Você sabe como pagar menos pelo seu empréstimo?

Vale a pena reavaliar o valor do seu empréstimo e as condições de pagamento para pagar menos

Atualizado em setembro 7, 2021 | Autor: Michelle
Você sabe como pagar menos pelo seu empréstimo?

Se você tem um empréstimo ou financiamento e está difícil de pagar as parcelas, talvez você tenha a possibilidade de reavaliar as condições do seu contato e conseguir uma melhor negociação para pagar menos todo mês.

Quando você faz um empréstimo, seja ele crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículo, financiamento imobiliário, entre outros, o banco ou instituição financeira lhe oferece uma condição de juros e prazo para pagamento disponíveis naquele momento e de acordo com o seu perfil.

Anúncios


No entanto, podem surgir melhores condições no mercado e você pode rever a sua dívida para pagar menos juros.

Então se você encontrar uma proposta melhor de empréstimo em outro banco, saiba que você não está amarrado. Você pode renegociar o seu empréstimo atual e transferir o contrato para outra instituição financeira e aproveitar as melhores condições que estão sendo oferecidas. Isso é o que se chama de portabilidade de crédito.

Como é possível solicitar a portabilidade de crédito?

Para fazer a portabilidade de crédito primeiramente você precisa solicitar ao banco onde você possui o contrato um extrato com o saldo devedor da dívida para quitação antecipada. Nesse saldo é possível verificar o valor atual da dívida independente dos juros.

Em seguida, você mesmo terá que negociar com a nova instituição financeira as condições do empréstimo para fazer a portabilidade, considerando a taxa de juros, o prazo de pagamento e o valor das parcelas.

É importante saber que o novo empréstimo não pode ter o valor e o prazo de pagamento maiores do que o contrato original. Ou seja, essa é uma opção para renegociar as condições do empréstimo que você já tem, reduzindo os juros pagos e o valor das parcelas, e não para aumentar o valor do empréstimo ou o prazo total de pagamento.

Em seguida, se tudo estiver ok, e você optar realmente por fazer a migração do seu empréstimo, o novo banco que você está contratando irá solicitar a portabilidade diretamente para o banco onde você possuía o empréstimo anteriormente.

Saiba que o seu banco atual não pode se negar a fazer a portabilidade.

Quanto tempo leva para a portabilidade ser concluída?

Após a solicitação, o banco onde você possui o contrato anterior terá o prazo máximo de 5 dias para finalizar o cadastro de portabilidade do seu empréstimo. O processo é relativamente simples, assim como a portabilidade telefônica.

Por que vale a pena solicitar a portabilidade do empréstimo?

A portabilidade permite que você consiga renegociar o seu empréstimo atual com melhores condições, pagando uma taxa de juros menor, reduzindo o valor da parcela mensal ou ainda o número de parcelas totais que você iria pagar.

Para isso é importante avaliar as condições do novo contrato para ter certeza das vantagens e buscar uma opção que realmente vai te ajudar a pagar menos.

O que é portabilidade com troco?

Quando você solicita portabilidade de empréstimo de um banco para outro você consegue melhores condições de pagamento, porém nessa modalidade o valor total da dívida e o prazo do empréstimo não podem ultrapassar o contrato inicial.

No entanto, como as condições da portabilidade possuem menor taxa de juros, uma opção para o cliente é de manter o mesmo prazo de pagamento e o mesmo valor da parcela e receber um valor de troco para utilizar em outras necessidades.

Ou seja, ao invés de reduzir o número total de parcelas ou o valor da parcela paga, você mantém as mesmas condições do contrato anterior, porém recebe um valor em dinheiro, transferido diretamente na sua conta corrente ou conta poupança, para utilizar da forma que precisar. Esse é conhecido como refinanciamento com troco.

Mas fique atento, se o que você realmente quer é reduzir o seu endividamento, o objetivo principal da portabilidade é te ajudar a pagar o empréstimo que você já tem mais rapidamente, pagando menos juros. Então avalie bem antes de tomar qualquer decisão e lembre-se que você pode reduzir a sua despesa e ver um dinheiro a mais sobrar todo mês.