Cuidados para quem vai viajar

Curtir as férias ou um feriado prolongado é o que todos nós mais desejamos no momento, mas o vírus ainda circula livremente e os cuidados precisam ser respeitados

Atualizado em maio 31, 2021 | Autor: Michelle
Cuidados para quem vai viajar

Depois de muitos meses de quarentena e os aeroportos voltando a operar, muitas pessoas estão procurando destinos para curtir as próximas férias ou remarcando as que tiveram que ser adiadas por causa da pandemia. Mas algumas recomendações devem ser seguidas para evitar não só a infecção com o Coronavírus. É preciso estar atento a todas as novas regras de viagens nacionais e internacionais, para evitar despesas extras e transtornos que podem tirar a tranquilidade do seu merecido descanso.

Protocolos de segurança contra o Coronavírus

Em geral, todo o mundo segue as medidas preventivas de distanciamento, uso de máscaras e higienização constante das mãos e objetos. Vamos contar um pouco mais sobre alguns destinos com regras mais duras e dar umas dicas para sua segurança.

Anúncios


A primeira dica é, se sua viagem for internacional, procure identificar os protocolos de uso das máscaras. Alguns lugares, principalmente na Europa, a exigência para lugares fechados como aeroportos, são as máscaras profissionais N95 ou PFF2. Nos Estados Unidos, são exigidas duas máscaras sendo a de pano por cima da máscara cirúrgica. Mesmo que não vá a nenhum desses lugares, previna-se com essas novas condições, com certeza lhe trarão maior proteção.

Nossa dica número 2 vai para o uso do álcool em gel. Se sua viagem for de avião, o limite para os voos nacionais é mais tranquilo, podendo ser levado até 500ml no total das embalagens que estiverem na sua bagagem de mão. Já nos voos internacionais, o limite é de 100ml, incluindo produtos em gel ou pasta. Portanto, se somarmos aos produtos convencionais de higiene como perfumes, desodorantes e creme dental, rapidamente se atinge esse volume. Os passageiros encontram facilmente por todos os aeroportos o álcool gel, e nas aeronaves também são distribuídos, mas vale comprar para carregar consigo uns lencinhos sanitizantes com álcool 70%, que são encontrados em farmácias e supermercados. Isso vai facilitar na hora de limpar sua mala quando recebê-la de volta, limpar todas as superfícies que for sentar, ao tocar em locais como maçanetas e banheiros e em muitas outras situações.

Despacho de bagagem e check-in

O check-in online está sendo obrigatório. O ideal é usar o leitor virtual de QR Code do cartão de embarque no celular. Dê preferência a fazer o check-in no aplicativo da companhia aérea e salve o cartão de embarque. As máquinas de auto serviço funcionam, mas tenham em mente que o papel utilizado nessas maquinas é um papel de impressão térmica, e se por acaso tiver contato com sua mão ainda com algum resquício de álcool gel, as informações da sua passagem irão desaparecer em meios as manchas. Use as máquinas apenas para imprimir as etiquetas de despachar sua bagagem, evitando uma aglomeração da fila.

Teste RT-PCR

Os testes são exigidos para viagens internacionais e precisam ser apresentados tanto na Policial Federal do aeroporto, junto com o passaporte antes do embarque, como na imigração do país de chegada. O teste precisa ter no máximo 72 horas de coleta, até o destino final. Ou seja, se for precisar viajar por mais de 24 horas até desembarcar no país de destino precisa ficar atento a esse prazo. Verifique as restrições de cada lugar, inclusive para voos nacionais, pois as regras mudam com muita frequência.

Seguro viagem

As seguradoras aderiram ao plano de suporte em casos de infecção do Coronavírus durante a viagem. Verifique as coberturas antes de contratar, a exigência do seu destino e existência dessa cláusula no seguro. Alguns países não aceitam dar suporte ou não possuem políticas públicas de saúde emergencial.

Cuidados com agendamentos e cancelamentos

Para não passar por apertos ou constrangimentos, verifique as políticas de reembolso e cancelamento de passagens, hotéis, passeios e aluguéis de carros antes de comprar os pacotes de viagem. Verifique se o local de destino exige uma quarentena, mesmo com a apresentação do teste RT-PCR e se programe para passar mais tempo num país extra, ou alguns dias a mais no hotel, as vezes essa exigência também pode acontecer na volta.

Muitos países estão avançando na vacinação e abrindo as fronteiras, mas a pandemia nos surpreende todos os dias, o mundo e a ciência ainda não conseguiram desenvolver uma segurança mais econômica e mais prática que o isolamento, esteja atento as cidades que pretende viajar, como anda a evolução dos casos, para não se surpreender com um possível lockdown e acabar não podendo aproveitar nada da cidade.