Na hora de comprar um imóvel ou reformar é comum recorrer ao financiamento ou ainda a empréstimos, sobre os quais são cobrados juros altos.

O que muitas pessoas não sabem e que o consórcio pode ser uma ótima opção para reduzir o valor pago e realizar o sonho e adquirir uma casa, apartamento ou ainda reformar o seu imóvel.

Isso porque no consórcio não há cobrança de juros, o que faz com que o valor das parcelas seja menor, e você acabe pagando menos.

 

Como funciona o consórcio?

Através do consórcio um grupo de pessoas contrata o um valor de crédito para um determinado fim, que pode ser a aquisição de um imóvel ou um veículo por exemplo.

Cada participante paga um valor mensal de parcela, que é direcionado para um fundo comum, e a cada mês é disponibilizado para um ou mais participantes o valor total contratado.

O recebimento do valor total é condicionado a um sorteio mensal realizado através da Loteria Federal. Nesse caso você irá pagando as parcelas todo mês, e quando for sorteado recebe o valor total. Após o recebimento você continua pagando as demais parcelas remanescentes.

Por essa razão sobre o consórcio não incidem juros, o que pode ser uma excelente forma de pagar menos no valor total.

 

O que é possível fazer com o dinheiro do consórcio imobiliário?

Existem consórcios para diferentes finalidades. No caso dos consórcios imobiliários é possível utilizar o dinheiro para a aquisição de um imóvel novo ou usado, para a reforma do seu imóvel atual, e até mesmo para quitar o seu financiamento.

 

Anúncios


Como adiantar o recebimento do valor?

O recebimento do valor do consórcio depende de sorteios mensais. Nesse caso você pode ter que contar com a sorte, visto que você pode ser sorteado no início, ou no final do prazo total contratado.

No entanto, é possível adiantar o recebimento do valor total do consórcio através de lances.

Os lances funcionam mais ou menos como um leilão. Você oferece um valor adicional ao da parcela mensal, e caso ninguém faça um lance maior que o seu, você é contemplado no mês. Assim, se você tem uma reserva de dinheiro, pode valer a pena fazer um lance, e receber o valor total.

O valor do lance que você fizer funciona como uma antecipação das parcelas, então você irá abater do valor que ainda falta pagar.

 

Utilize o próprio consórcio para pagar o lance e antecipar o recebimento

Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal, possibilitam que você utilize o próprio valor do consórcio para pagar o lance.

Ou seja, caso você não tenha o dinheiro disponível para dar o lance, você pode usar até 50% do valor do consórcio contratado para pagar o lance.

Essa pode ser uma boa forma de adiantar o recebimento do valor do consórcio. Porém lembre-se que você irá receber o valor total, mas terá que pagar o lance feito. Assim o valor que sobra para adquirir ou reformar o imóvel será menos que o contratado inicialmente.

Se você encontrou um imóvel em um valor menor do que o valor total do seu consórcio, essa pode ser uma boa opção para você.

Você também pode fazer esse planejamento na hora de contratar o consórcio. Se você não quer pagar juros, porém quer adquirir o imóvel rapidamente, você pode contratar um consórcio no dobro do valor do imóvel que você deseja, assim você pode já no segundo mês fazer um lance de 50% do valor do seu consórcio. Assim quando você receber, você paga o valor do lance, e recebe o restante do valor que precisa para adquirir o seu imóvel.

 

É possível utilizar o FGTS no consórcio?

O FGTS pode ser utilizado em alguns casos específicos.

Você pode utilizar o FGTS para complementar o valor do imóvel que está adquirindo. Assim, se você contratou um consórcio de R$200 mil, porém pretende adquirir um imóvel de R$250 mil, você pode utilizar o FGTS para pagar a diferença.

Outra opção é utilizar o FGTS para quitar ou amortizar parte do saldo restante após você ter sido sorteado e ter adquirido o imóvel.