Cúrcuma conheça os benefícios e saiba como utilizar

Uma especiaria da culinária e um medicamento natural, conheça a potência do pó dourado da Índia

Atualizado em abril 6, 2021 | Autor: Michelle
Cúrcuma conheça os benefícios e saiba como utilizar

A cúrcuma é uma planta de origem asiática usada na culinária, e medicina popular. É também conhecida como Açafrão-da-Terra e gengibre dourado devido a sua cor alaranjada que além dos benefícios a saúde dá uma coloração especial aos alimentos e realça os sabores.

A cúrcuma chegou ao Brasil na década de 80, mas hoje é cultivada em todo o país, no preparo de vários tipos de alimentos e na indústria têxtil para dar cor aos tecidos. A cúrcuma é uma planta que possui um tipo de rizoma, um caule que cresce horizontalmente embaixo do solo, essa é a parte mais utilizada da planta que pode ser consumida tanto fresca, como desidratada e moída até ser transformada num pó, que é a forma mais encontrada nos supermercados brasileiros.

Anúncios


Alguns países como nos Estados Unidos utilizam a cúrcuma na fabricação de produtos industrializados para dar coloração já que a legislação do país proíbe uso de corantes sintéticos.

 

Benefícios à saúde

Originalmente a cúrcuma era utilizada apenas com uso medicinal pelos indianos, devido às suas propriedades anti-inflamatória e antibacteriana, com o tempo o foi se descobrindo muitos outros benefícios à saúde com a utilização dessa especiaria nos alimentos.

A cúrcuma detém propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células, ajudam a melhorar a digestão, combate resfriados e gripes, fortalecendo o sistema imunológico, evita crise de asma, ajuda a desintoxicar e tratar problemas do fígado, reduz o colesterol, melhora a aparência da acne e psoríase, ação anti-inflamatória, e antifúngica, é um diurético natural.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, estudaram 40 pessoas com algum tipo de dificuldade na memória. Foram feitas análises com exames de tomografia e comportamental, ao final da pesquisa os pacientes que consumiram a cúrcuma, tiveram melhora da memória em 28%. Os efeitos são muito importantes para doenças que atacam o sistema nervoso ocasionados pela demência e o Alzheimer, pois comprova o poder reparador das substâncias antioxidantes da cúrcuma.

Também contribui no tratamento de diabetes tipo 2, é um antitumoral aliado no tratamento de câncer, prevenindo o crescimento das células cancerígenas. Diminuir dores causadas por artrite, estimula a regeneração muscular, protege o pulmão da formação de fibrose pulmonar e trombo embolias.

Como usar a cúrcuma

Na culinária

Nas receitas, a cúrcuma é bastante usada como tempero para carnes vermelhas, peixes e frangos. No preparo de cozidos e sopas, pitadas adicionadas às batatas assadas. Também podem ser adicionadas em cremes, no arroz refogado, cozimento de feijões e em algumas saladas. É importante lembrar que o sabor da cúrcuma é forte e levemente picante, deve ser administrado com cautela pois além de deixar uma coloração bastante ressaltada nos alimentos, esse tempero pode deixá-los um pouco amargos.

Uso medicinal

A ingestão como tempero isolado, terá baixa absorção pelo organismo quando utilizada somente nos alimentos, os benefícios são bem mais efetivos usando da maneira medicinal.

A potencialização dos efeitos da cúrcuma no organismo deve ser administrada com azeite ou óleo de coco, e a pimenta preta.

Misture, uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco, com uma colher de chá de cúrcuma, e uma pitada de pimenta.  Você pode tomar puro, fracionando essa quantidade 3x ao dia antes das principais refeições ou se preferir adicionar as saladas.

As folhas da planta também são utilizadas na infusão de chás terapêuticos, mas é mais difícil encontra-las.

No tratamento de problemas de pele, como acne e psoríase, você pode adicionar:

Meia colher de chá de cúrcuma, a uma colher de sopa de mel natural de abelha, adicionando óleos essenciais ou óleo de coco que ajuda na diluição do pó.

Misture bem até ficar homogêneo, e deixe na pele por 15 minutos. Além da ação anti-inflamatória, a misturinha vai hidratar e ajudar a renovar as células mortas da sua pele.