O ensino à distância, conhecido pela sigla EAD, tem hoje em dia uma aplicabilidade muito mais ampla. A variação de opções de aprendizado atualmente é muito grande, e com a tecnologia, o surgimento de várias novas profissões e formas de empreender também está crescendo.
Essa demanda de novos empreendimentos e modos de trabalho fez dos cursos de aprendizado e aperfeiçoamento uma necessidade. E a modalidade EAD é uma mão na roda para muita gente que deseja aprender e não tem muito tempo, nem dinheiro.
Os cursos de formação e especialização são ótimas ferramentas para aprender sobre determinada área e incrementar o currículo, e várias plataformas de ensino se consagram, trazendo bons profissionais para ministrar seus cursos online e a variedade das capacitações é enorme!
Se você deseja investir em um curso técnico para melhorar o seu currículo e estar mais capacitado para o mercado de trabalho, confira algumas dicas para fazer uma boa escolha.

É importante pesquisar!

As opções são tantas que dificilmente alguém se atreveria a quantificá-las. Os cursos podem ir de um simples profissional passando conhecimentos de como iniciar em determinada profissão a, até mesmo, cursos com reconhecimento acadêmico internacional.
Na internet você vai encontrar milhares de instituições desse tipo, mas esteja atento e pesquise! Existem algumas ferramentas de curso online, onde qualquer pessoa pode criar um curso e vender como sendo profissional.
Se você deseja atuar no mercado de trabalho ou colocar como atividade complementar a sua faculdade, fique atento a origem do curso, ao profissional que ministra as aulas, e se o curso possui certificado.

Por que estudar online?

Bom, se você ainda tem um pé atrás quanto ao ensino à distância, existem alguns fatores que são bem vantajosos para os alunos. A questão econômica, por exemplo, influencia bastante na decisão para um curso EAD.
Além disso, os alunos relatam outros benefícios em estudar à distância, como horário flexível, autonomia de estudo, economia de dinheiro e tempo com deslocamentos, métodos mais dinâmicos e flexíveis, entre outros.

Plataformas gratuitas para se especializar

Por sorte, a internet tem ajudado muito as pessoas a desenvolverem suas habilidades. Por isso, trouxemos alguns sites confiáveis que oferecem cursos GRÁTIS nas mais diversas áreas profissionais.

Senai

O Senai é famoso por seus cursos profissionalizantes, que são ótimos tanto para quem está começando, quanto para quem quer dar uma incrementada no currículo ou mudar de carreira.
Os cursos virtuais gratuitos do Senai apresentam noções básicas de diversas áreas diferentes. Lógica de programação, logística, empreendedorismo, desenho arquitetônico e tecnologia da informação e comunicação são exemplos de cursos que podem ser feitos por meio do Senai.

Coursera

O Coursera é um site super completo que oferece cursos criados por diversas universidade renomadas do mundo todo!
Os cursos são totalmente online, e além de cursos básicos, o site também possui especializações e certificações profissionais.
Entretanto, nem todos os cursos são totalmente gratuitos. Em alguns casos, é necessário pagar somente pelo certificado, mas com um valor bem acessível.

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, administrada pelo banco de mesmo nome, também é oferece cursos online e gratuitos que vão ajudar você a subir na carreira e a se destacar no mercado. Inclusive, boa parte dos cursos oferecem certificados gratuitos.
O destaque são os cursos de informática e tecnologia, que possuem opção para iniciantes e experientes. Há conteúdo para administração de bancos de dados, desenvolvimentos de apps para Android, web design, entre outros.
Além da tecnologia, há cursos voltados para administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal, profissional e educação.
E aí, gostou do conteúdo? Então, clique aqui embaixo e veja dicas de faculdades para você fazer seu MBA de forma online: