Conheça os melhores financiamentos imobiliários do momento
Com taxas de juros bastante atrativas o financiamento pode ser a melhor forma de adquirir o imóvel dos seus sonhos
Se você está pensando em comprar a casa própria, o financiamento pode ser o melhor caminho para realizar o seu sonho e adquirir o imóvel que você deseja.
Seja uma casa, apartamento, ou até mesmo um terreno para construir, diversos bancos oferecem financiamentos com taxas bastante competitivas. Saiba que nem sempre a Caixa Econômica Federal é a melhor opção.
Então fique de olho em algumas opções que podem valer a pena para você.
Qual a melhor taxa de juros para financiamentos hoje?
As taxas de juros cobradas pelos bancos sobre o financiamento de imóveis estão bem próximas atualmente, variando entre 6,90% aa + TR e 8,50% aa. + TR.
O Itaú e o Bradesco possuem as menores taxas de juros hoje, de 6,90% aa. + TR. O prazo de financiamento em ambos é de até 360 meses, ou seja, 30 anos.
Já o Banco Santander oferece uma taxa de juros de 6,99% aa + TR, porém com o maior prazo de pagamento disponível hoje no mercado. Pelo Santander é possível financiar o imóvel desejado em até 420 meses, ou seja, até 35 anos.
Já a Caixa Econômica Federal oferece financiamentos com taxas de 7,60% aa + TR.
Como obter melhores taxas de juros nos financiamentos?
Alguns bancos oferecem taxas bonificadas para clientes correntistas, que utilizam outros serviços do banco.
Nesse caso, os bancos associam o desconto dos juros cobrados em contrapartida ao cliente manter conta ativa no banco, valor mínimo investido na poupança, uso de cartão de crédito, entre outros serviços.
Por isso, sempre que for avaliar a contratação de um financiamento é fundamental levar em consideração o Custo Efetivo Total, também conhecido como CET, das operações. Para isso é importante estar ciente das taxas e tarifas adicionais que podem ser cobradas como o IOF e o custo de abertura de crédito.
E fique atento, pois caso você não atenda às condições para a taxa bonificada, pode acabar pagando um valor maior de juros.
É o caso do Santander, por exemplo. A taxa de juros de 6,99% aa + TR é a taxa bonificada para clientes do banco e tem algumas exigências. Para quem não é correntista, ou caso o cliente não atenda a essas exigências, a taxa acaba ficando maior, chegando a 10% aa. +TR.
É possível financiar 100% do valor do imóvel?
Em geral os bancos exigem o pagamento a vista de uma entrada do valor do imóvel. Essa entrada costuma ser de no mínimo 20% do valor total do imóvel. Ou seja, o banco financia 80% do valor, e você é obrigado a dar uma entrada de 20%.
No entanto, existem algumas possibilidades de conseguir financiar um valor maior, chegando a 95% do valor total do imóvel, através do Programa Casa Verde e Amarela, antigo Programa Minha Casa Minha Vida. Nesse caso é necessário se enquadrar na primeira faixa de renda familiar mensal, que atualmente é de até R$2.000.
Outra opção, que possibilita o financiamento de até 100% do valor do imóvel em alguns casos é quando você adquire o imóvel na planta diretamente de uma construtora. Nesse caso é possível conseguir uma flexibilização maior, no entanto você levará mais tempo para receber o imóvel.
Como decidir o melhor banco?
Você pode fazer uma simulação através dos próprios sites dos bancos. Lá é possível preencher os seus dados e os do imóvel, e simular as taxas cobradas.
Através da simulação você consegue comparar as taxas de juros, o prazo e o valor das parcelas, e analisar as condições e demais tarifas cobradas.
Em alguns casos, como o Itaú e o próprio Santander, você pode enviar a proposta para análise de crédito diretamente pelo próprio site. Eles farão a análise e você pode ter o crédito pré-aprovado.