Comprar pela internet é melhor?

O crescimento das vendas pela internet tem sido exponencial desde o início da pandemia

Atualizado em abril 11, 2022 | Autor: Michelle
Comprar pela internet é melhor?

Com o fechamento de lojas por longos períodos e as pessoas evitando sair nas ruas, o hábito de comprar pela internet se desenvolveu rapidamente, e a facilidade fez com que se tornasse normal comprar absolutamente tudo pela internet.
Antes limitado a alguns produtos, o e-commerce rompeu barreiras e oferece todo tipo de produto e serviço pela internet. Para aproveitar as promoções, muitos brasileiros estão trocando as lojas físicas pelo comércio eletrônico. 
Os motivos para a troca são diversos, mas boa parte deles estão fugindo das filas ou querem receber os produtos no conforto de seu lar. As plataformas também se tornaram mais simples, e os prazos de entrega muito mais rápidos, o que facilita muito na decisão de compra. 
Mas, afinal, é melhor mesmo comprar tudo pela internet? Vem descobrir!

O e-commerce

Grandes empresas varejistas, como Americanas, Submarino, Shoptime, entre outras, criaram lojas online para vender os seus produtos. 
Porém, o custo de se manter um estoque com todos os itens comercializados, além do entrave logístico que impactava em prazo e custo alto para a entrega, dificultavam as vendas pela internet.

Anúncios


E o impacto do marketplace

Aí que entrou o marketplace, uma plataforma que aproxima vendedores e compradores através da internet. Hoje as grandes redes varejistas se tornaram vitrines para que qualquer loja, por menor que seja, possa oferecer seus produtos e ter grande visibilidade, utilizando o marketplace. Alguns exemplos são a Magazine Luiza, Americanas e Amazon.
Da mesma forma, qualquer pessoa pode encontrar o produto que deseja, mesmo que ele seja vendido por uma loja pequena, que você dificilmente conheceria, se não fosse através dessa vitrine.
Muitos consumidores ainda têm receio de comprar pela internet, principalmente de lojas que não conhecem. Ter como intermediário um grande varejista, em geral traz mais segurança para o cliente. 
Apesar de a venda ser realizada diretamente pelo comerciante, os intermediários do marketplace garantem a devolução do dinheiro, caso o produto não seja entregue, ou venha com defeitos, por exemplo. 
Com isso, reduz o receio de comprar algo de uma loja desconhecida, pois existe uma garantia.

Medo de golpes

Grande parte do público ainda possui muitas inseguranças quando se fala em compras pela internet. E faz todo o sentido, visto que os noticiários apontam, cada dia, um golpe diferente que acomete consumidores por todo o país — e mundo. 
Entretanto, mesmo sendo bastante divulgado na internet e nas reportagens de TV a respeito, os golpes ainda acontecem com frequência e o motivo para pode ser a falta de atenção do usuário, o uso de softwares falsificados no computador como o Windows, por exemplo, e sites falsificados de grandes lojas. 

Benefícios das compras online

Sabendo as plataformas onde comprar e tendo cuidado com golpes, é possível sim ter muitas vantagens com compras online. Olha só:

Pesquisa fácil de preços

Na internet, é possível usar sites como o Zoom, Baixou Agora e Já Cotei, que monitoram o preço de diversos produtos em várias lojas diferentes, e mostram as mudanças no preço nos últimos 6 meses. 
Dessa forma, é possível verificar se o produto desejado teve aumentos suspeitos nos últimos meses.

Cashback

Existem várias plataformas que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta. Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles. Existem também alguns aplicativos para compra digital (PicPay, RecargaPay, Ame Digital) que oferecem uma porcentagem de volta caso você utilize algum serviço pela plataforma, como pagamento de boletos ou recarga de celular. 

Cupons de desconto

Diversos sites disponibilizam cupons próprios para a plataforma, principalmente para a primeira compra. Mas, além disso, outros sites externos oferecem exclusivamente o serviço de divulgação de cupons de desconto, como o Cuponation ou Meliuz, por exemplo. 
Dependendo do valor da compra, maior o desconto, pois podem ser cupons de porcentagem (10%, 40% de desconto). Mas também podem ser cupons específicos, de R$ 20 reais de desconto. Antes de comprar algo, pesquise no navegador “cupom de desconto na loja tal”, quase sempre algum vai funcionar.