Crédito para Micro Empreendedor Individual

Você abriu o seu MEI e agora pode dar o próximo passo para ver seu negócio crescer

Atualizado em setembro 7, 2021 | Autor: Michelle
Crédito para Micro Empreendedor Individual

Você abriu seu MEI e deu o primeiro passo para empreender. Se você vê grandes oportunidades para expandir seu negócio, porém não tem os recursos necessários para investir e alavancar os resultados, saiba que existem créditos específicos voltados para os microempreendedores individuais, com condições que podem te ajudar a prosperar.

O que é preciso para obter crédito?

De modo geral os bancos exigem que o CNPJ tenha sido criado há pelo menos um ano. No entanto algumas instituições financeiras concedem crédito para MEI para CNPJ que já tenha ao menos 3 meses. Nesse caso as exigências e garantias podem variar, porém saiba que é possível que você consiga o crédito necessário para investir no seu negócio.

Anúncios


A liberação de crédito para micro empreendedores individuais segue os mesmos parâmetros de qualquer empréstimo. O banco irá analisar toda a documentação do seu MEI, e aprovar o crédito de acordo com o perfil financeiro, sua renda ou faturamento mensal.

Qual banco libera crédito para MEI?

Diversos bancos e instituições financeiras disponibilizam crédito para micro empreendedores individuais.

A Caixa Econômica Federal tem, por exemplo, o microcrédito, com taxas de juros de 3,3% ao mês. No entanto, para solicitar o microcrédito é necessário ter conta aberta na Caixa.

Anúncios


Já o Itaú oferece crédito a uma taxa de 3,99% ao mês, porém sem a necessidade de ter conta no banco. Nesse caso é necessário apenas ter registro de MEI.

Outros bancos e instituições financeiras também disponibilizam crédito para microempreendedores individuais. Por isso fique atento às condições oferecidas por cada um deles. Além de buscar as menores taxas de juros, é fundamental que você avalie bem as condições atreladas ao empréstimo e principalmente o valor das parcelas, para saber quanto você realmente conseguirá pagar todo mês.

Linha de crédito Sebrae e Caixa Econômica Federal

Desde abril a Caixa Econômica Federal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anunciaram uma linha de crédito no valor de R$7,5 bilhões, voltada para Microempreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas.

O objetivo principal é financiar o capital de giro das empresas que foram afetadas pela pandemia do coronavírus nesse último ano e possibilitar a manutenção e expansão desses negócios.

Inicialmente, a linha de crédito era destinada a micro e pequenas empresas, que faturavam até 4,8 milhões por ano, porém desde abril os microempreendedores individuais foram incluídos nessa linha de crédito com o objetivo que continuem funcionando e prosperando.

O crédito da Caixa e Sebrae para MEI é de até R$12,5 mil por CNPJ, com carência de 9 meses, prazo de pagamento de até 24 meses e taxa de juros de 1,59% ao mês.

Porém nesse caso a Caixa exige que o CNPJ tenha no mínimo 12 meses ativo. Além disso é necessário que não tenha restrições de crédito, nem no CNPJ, nem no CPF.

Fique atento às taxas de juros e condições de pagamento

Como todo empréstimo, é fundamental que você avalie bem todas as condições oferecidas por cada banco ou instituição financeira.

Quando o assunto é crédito para microempreendedores individuais, as taxas de juros cobradas em cada banco ainda variam muito. Além disso, existe uma série de outras condições impostas ao contrato que muitas vezes passam despercebidas. Por isso fique atento às exigências do banco para concessão do crédito.

Além disso, avalie bem quanto você pode pagar por mês. No começo de qualquer negócio a receita ainda é bastante instável, e se você passar alguns meses mais apertados, o risco de não conseguir pagar as parcelas e ver a dívida crescer com juros é alta.

Por isso tome cuidado para não dar passo maior que a perna e acabar comprometendo o sucesso do seu negócio. As vezes é melhor crescer devagar, de forma sustentável, do que tentar dar um grande salto e acabar vendo tudo ruir.