A sociedade vem mudando. É inegável a variação de opções de aprendizado e o surgimento de várias novas profissões e formas de empreender. Essa demanda de novos empreendimentos e modos de trabalho fez dos cursos de aprendizado e aperfeiçoamento uma necessidade.

Mas com o isolamento social dos últimos tempos de pandemia, a opção por cursos presenciais deixou de ser uma opção na maioria dos casos. Foi então que os cursos on-line se estabeleceram como a alternativa de aprendizado na lacuna das escolas normais.

Veio pra ficar?

Ao que parece a tendência é de que as aulas on-line se estabeleçam não só nos cursos extracurriculares, mas também no ensino formal, como nas escolas de ensino básico, ensino médio e cursos superiores.

Durante a crise, as escolas e universidade viram no EAD (Ensino à Distância) uma forma de continuar com o conteúdo programático e cumprir com o cronograma de ensino. Com essa experiência dando certo em muitos aspectos, algumas escolas e universidades optaram por manter o ensino on-line, pelo menos até que se passe essa crise de saúde pública mundial.

Que tipos de curso estão disponíveis?

As opções são tantas que dificilmente alguém se atreveria a quantificá-las. Os cursos podem ir de um simples profissional passando conhecimentos de como iniciar em determinada profissão a, até mesmo, cursos com reconhecimento acadêmico internacional.

Os cursos on-line têm de comum entre si a demanda da sociedade. Com a necessidade de se aperfeiçoar durante a crise do covid-19, as pessoas buscaram na internet uma forma de não se estagnarem nos seus conhecimentos ou mesmo buscar qualificar-se para retornar ao mercado assim que possível.

Qual curso escolher?

A questão tem mais a ver com o que você quer e o que você precisa. Os cursos on-line, além de sua quase infinita variedade, também atingem vários níveis e especificações. Por exemplo, você encontra curso de idioma inglês, básico, mediano, avançado. Também encontra curso de inglês instrumental para áreas específicas e curso de inglês para conversação direcionado ao turismo. Assim, dependendo de seu interesse, pode encontrar um curso mais completo e mais longo, ou um curso mais curto e específico.

Decidindo sobre o que quer aprender, fica mais fácil de decidir sobre qual curso procurar. O seu objetivo com o aprendizado deve ser o norte de seu curso, para que não seja frustrante a escolha de algo que não era o que você procurava.

Existem plataformas de ensino?

Sim. E várias. Hoje em dia alguns cursos já conhecidos em educação presencial também disponibilizam em sua plataforma cursos on-line. Entre os mais conhecidos estão o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e sua plataforma Senac-EAD; e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com sua plataforma Senai-EAD.

Fora estes, temos também outras boas plataformas de ensino a distância, onde você encontra uma série de cursos disponíveis, sendo os principais:

A Eduk (eduK) com cursos mais específicos, esta plataforma tem um boa aceitação dos alunos com cursos relativamente curtos e que permitem se matricular vários cursos diferentes ou complementares na mesma assinatura.

Anúncios


A FaSouza (FaSouza) é, na verdade, uma faculdade mineira e que oferece mais de 70 cursos de capacitação profissional/atividades complementares gratuitos. Devidamente regulamentada pelo MEC a plataforma EAD da faculdade dá certificação de conclusão de curso que é reconhecido em provas de títulos de concursos públicos.

A plataforma da Udemy (Udemy) também é uma das mais procuradas para a qualificação on-line. Vários cursos podem ser acessados e assistidos ao mesmo tempo ou sequencialmente, com destaque para o aprendizado digital.

Por fim, com exceção de cursos mais técnicos, que demandam uso de maquinários ou laboratórios, os cursos on-line hoje não devem nada para outros cursos presenciais, sendo possível aplicação de provas, acompanhamento de trabalhos e acesso ao professor. Escolha um e bons estudos.