Os cartões de crédito facilitaram muito a forma de pagamento nos últimos anos. O problema é que isso da a falsa sensação de ter sempre o dinheiro na mão para comprar tudo que vemos pela frente, e muitas vezes os gastos acabam saindo do controle.

Ter um cartão de crédito se tornou algo simples, e os bancos e lojas acabam oferecendo seus cartões com facilidade de aprovação, muitas vezes sem nem mesmo exigir comprovação de renda. Com isso, é comum as pessoas terem mais de um cartão, e gastarem cada vez mais com suas compras.

O problema é na hora de pagar tudo isso.

Se você sente que perdeu o controle dos seus gastos no cartão de crédito e agora não está conseguindo pagar a fatura total, descubra algumas maneiras para colocar as suas despesas no trilho novamente.

Reduza a quantidade de cartões

Em primeiro lugar veja todos os cartões que você possui. É cada vez mais comum você entrar em uma loja e ser bombardeado para fazer o cartão. Bancos e instituições financeiras também enviam cartões para a casa dos clientes, sem que tenham sido solicitados.

Se você aceitou esses cartões e começou a usá-los, agora é hora de rever a quantidade de cartões.

Muitas vezes você está pagando tarifas e anuidades de algo que não pediu e não precisa.

Defina o seu cartão principal, e só mantenha outro se fizer realmente muito sentido. Por exemplo, se você tem um cartão do seu banco, e um cartão do supermercado onde faz compras regularmente, e esse te oferece descontos especiais e não cobra anuidade.

Porém livre-se de todos os outros cartões, e concentre seus gastos em um único. Assim fica mais fácil de controlar o que você tem para pagar.

Pare de pagar anuidade do cartão agora mesmo

Existem infinitas opções de cartões sem anuidade, confira algumas no link. Se você ainda está pagando essa taxa para ter o seu cartão, avalie outras opções.

Diversos cartões sem anuidade oferecem benefícios e até mesmo cashback, onde você recebe parte dos seus gastos de volta na sua fatura.

Anúncios


Então procure uma opção que seja ideal para você e livre-se dessa despesa desnecessária. Temos uma seleção perfeita pra você só clicar no botão no final de texto!

Defina o limite do seu cartão

É comum que os bancos aumentem o seu limite gradativamente, mesmo sem você solicitar. Isso acontece quando você começa a utilizar o cartão regularmente, e paga suas faturas em dia.

No entanto, com um limite maior é comum as pessoas perderem o controle dos gastos. A melhor forma de evitar isso é avaliar exatamente quanto você consegue pagar por mês no cartão, e manter um limite próximo disso.

Evite parcelamento das compras

O pagamento no cartão de crédito facilitou muito o parcelamento das compras. O problema disso é que quando você divide uma compra no cartão, está comprometendo parte dos seus gastos no próximo mês.

Parcelar pode ser uma excelente opção para adquirir um produto mais caro, ou algo que não estava no planejamento e você acabou precisando, porém você não pode se esquecer dessa compra, e das parcelas que terá pelos próximos meses.

O problema maior acontece quando as pessoas começam a parcelar compras menores do dia a dia. Com isso, quando vira o mês, a próxima fatura já tem uma série de parcelas dos meses anteriores, e os gastos começam a virar uma bola de neve.

Acompanhe suas despesas pelo app do cartão e estabeleça limites de gastos

A maioria dos cartões podem ser acompanhados diariamente pelo app no celular. Você tem o controle dos seus gastos na palma da mão.

Então utilize essa ferreamente e crie o hábito de acompanhar suas despesas constantemente. Se perceber que você está extrapolando os gastos do mês, controle-se e aguarde para comprar no mês seguinte tudo que você puder. Priorize realmente o que for necessário. Assim você não perde o controle dos seus gastos.

Pague a fatura total e evite juros altos do cartão

Sem dúvida isso é o mais importante para não descontrolar seus gastos. Evite todas as formas de pagamento parcial, seja pagamento mínimo, parcelamento ou atraso.

Os juros do cartão são altíssimos e podem passar de 350% ao ano. E esses juros acabam caindo na sua próxima fatura e comprometendo grande parte dos gastos dos próximos meses.

Se você já tem uma dívida com o cartão, a prioridade deve ser pagar o quanto antes o valor total que você tem, assim os juros param de incidir sobre suas dívidas.

Faça um esforço e coloque suas despesas em dia.