Conheça o bê-a-bá da comunicação atual
Para trabalhar na área é importante dominar técnicas de SEO, Google Ads, storytelling e mídias sociais
Ter uma voz bonita e com boa entonação era fundamental para trabalhar com rádio no passado.
Da mesma forma, para trabalhar em jornal ou revista era preciso ter um bom texto.
Ou ser um rostinho bonito e que transmitisse seriedade para poder trabalhar no telejornal da TV.
Se era deste jeito que as coisas funcionavam ou se estas definições fazem parte apenas do imaginário popular, pouco importa atualmente.
O fato é que, para trabalhar com comunicação, isso tudo pode ser relevante, mas não é tudo.
Com um mundo cada vez mais digital, com as pessoas cada vez mais conectadas, para trabalhar com comunicação é fundamental desenvolver características para trabalhar de forma online.
E aí já não é tão somente a voz, a apresentação ou a boa escrita que importam.
Há uma série de fatores e requisitos que se tornam mais relevantes para o sucesso do profissional da comunicação hoje em dia.
É um pouco disso que este post quer levar até você. É o be-a-bá da comunicação moderna.
Se está nos seus planos trabalhar com comunicação, seja com notícias ou qualquer tipo de mídia digital, vamos trazer algumas dicas que serão valiosas para te ajudar a encarar este desafio.
O digital mudou o modo de fazer comunicação
Já não se trabalha mais apenas com imagem ou com a voz ou com o texto.
É preciso interagir diretamente com o público nas três plataformas, que, indiretamente, ainda dialogam com o e-commerce. Tudo ao mesmo tempo!
De nada adianta um texto bem construído, se ele não chegar até o público.
E, para chegar até o leitor, este texto precisa ser notado pelo público e ser entregue pelos sites de buscas.
Esta é apenas uma das várias transformações digitais que mudaram o modo de se fazer comunicação nos dias atuais.
Saiba como se preparar para trabalhar com comunicação
Estar sempre em busca de novos aprendizados é fundamental para os comunicadores.
Aí está o primeiro requisito para se dar bem no mundo da comunicação.
É essencial para um profissional da comunicação buscar entender as últimas novidades do setor e sempre estar atualizado.
É um ramo que muda constantemente, seja com novas funcionalidades em redes sociais, seja na entrega de conteúdo ou posicionamento de sites.
O profissional que não ficar atento a estas mudanças ou as ferramentas de tecnologia vai ficar desatualizado ou a margem do mercado.
Aí está um bom motivo para se adaptar a esta realidade que teima em passar por mudanças cada vez mais constantes.
Como se dar bem com comunicação
Se a primeira característica para trabalhar com comunicação sempre buscar aprendizagem e aperfeiçoamento, o segundo requisito é se adaptar a isso tudo, sabendo trabalhar em equipe.
Não é todo mundo que topa, de cara, aprender, desaprender e voltar a aprender a forma mais atual para continuar avançando.
É preciso ter isso em mente para se dar bem nesta área. De uma hora para outra, muda o algoritmo ou surge uma ferramenta nova e você tem que abandonar a técnica antiga, pois ela já não entrega o mesmo resultado.
Então, é preciso ter flexibilidade. saber lidar com as mudanças e encarar o desafio sempre em equipe. Se você pertence a um grupo.
Como não há manuais neste mundo, aprender novas ferramentas ou funcionalidades, as vezes, se dá através da relação interpessoal. Por isso, mais do que em qualquer função, é preciso trabalhar em equipe para ser ajudado e poder ajudar. Aí está o pulo do gato, muitas vezes. Sem contar que o trabalho de um pode complementar o trabalho de outro.
Saiba como dominar ferramentas para obter bons resultados
Por fim, o terceiro requisito é dominar as ferramentas. Saber como a mensagem está sendo recebida e por quem, isso é fundamental.
Por isso, você precisa ter acesso a números que façam “a leitura” do cenário.
Para isso é preciso conhecer técnicas e ferramentas. Atualmente as principais são: SEO, Google Ads, Google Analytics, WordPress, Mídias Sociais, E-mail Maketing e Mídias pagas.
Para finalizar este post, vamos te ajudar a entender quatro destas ferramentas que são o be-a-bá da comunicação nestes tempos modernos.
– Técnicas de SEO: compreendem uma série de medidas que otimizam o site, tornando a URL amigável.
É isso que posiciona sua página entre os primeiros resultados no Google.
– Storytelling: resumidamente quer dizer uma habilidade de contar boas histórias, com narrativa que envolva o leitor.
Você vai precisar utilizar da persuasão para promover um negócio ou vender alguma coisa de forma indireta.
– Google ADS e Facebook ADS: O Google AdSense exibe os anúncios do Google AdWords. É uma plataforma voltada aos anúncios do Google, assim como o FB ADS é a plataforma similar, porém, do Facebook.
Estas empresas lideram o mercado de mídia online no mundo.
Entender como funciona esta plataforma é importante porque ajuda a conseguir m anúncio com maior alcance, pagando menos por cada clique.
– WordPress – Esta é a ferramenta para administrar e hospedar site, lojas virtuais e portais com maior capacidade de escalabilidade.
É uma das ferramentas mais usadas do mundo. Ganha relevância por ser uma “plataforma amiga do Google”, o que ajuda a ter melhor posicionamento nos sites de buscas.