Como quitar seu financiamento imobiliário mais rápido?

Você sabia queda para reduzir o valor das parcelas futuras, ou o prazo de pagamento total do seu imóvel pagando menos juros?

Atualizado em setembro 7, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Como quitar seu financiamento imobiliário mais rápido?

Comprar um imóvel nem sempre é fácil e muitas vezes o melhor caminho para conseguir adquirir a casa própria é através de um financiamento. Porém esse é um compromisso de longo prazo em geral 15, 20 ou até mesmo 30 anos.

Apesar de ser um modelo que vale a pena, pois você pode sair do aluguel mais rapidamente ou ainda adquirir um imóvel sem ter o valor total para comprá-lo à vista, o financiamento compromete todo mês uma parcela importante da sua renda, por um longo período.

Mas é possível reduzir o tempo do seu financiamento pagando algumas parcelas antecipadamente e aproveitando os descontos dos juros devidos.

Qual a vantagem de antecipar o pagamento do financiamento?

Quando você antecipa o pagamento do seu financiamento imobiliário você não está apenas adiantando as parcelas, mas sim amortizando a sua dívida, e reduzindo o valor devido.

Isso porque o valor da parcela que você paga inclui os juros do financiamento para o período contratado. Portanto, quando você adianta o pagamento de um valor adicional, você não está pagando uma parcela, mas sim descontando esse valor da sua dívida total. Nesse caso, o saldo da sua dívida diminui, e com isso os juros do seu financiamento também.

O ideal é que você negocie com o banco para amortizar o valor pago do total do financiamento, com isso você diminui o tamanho da sua dívida e automaticamente os juros cobrados.

Alguns bancos têm condições específicas para amortização com valores mínimos e diferentes condições de juros.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão é importante avaliar com o banco o desconto que será aplicado, pois se você está pagando antecipadamente, os juros serão menores.

Saiba que o banco tem a obrigação de descontar os juros das prestações futuras conforme regra do Banco Central e do Código de Defesa do Consumidor.

Reduza o número de parcelas do seu financiamento

Quando você amortiza o seu financiamento pagando valores antecipadamente você pode reduzir o prazo total do seu financiamento, ou seja, você está antecipando as parcelas e com isso o seu financiamento terminará num tempo menor do que o contratado inicialmente.

A vantagem de fazer isso, é que essas parcelas terão um desconto maior de juros, portanto esse valor pago antecipadamente será suficiente para quitar um número maior de parcelas.

Reduza o valor das parcelas mensais

Outra opção é reduzir o valor da dívida mensal, com isso você mantém prazo inicial contratado que pode ter sido de 20 ou 30 anos por exemplo, porém como você amortizou um valor da sua dívida, as parcelas seguintes terão um valor menor.

Essa é uma boa maneira de reduzir o seu compromisso mensal com o financiamento.

Aproveite o 13º para adiantar as parcelas e reduzir o tempo do seu financiamento

Se você tem uma renda fixa todo mês, e recebe 13º salário, você pode se planejar para utilizá-lo para amortizar parte do valor da dívida antecipadamente e reduzir o tempo total do seu financiamento.

É importante sempre lembrar de conversar com o gerente do seu banco e negociar o valor das parcelas restantes tentando sempre reduzir o valor dos juros cobrados e obtendo mais benefícios. Com isso você pode reduzir o valor das parcelas ou ainda o tempo total do seu financiamento.

Posso usar o FGTS para pagar meu financiamento?

Uma outra opção é utilizar o FGTS para pagar parte da dívida do financiamento. O FGTS pode ser utilizado no momento da compra do imóvel, para pagamento da entrada. O que poucas pessoas sabem é que mesmo que você tenha utilizado o FGTS no momento do financiamento, ainda assim você pode ter um saldo acumulado nos últimos anos que pode ser utilizado para pagar mais parcelas antecipadamente.

A cada 12 meses você pode utilizar o saldo remanescente do seu FGTS para antecipar as parcelas do seu financiamento e reduzir o total da sua dívida. Com isso você pode todo ano quitar uma boa parte do valor e reduzir consideravelmente o prazo do seu financiamento.

Reduzir o seu financiamento vai te deixar mais livre para realizar outros planos

Essa é uma forma inteligente de utilizar um dinheiro extra para reduzir a sua dívida com o banco.

Por isso é sempre importante fazer um bom planejamento das suas despesas mensais para conseguir economizar e juntar um dinheiro extra para reduzir os juros e o prazo para quitar a sua dívida e se ver livre dela o mais rápido possível.

 

.botao-box2 span{ animation: none !important; }