Como usar o YouTube a favor dos seus negócios?

Uma das plataformas de conteúdo que mais cresce pode te ajudar a vender mais

Atualizado em agosto 17, 2021 | Autor: Michelle
Como usar o YouTube a favor dos seus negócios?

O consumo de informação e conteúdo através da internet vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos. Hoje você encontra informação sobre tudo que precisa na internet e nas redes sociais.

E o consumo de vídeos, é o que mais se destaca. Tanto Youtube, como outras plataformas digitais têm investido cada vez mais na entrega de conteúdos em vídeo. Isso porque esse é um dos formatos preferidos pelo público presente hoje na internet.

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Os vídeos não tem mais apenas a função de entretenimento, mas também tem um escopo totalmente informativo. Quantas vezes você teve dúvidas de como utilizar um produto, quis saber opiniões sobre um serviço, teve curiosidade sobre algum fenômeno da natureza, ou quis conhecer mais sobre um lugar antes de fazer uma viagem, e recorreu a vídeos que explicassem tudo isso?

Por isso, os conteúdos em vídeo podem ajudar muito nos seus negócios, se usado de forma correta. Se você quer alavancar suas vendas, veja algumas dicas de como utilizar a plataforma do Youtube para fortalecer o seu negócio.

Crie um canal para interagir com o seu público

Se você já tem um conta no Youtube, você pode criar um canal exclusivo da sua marca ou empresa, onde você irá incluir todos os vídeos. Esse é o melhor caminho para garantir o engajamento com o seu público no Youtube, visto que quando o seu conteúdo for interessante para aquela pessoa, ela se inscreve e recebe tudo que você postar. Assim você consegue filtrar a sua audiência e chegar diretamente às pessoas que tem interesse no seu negócio.

Além disso, é possível analisar a performance de todo conteúdo postado e identificar que tipo de vídeo tem melhor repercussão.

Gere conteúdo de interesse relacionado aos seus produtos e serviços

Defina o tipo de conteúdo que faz mais sentido para o seu negócio. Saiba que as pessoas não querem ver propagandas de produto. Em geral, o consumo de conteúdo deve ser interessante e gerar engajamento do público. Mas o que isso significa?

As pessoas são mais atraídas por vídeos mais curtos e dinâmicos, veja o exemplo do sucesso dos vídeos de receitas nos formatos tastemade por exemplo, onde a receita não é toda detalhada, mas passada de forma simples e rápida e mostrando o resultado final.

Além disso, vídeos que ensinem algo ou expliquem como fazer ou utilizar um produto de forma criativa, também chamam bastante atenção.

Por isso, procure alguns conteúdos que podem complementar as informações necessárias sobre os seus produtos, dicas de uso, curiosidades sobre a matéria prima utilizada, o processo de construção do produto, modos de utilizar, como o produto ou serviço ajudam a economizar, entre outros assuntos.

Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para alavancar ainda mais sua visualização

Para ter ainda mais visibilidade no seu canal do Youtube e atrair mais seguidores, você pode, e deve, compartilhar os conteúdos mais relevantes e atrativos nas suas redes sociais. Lembre-se que o Instagram e Facebook não devem replicar todo o conteúdo do Youtube, caso contrário se torna repetitivo e as pessoas vão acabar ficando em apenas uma das redes.

Mas compartilhe os principais vídeos nas suas redes sociais, chamando o público para conhecer o canal, e ver os outros conteúdos.

Como desenvolver vídeos com qualidade para o Youtube

Quando você divulga os serviços ou produtos da sua empresa, lembre-se que a qualidade do conteúdo é importante, pois ela transmite uma imagem sobre a qualidade da sua empresa.

Por isso, os vídeos precisam ser bem produzidos. Isso não significa que você precise gastar muito com a produção, mas precisa tomar alguns cuidados com a imagem e o áudio, para não passar a impressão de um vídeo “caseiro”.

Existem diversas pessoas trabalhando com produção de conteúdo, e que oferecem serviços bastante profissionais com custos acessíveis. Lembre-se que não existe almoço grátis, então é preciso valorizar o trabalho de outras pessoas, e saber que qualidade e preço em geral andam juntos.

Por outro lado, se você não pode investir na produção de conteúdo com um parceiro, saiba que dá pra criar muita coisa legal, sem gastar muito. Os celulares hoje possuem câmera com excelente qualidade de imagem e som.

No entanto é preciso ficar atento ao local onde você irá gravar. Cuide da organização do “cenário”, da iluminação, e principalmente de barulhos externos.

Crie um roteiro, e evite ficar improvisando.

Aprenda tudo que puder sobre edição de vídeos. Você pode usar aplicativos gratuitos, mas precisa aprender a usá-los, para ter um resultado melhor.