Você já deve ter ouvido falar de consórcio e talvez nunca tenha tirado um tempinho para se aprofundar.
O consórcio divide opiniões no sentido de ser um bom investimento ou não.
Independente das opiniões divergentes, o consórcio é um bom tipo de investimento para quem não tem planejamento financeiro.
Isso porque o investimento precisa ser mensal e vem até você através de um boleto que você precisa pagar.
Ou seja, você se sente obrigado a economizar e pagar, mensalmente, a parcela daquele bem que você deseja, seja um carro, um imóvel ou uma cirurgia plástica, por exemplo.
Então, confira este post e entenda as diferenças entre os tipos de consórcio.

Entenda as diferenças e conheça todos os tipos de consórcio

Um dos principais objetivos do Inter é criar aquilo que simplifica a vida das pessoas.
Apesar do crescimento do mercado de Consórcios em 2021, que ultrapassou oito milhões de consorciados, muitas pessoas ainda não sabem o significado desse termo e quais são os tipos de consórcio existentes.

Saiba o que é Consórcio

Quem nunca se perguntou o que é consórcio?
Um Consórcio representa um modelo de aquisição de bens ou serviços. Basicamente, os Consórcios podem ser divididos em três grupos, que são: de imóveis, de automóveis e de serviços.
Você deve estar se perguntando: como uma pessoa adquire um Consórcio?
Imagine a seguinte situação: um grupo de pessoas deseja comprar um imóvel, um veículo ou um serviço, mas elas não possuem capital para fazer essa compra à vista.
Ao adquirir um Consórcio, eles se unem e realizam um pagamento de uma quantia mensal de forma conjunta.
Ao somar esse valor, essa quantidade gera uma carta de crédito, que permite que os consorciados adquiram esse objetivo que tanto querem conquistar.

Veja quais são os tipos de consórcio existentes

Consórcio de imóveis

Atualmente, comprar um imóvel à vista é algo inviável para a maioria dos brasileiros.
Através desse tipo de Consórcio, é possível comprar casas, apartamentos, salas comerciais ou até reformar um imóvel que já possui.
No Inter, você pode adquirir o Consórcio Imobiliário e obter os seguintes benefícios para a conquista do seu imóvel: sem taxa de adesão, obtenção de 40% de redução no preço das seis primeiras parcelas e possui mais tempo para pagar, por meio de planos com até 230 meses para realizar todo o pagamento. Caso você tenha se interessado por um consórcio de imóveis, criamos uma simulação gratuita e que pode ser feita em até dois minutos.

Consórcio de automóveis

O consórcio de automóveis engloba motos e carros que podem ser comprados pelo consorciado.
Nele, você pode escolher entre comprar um veículo usado ou novo, porém isso depende das suas necessidades e das suas condições financeiras para comprar o veículo.
Se você quer comprar o seu carro ou a sua moto e deseja obter as vantagens mencionadas acima, faça uma simulação gratuita clicando aqui.

Consórcio de Serviços

Por fim, iremos mencionar os detalhes sobre o Consórcio de Serviços.
Por meio dele, você pode concretizar um sonho que pode parecer impossível.
Por exemplo, se você já quis fazer uma festa de quinze anos para a sua filha, realizar uma viagem ou fazer um intercâmbio para um país, de forma a aprender um novo idioma e conhecer uma nova cultura?
Essas são algumas das possibilidades que o consórcio de serviços abrange, sendo mais viável que várias opções de empréstimo por não apresentar juros e pagando baixas quantias mensais.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre os tipos de Consórcios, produzimos um conteúdo explicando doze mitos e verdades que podem facilitar ainda mais o entendimento sobre esse tema.