Ano novo, casa velha? 8 dicas para arrumar geral
Confira um passo-a-passo para que tudo se realize na reforma que vai nascer em 2021
Janeiro ainda está apenas no começo e a casa ou apartamento continuam daquele jeito velho de 2020.
Muita coisa fora do lugar, tantas outras para arrumar. É, o feliz Ano Novo está uma tristeza só de ver a bagunça!
Mas, já que virou o calendário, que tal começar por uma repaginada geral no ambiente que você chamar de lar?
Neste post, vamos te ajudar com oito dicas que facilitarão a sua vida neste desafio que requer um esforço e tanto – inclusive, de criatividade.
Vamos lá, levante do sofá e mãos à obra!
1 – Liste tudo que precisa fazer
O seu primeiro levantamento – além que você já fez do sofá – é listar tudo que você pretende mexer na casa, ao menos por agora.
Vale constar coisas como arrumar o jardim, pintar o muro, trocar a torneira que vive gotejando.
O ideal é fazer aquele ‘tour’ pela casa e anotar tudo. E não adianta desanimar. É apenas o começo. Força e foco!
2 – Planeje os serviços
Feita a lista, a organize, a critério de prioridade, o que deve (ou pode) ser feito agora ou mesmo empurrado para fim da fila.
Consideramos aqui atividades que você mesmo possa executar com tempo, criatividade e algum investimento.
Dependendo do caso, com o devido planejamento financeiro, as melhorias podem demandar a contratação de profissionais especializados.
3 – Elimine o que não serve mais
Depois de saber tudo o que precisa fazer em casa (o que não costuma ser pouca coisa), livre-se do que vai te dar trabalho desnecessário.
Ou seja: faça uma faxina geral, cômodo a cômodo, a elimine tudo que é supérfluo e com o qual pode viver sem (Olha lá, hein!)
Numa dessas, você pode até levantar alguns trocados com a venda de móveis e cacarecos encostados há tempos.
4 – Comece pelo mais simples
Já que a lista ficou grande (ou nem tanto), comece a arrumar por onde você sabe que vai terminar mis rápido no primeiro dia: organize o guarda-roupa, por exemplo.
Não, não se trata de expediente de preguiçoso: trace metas alcançáveis no início para visualizar as primeiras mudanças.
Esta estratégia ajuda seu cérebro a reconhecer o esforço e estimula a continuar firme e forte em seu planejamento.
5 – Faça uma higienização geral
Aproveite para fazer uma higienização geral na casa. Lave janelas e portas, limpe a calha, recolha todo lixo da área externa
No quintal, aliás, elimine tudo que possa servir de maternidade para o mosquito da dengue. Não é só a covid-19 que mata.
Faça uma operação anti-ácaros em travesseiros, colchões, cortinas, tapetes, sofás. O que não lavável, recuperável, troque.
6 – Deixe a cozinha e banheiros em ordem
Falando em higienização há dois lugares na casa que precisam estar permanentemente higienizados, seja qual for a estação do ano.
A começar pela cozinha. O lugar onde você prepara o alimento deve estar sempre asseado e arejado. Mantenha os alimentos em local seguro e confira se há vazamento de gás.
É preciso estar atento a eventuais vazamentos no banheiro, seja no chuveiro, na torneira da pia ou no vaso. É dinheiro que vai para o ralo.
7 – Organize a área de serviço
Aquele canto, espaço ou cômodo da casa ou apartamento utilizado como área de serviço é um ambiente que faz jus ao nome.
Deixe sempre o espaço bem organizado. Cheque o funcionamento de equipamentos e máquinas domésticos. For o caso, leva à manutenção.
Organize um local para deixar suas ferramentas e itens de limpeza sempre à mão, literalmente. E economia de tempo e paciência garantidos.
8 – Altere a ordem das coisas
Ao final de sua saga para deixar a casa ou apartamento com cara de ‘Ano Novo’, dê um grand finale: mude as coisas de lugar.
É um último esforço para deixar o seu lar com uma aparência diferente, agora que está organizado como você queria (ou, pelo menos gostaria).
De preferência, mantenha a nova ordem. A não ser que esteja no pique para começar tudo de novo antes mesmo do ano que vem.