O mercado está cada vez mais competitivo, exigindo que os profissionais estejam sempre se atualizando para conseguirem avançar em suas carreiras.

Os cursos de formação e especialização são ótimas ferramentas para aprender sobre determinada área e incrementar o currículo.

Sendo assim, o Alto Tietê Web criou este post com diversas plataformas que oferecem cursos gratuitos para profissionais de diversas. Além disso, todas elas oferecem cursos online, então você pode fazer tudo no conforto de sua casa.

Todas as opções da nossa lista estão em português, então qualquer um pode aproveitar os cursos!

A seguir, confira a lista com as plataformas gratuitas!

Senai

O Senai é famoso por seus cursos profissionalizantes, que são ótimos tanto para quem está começando, quanto para quem quer dar uma incrementada no currículo ou mudar de carreira.

Os cursos virtuais gratuitos do Senai apresentam noções básicas de diversas áreas diferentes. Lógica de programação, logística, empreendedorismo, desenho arquitetônico e tecnologia da informação e comunicação são exemplos de cursos que podem ser feitos por meio do Senai.

Coursera

O Coursera é um site super completo, e possui diversas opções de cursos online para praticamente todas as áreas. O destaque desse site é que os cursos são criados por diversas universidade renomadas do mundo todo.

Os cursos são totalmente online, e além de cursos básicos, o site também possui especializações e certificações profissionais.

Entretanto, nem todos os cursos são totalmente gratuitos. Em alguns casos, é necessário pagar somente pelo certificado. Porém, o valor é acessível.

O Coursera oferece cursos sobre algoritmos para programação, design, área empresarial, entre outros.

Anúncios

LinkedIn Learning

O LinkedIn Learning é uma plataforma de cursos da rede social Linkedin. Nela, há diversas opções de cursos pagos, mas o Trabalho Remoto: Colaboração foco e produtividade, é uma opção gratuita essencial aos dias de hoje.

Afinal de contas, o home office já é uma realidade, sendo importante que os trabalhadores se adaptem a ela.

Portanto., o curso Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade, se torna essencial para quem quer se adaptar a essa realidade, e se dar bem trabalhando em home office.

Fundação Getúlio Vargas

Os cursos online e gratuitos da Fundação Getúlio Vargas, também conhecida pela sigla FGV, são outra excelente opção para quem quer turbinar a carreira e conseguir melhores oportunidades de trabalho.

A FGV faz parte da instituição internacional OpenCourseWare Consortium (OCWC), o que garante a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição. Além disso, alguns de seus cursos são patrocinados por empresas e bancos de renome, como o Itaú.

É possível encontrar cursos sobre direito, gestão empresarial, segurança digital, entre outros.

Endeavor

Se você quer melhorar sua carreira enquanto empreendedor, por que não fazer um curso em uma das maiores empresas da área? A Endeavor é uma empresa americana, que possui sede em Nova York, mas que também atua no Brasil. Ela foi criada em 1997, e é uma das referências na área.

A empresa oferece 18 cursos online e gratuitos em seu site. O conteúdo dos cursos vão agradar tanto os empreendedores iniciantes, quanto os experientes.

Sendo assim, há cursos para montar um negócio, para recrutamento de pessoal, planejamento estratégico, finanças básicas para empreendedores, gestão de pessoas, dentre outros.

Duolingo

Hoje em dia, falar mais de um idioma é essencial para quem quer impulsionar a carreira. Sendo assim, o Duolingo é uma ótima ferramenta para aprender inglês ou outro idioma que possa beneficiar a sua carreira.

Os cursos do site são totalmente gratuitos, e você pode aprender vários idiomas. Há uma opção paga, entretanto, é possível aprender muito fazendo todos os exercícios disponibilizados pelo site.

Dá para aproveitar os cursos do Duolingo usando o seu aplicativo para smartphones, ou por meio do site.

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, administrada pelo banco de mesmo nome, também é oferece cursos online e gratuitos que vão ajudar você a subir na carreira e a se destacar no mercado. Inclusive, boa parte dos cursos oferecem certificados gratuitos.

O destaque aqui são os cursos de informática e tecnologia, que possuem opção para iniciantes e experientes. Há conteúdo para administração de bancos de dados, desenvolvimentos de apps para Android, web design, entre outros.

Entretanto, há diversos cursos em outras áreas, que também vão agradar que não trabalha com tecnologias. Além da tecnologia, há cursos voltados para administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional e educação.

Rock University

A Rock University é a plataforma de cursos online da Rock Content, empresa de marketing de conteúdo. Os cursos da plataforma são voltados para a área de marketing, portanto, se essa é a sua área, vale a pena conferir os cursos.

Na plataforma, você aprende sobre marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound e outbound marketing. Além disso, há um curso voltado para o desenvolvimento de sites por meio do WordPress.

Sendo assim, os cursos são imperdíveis para quem trabalha ou quer trabalhar com o marketing, e ter destaque no mercado.

Veduca

A Veduca, a última plataforma da nossa lista, possui cursos produzidos por professores da USP e de diversas outras universidades mundo a fora. A instituição também possui parceria com a BM&FBOVESPA, e outras instituições.

A plataforma oferece cursos sobre planejamento estratégico, marketing e também sobre outras áreas.

Os cursos são online e gratuitos, mas se você quiser o certificado, terá que pagar um determinado valor.