente follow-up de rotina:

1. Defina as possíveis ações de follow-up
Para você se organizar melhor, defina quais são os tipos de ações mais comuns de follow up praticadas em sua empresa.
Por exemplo:
Fazer visita de apresentação da empresa
Retornar ligação
-Enviar e-mail com informações
-Também envie o orçamento
-Enviar proposta
-Fazer visita de negociação
Assim, será mais fácil organizar suas ações.

2. Anote todas as solicitações de clientes
Bem, sem anotar absolutamente tudo que é preciso fazer para seus clientes, logo após uma conversa com eles, não há como fazer follow up de rotina.
Use uma agenda, uma planilha ou um sistema de controle de vendas, não importa, mas mantenha tudo anotado!

3. Termine a semana verificando todos os possíveis follow ups da semana seguinte

Toda sexta-feira, ao final do dia, revise suas anotações ou acesse seu sistema de vendas.
Confira quais clientes pediram algo e as datas das entregas. Mas não se esqueça de pensar também em um follow up ativo.
Isto é: ligações ou contatos para tentar fechar vendas ou iniciar negociações com clientes que não solicitaram nada de você, mas com os quais você está mantendo um bom relacionamento.

4. Trace uma estratégia de ação
Com os compromissos em sua cabeça, é hora de e planejar as visitas que terá que fazer, as apresentações e propostas que terá que criar etc.
Organize sua agenda com cuidado, para ter tempo de fazer tudo com calma e atenção.
Assim, você começara a semana seguinte já sabendo tudo que necessita ser feito para manter seu follow up em dia e os clientes devidamente bem atendidos.

5. Comece na segunda-feira revisando tudo que precisa ser feito

Ao chegar para trabalhar na segunda-feira, revise seu plano de ação e comece pelos compromissos desse dia.
Ao final do trabalho, verifique se conseguiu fazer tudo que precisava, relembre os compromissos do dia seguinte e anote as novas demandas que surgiram.

A cada dia da semana, acrescente as novas tarefas e realize as marcadas
Esse é um ponto importante desta rotina de follow up: todo dia aparecem tarefas novas.
Por isso, ao final do expediente, já dê um jeito de colocá-las em seu calendário dos próximos dias.

6. Na sexta-feira, atualize todos os compromissos e faça um balanço do resultados

No final da semana, retome à rotina do passo 1.
Mas antes de organizar a semana seguinte, faça um balanço de tudo que realizou, as vendas que foram fechadas, os novos leads que abriu, os progressos no funil de vendas e também aquilo que acabou não dando para fazer.
Pense no que poderia ter feito melhor e tome isso como um aprendizado para a próxima semana.