Consultor de transformação digital: profissão do futuro na área administrativa

Marketing e Comunicação, canais de vendas e desenvolvimento tecnológico. Conheça a profissão que gera uma empresa altamente inovadora

Atualizado em março 22, 2021 | Autor: Michelle
Consultor de transformação digital: profissão do futuro na área administrativa

A tecnologia tem mudado as nossas vidas diariamente. São novos serviços e aparatos que simplificam a forma que vivemos.

Mas toda essa inovação que tem como objetivo criar respostas para as necessidades presentes no mercado, exige também a criação de novas profissões, como a de Consultor de transformação digital.

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Uma profissão em alta no mercado atual e muito importante para o sucesso das empresas.

Mas antes de entender sobre essa profissão que promete ser uma das mais procuradas na área administrativa nos próximos anos, segundo levantamento realizado pela consultoria Robert Half, com a participação de 2.909 gerentes de operações de companhias de diversos países, é preciso entender o que é a transformação digital.

Transformação digital é um rompimento com o jeito tradicional de administrar negócios, atrelando a tecnologia para solucionar problemas e aprimorar processos dentro das empresas. 

O que é faz um Consultor de transformação digital?

Em poucas palavras, o consultor de transformação digital é o responsável por fazer todo o processo de migração dos meios tradicionais para os digitais

Dentro do pacote desta função está envolvido não só as estratégias para redes sociais, marketing e vendas, mas também um trabalho em todas as estruturas e processos – dos pequenos aos complexos – que uma empresa pode ter.

O objetivo final de todo projeto de transformação digital é justamente utilizar novas tecnologias, mas para isso o Consultor deve ser capaz de transformar os velhos moldes de trabalho e promover interações mais rápidas entre colaboradores, chefes e clientes.

Além de conseguir implantar formas de atender as demandas de maneira dinâmica, flexível e com grande aumento de produtividade, como com o uso das metodologias Ágeis.

Lembrando que todas essas mudanças devem manter a “cara” do negócio, estando dentro da missão, visão e valores da empresa para conseguir ser eficiente.

 

Qual o perfil de Consultor de transformação digital?

É um profissional com alto domínio de tecnologia, comunicativo e analítico, capaz de fazer diagnósticos e com espirito de mudança.

É alguém que consegue romper com padrões antigos, mudando a mentalidade de um grupo e projetando, a curto, médio, prazo, os efeitos e resultados de uma transformação tecnológica, como por exemplo, os possíveis resultados de um investimento em mídias sociais.

Qual a formação necessária para ser um Consultor de transformação digital?

Não existe uma formação ou curso específico exigido para ser um Consultor de transformação digital. Mas graduações como Ciência da Computação (TI) e em áreas da Comunicação como Marketing, Publicidade e Jornalismo podem te dar uma excelente bagagem para exercer a função.

 

Vamos falar de dinheiro: quanto ganha um Consultor de transformação digital?

Tudo depende! Os salários podem variar de acordo com a região de atuação, o porte da empresa, e grau de formação, capacitação e experiência na função. Mas geralmente o salário de um Consultor de transformação digital varia entre 4,5 mil a R$ 9,5 mil.

 

Vale a pena ser um Consultor de transformação digital?

O uso da tecnologia é tendência mundial, ela impacta a sociedade e a forma como nos relacionamos com as pessoas e consequentemente com as empresas, portanto não há dúvidas que é uma área em ascensão.

Mas para não restar dúvidas, confira alguns dos benefícios de implantar uma transformação digital nas empresas:

1.     Serviços e produtos otimizados por meio da tecnologia;

2.    Empoderamento e bem-estar das pessoas, tanto de colaboradores como de clientes;

3.    Relacionamento mais forte com o cliente, por dialogar especificamente com a necessidade dele;

  1. Redução de custos que geram processos mais otimizados e consequentemente melhores resultados.

 

E aí, conhece algum empresário que não quer isso para o seu negócio?