Consórcio x Financiamento: o que é melhor para você?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada um deles na hora de adquirir um veículo

Atualizado em setembro 7, 2021 | Autor: Michelle
Consórcio x Financiamento: o que é melhor para você?

Seja para comprar um carro ou moto, as duas formas mais comunas de crédito para realizar o negócio são o financiamento e o consórcio.

De modo geral as condições de ambos são bem diferentes, por isso é preciso entender a sua necessidade e decidir o que é melhor para você.

Anúncios


De modo geral o consórcio tem um custo mais baixo, sem cobrança de juros, porém pode demorar mais tempo para conseguir receber o dinheiro para aquisição do veículo. Por outro lado, o financiamento disponibiliza o valor rapidamente, mas os juros que incidem podem pesar no valor total.

Entenda as condições de cada um e o que atende melhor as suas necessidades.

Como funciona o Consórcio de veículos?

O consórcio é formado por um grupo de pessoas, que optam por contratar um determinado valor por um período específico.

Anúncios


Nesse caso, todos os integrantes fazem contribuições mensais de uma parcela do valor, e a cada mês um participante é contemplado no sorteio mensal.

Por isso, os consórcios em geral não tem juros, o que se torna a principal vantagem dessa modalidade. Ou seja, o custo para aquisição do veículo através de consórcio é mais baixo.

Outra vantagem é que no consórcio não é necessário dar nenhuma entrada do valor do bem que será adquirido, por isso pode ser um caminho para quem não possui uma poupança.

A desvantagem do consórcio é que o sorteio é mensal, e você conta com a sorte para receber o valor. Lembrando que você pode ser sorteado no primeiro mês, ou no último. Então no consórcio você vai pagando as parcelas, porém a compra somente acontece quando você for contemplado. Se você tem pressa e precisa do veículo de forma imediata, esse pode ser um empecilho.

No entanto, o consórcio permite que você faça lances maiores em um determinado mês. Funciona praticamente como um leilão, e você aumenta a sua chance de ser contemplado. Ou seja, caso você tenha uma reserva de dinheiro, pode fazer um lance em um determinado mês, e se nenhum outro participante fizer um lance maior, você recebe o valor. Esse lance funciona como uma antecipação das parcelas que você tem contratadas. Com isso você garante a aquisição do veículo no tempo desejado com o custo menor do crédito.

Lembre-se que o consórcio não possui juros, porém possui uma taxa de administração embutida no valor da parcela. Além disso, é importante saber que o valor das parcelas é reajustado anualmente. Por isso avalie bem o contrato e as condições do consórcio.

Como funciona o financiamento de veículos?

O financiamento é a modalidade mais comum no brasil para aquisição de veículos e representa cerca de 80% de toda a comercialização de carros e motos.

A principal vantagem do financiamento é que o recurso é disponibilizado de forma imediata na contratação do crédito, e o pagamento pode ser feito em até 60 meses.

Por outro lado, o financiamento em geral exige o pagamento de uma entrada, por isso você vai precisar ter uma reserva inicial. É possível financiar 100% do valor do veículo, alguns bancos oferecem essa opção, porém fique atento ao custo total do financiamento nesse caso.

Lembre-se que sobre o financiamento incide a cobrança de juros, o que, ao contrário do consórcio, acaba deixando o custo do financiamento mais alto. Ou seja, caso você opte por um financiamento, avalie bem as opções oferecidas pelos bancos, e busque sempre a menor taxa de juros.

Qual a melhor opção?

Ambos possuem vantagens e desvantagens, por isso você precisa avaliar o seu objetivo.

Se você não tiver pressa e puder esperar, o consórcio com certeza será a melhor opção, pois oferece um custo muito menor do que o financiamento. Então se você puder, tente se planejar, entre em um consórcio e se tiver uma reserva, faça um lance maior para tentar antecipar o recebimento da carta de crédito.

Caso você tenha urgência na aquisição do veículo, então o financiamento pode ser o melhor caminho. Para minimizar o custo total, a melhor opção é tentar dar uma entrada maior, assim você reduz o valor a ser financiado e automaticamente os juros totais cobrados.

O que devo fazer para decidir?

O melhor caminho antes de decidir é pesquisar as opções oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.

No caso do financiamento, busque sempre a menor taxa de juros, e avalie o valor da entrada que você pode dar.

E não se iluda, avalie o custo total do financiamento, e não só o menor valor de parcela ou maior prazo oferecido. Ou seja, faça a soma das parcelas, e veja quanto você estará pagando no total. E lembre-se que veículos em geral perdem valor de mercado rapidamente. Portanto avalie quanto você irá pagar no total, e quando o seu veículo estará valendo no final do prazo.

No caso do consórcio, apesar de não ter juros, avalie a taxa de administração, e o prazo total que pode levar para ser sorteado e veja se esse prazo irá te atender. Lembre-se que você pode dar lances e antecipar o recebimento do crédito, no entanto, se esse não for o caso, saiba que você vai contar com a sorte e portanto, pode ser o primeiro ou o último sorteado no período.