Como organizar a fatura de janeiro: dicas para evitar dívidas no Ano Novo

Dicas para equilibrar gastos e manter o controle financeiro

Atualizado em dezembro 26, 2024 | Autor: Michelle Verginassi
Como organizar a fatura de janeiro: dicas para evitar dívidas no Ano Novo

Você sabe a importância de organizar a fatura de janeiro do seu cartão de crédito?
Essa primeira fatura do ano pode fazer a diferença financeira ao longo do ano todo, sabia disso ou não?
Se essa primeira fatura do ano não ficar pesada e você conseguir evitar dívidas no Ano Novo, você vai ter um 2025 de bom controle financeiro.
Mas, se você não conseguir se controlar e extrapolar o limite e a fatura de janeiro, sem conseguir pagá-la na totalidade, é quase como uma previsão: será um ano difícil, de dívidas se acumulando.
Contudo, se você quer sair dessa, então, confira esse post e aprenda dicas para equilibrar gastos e manter o controle financeiro.

Saiba como organizar a fatura de janeiro, com dicas para evitar dívidas no Ano Novo

E, então, quer “prever” sua fatura de janeiro sem mistérios?
Não é tão difícil assim, você apenas vai precisar de estratégias para organizar a fatura de janeiro e começar 2025 com o pé direito.
Mas, como equilibrar seus gastos e manter o controle financeiro?

Pois bem, par evitar o acúmulo de dívidas no novo ano, você precisa de foco e planejamento.
Ou seja, sem um planejamento adequado, é fácil se perder em meio a tantas despesas nesta final de ano e, com isso, iniciar o ano com dívidas.
Além disso, o problema de extrapolar nos gastos agora e comprometer a fatura de janeiro é que essas dívidas podem se prolongar pelos meses seguintes.
Dessa forma, a fatura de janeiro reflete os gastos atuais, com presentes, viagens, ceias e outras despesas dessa época.

Além disso, somam-se a ela os pagamentos de impostos como IPVA e IPTU, matrículas escolares e outros compromissos financeiros de início de ano.
Então, ter uma fatura mais pesada em janeiro não é o problema, é perfeitamente entendível, a grande questão é evitar o descontrole financeiro. Mas, como fazer isso?

Saiba aproveitar as férias e feriadões sem comprometer as finanças

Você pode aproveitar as férias ou folgas de feriadões agora para ir verificando todos os lançamentos, todas as compras e avaliar se está tudo em ordem, se não tem alguma compra que você não fez.

A partir daí, bora conferir mais dicas e estratégias para organizar a fatura de janeiro:
1-Faça o pagamento do valor total da fatura de janeiro até a data de vencimento. Ponto.
2-Para evitar o pagamento de juros rotativos, que são muito altos, evite surpresas, programe-se para não faltar dinheiro quando a fatura chegar.
3-Mas, se não for possível pagar o valor total da fatura, use o parcelamento, contudo, saiba que você pagará juros, então, você precisa ter todo o dinheiro quando a fatura de fevereiro chegar.
Ou seja, se em fevereiro você não pagar toda a fatura, certamente você terá dores de cabeça com juros e uma bola de neve em suas dívidas.
4-Para fugir do parcelamento da fatura, onde os juros são maiores, considere fazer um empréstimo para tal, desde que os juros sejam menores.
5-Avalie usar o 13º salário, o bônus ou outros recursos extras para quitar ou amortizar a fatura do cartão de crédito desde já.

Saiba como evitar armadilhas financeiras que comprometam suas finanças

Para fazer de 2025 um ano diferente nas suas finanças, considere mudar alguns hábitos.

A primeira dica é passar a usar planilhas, aplicativos de celular ou softwares de gestão financeira para controlar seus gastos.
Então, a partir daí, confira algumas armadilhas financeiras comuns em janeiro e merecem toda a sua atenção:
— Parcelar compras sem analisar as taxas de juros e o impacto das parcelas no orçamento pode levar ao superendividamento.
— O crédito rotativo possui as maiores taxas de juros do mercado, pois vão corroer o seu dinheiro. Fuja!
— Saiba que não é só dezembro que traz gastos extras (com as festas), mas janeiro vem com impostos, gastos de material escolar, multas de trânsito e outras despesas.