Vale a pena comprar o carro no cartão de crédito?

Saiba quais as vantagens, benefícios e se realmente compensa

Atualizado em novembro 11, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Vale a pena comprar o carro no cartão de crédito?

A decisão de comprar um carro não chega do nada, não é mesmo? São várias pesquisas sobre o modelo, ano, valores, concessionárias, entre outros fatores que são muito decisivos na hora de decidir sobre um veículo. Muitas pessoas, porém, optam por um financiamento, visto que o valor à vista pode pesar um pouco no bolso. Mas é possível parcelar um veículo no cartão de crédito?Vale a pena comprar o carro no cartão de crédito?

Na verdade, atualmente, isso é possível. Muitas vezes as próprias concessionárias e lojas facilitam essa categoria de compra, oferecendo o parcelamento justamente para ajudar o comprador. Mas efetuar a compra dessa forma depende de alguns fatores, como: limite disponível no cartão, condições das lojas e concessionárias, valor do veículo, entre outras coisas. Embora seja possível, a compra de um automóvel com um cartão de crédito pode não ser um negócio tão bom como parece.

Condições e contraposições

Como já dito anteriormente, hoje em dia não é difícil encontrar lojas ou concessionárias que permitem a finalização da compra de um automóvel por meio do cartão de crédito. Porém, essas negociações geralmente apresentam algumas circunstâncias especiais por parte do vendedor, como, por exemplo, o pagamento de uma porcentagem da quantia do veículo à vista e o restante do pagamento parcelado.

Muitas vezes, isso acontece porque a taxação dos juros pode acabar deixando o valor da compra mais pesado para o bolso do cliente na hora de comprar um automóvel com cartão de crédito. Nesses casos, o indicado é que o comprador parcele em até em 10 vezes, visto que em muitas instituições financeiras este é considerado o limite de parcelamento para que a cobrança não apresente juros ao comprador.

Outra questão bastante relevante na hora da efetivação da compra é o limite disponível no cartão de crédito do comprador, que deve ser bem alto para custear um carro. Vejamos, o cliente está em busca de um automóvel no valor de R$ 35 mil reais, porém, o limite do cartão vai até R$ 15 mil. Nesse caso, o que acontece? A compra não pode ser paga integralmente por meio do cartão de crédito em questão. Seria possível caso o limite fosse no mesmo valor do veículo ou maior, entende?

Quando isso acontece, o comprador tem a opção de pagar uma parte à vista e parcelar o restante, de acordo com o seu limite. Nessa situação, a vantagem está na redução dos juros do financiamento, visto que uma quantia do custo total já está contida nas parcelas do cartão.

Esse tipo de transação vale a pena?

 Para decidir isso, é necessário verificar alguns fatores já citados anteriormente, como o valor do veículo, o limite disponível e qual a forma que você pode financiar/quitar essa quantia. Apesar de todos os pontos citados, o principal fator a refletir sobre é se a compra poderá prejudicar o seu orçamento a longo prazo. Afinal, o seu cartão de crédito pode ser utilizado para realizar outras compras e negócios, né? Contabilizando a compra de um automóvel, o seu limite pode sofrer algumas alterações. Fique atento!

Já uma das maiores vantagens nesse caso é você sair da loja com o carro já no seu nome e não do banco, como acontece nos financiamentos. Outro fator a se considerar é os benefícios que o seu cartão pode proporcionar após a efetivação de uma grande compra, como programa de pontos, por exemplo. Resumindo: depende de caso para caso. É preciso você avaliar a própria situação e ponderar sobre os benefícios e desvantagens antes de fechar um negócio dessa maneira.

Conversar com o seu gerente do banco e o vendedor da loja em que você pretende fazer negócio é imprescindível para que a transação seja um sucesso.