Como controlar o custo de acúmulo das suas milhas e pontos

Saiba como controlar o custo de acúmulo das suas milhas e pontos e veja qual a importância disso

Atualizado em janeiro 3, 2024 | Autor: Michelle
Como controlar o custo de acúmulo das suas milhas e pontos

Você sabe como controlar o custo de acúmulo das suas milhas? Então, veja a importância de controlar a geração de pontos e milhas para o “barato não sair caro”.

Mas, afinal, por que controlar o custo de geração das milhas?

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Elementar, meu caro Watson, afinal, ao saber quanto você está gastando para emitir passagens com suas milhas, você saberá se está valendo a pena o cartão que você tem.
Além disso, fazendo este controle, você pode comparar o custo de geração de milhas entre diferentes programas de fidelidade para saber se você tem o programa adequado.
Ou seja, essa tarefa ajuda a descobrir novas maneiras acúmulo de milhas e pontos por um preço mais baixo.
Então, cola neste post e saiba tudo sobre o assunto.

Sugestão para controlar o custo de geração das milhas e pontos

Se a sua pergunta é porque controlar a geração de milhas e pontos, novamente vamos te explicar o bê-a-bá das milhas, série criada pelo ATW para te ajudar neste assunto.
Em primeiro lugar, milhas e pontos são uma forma de gerar valor, ou seja, acumular grana para viajar.

Contudo, você precisa entender o custo de acúmulo dessas recompensas para não gastar mais do que o necessário, quando “o barato sai caro”.
Sendo assim, há duas principais razões para controlar o custo de geração de milhas e pontos.
A primeira delas é para saber quanto você está gastando para emitir passagens e reservar hospedagens com milhas.
E, a segunda, é para comparar o custo na geração das milhas para saber se você tem o cartão de crédito ideal ou se você está no programas de fidelidade indicado para você.
Sendo assim, como controlar o custo de acúmulo de milhas e pontos?

Simples, você deve seguir os estes passos e vai ter as respostas na ponta do lápis:
1-Crie uma planilha para cada programa de fidelidade que você utiliza.
2-Nesta planilha, coloque as transações com milhas ou pontos, seja acúmulos ou resgates.
3-A partir disso, analise seus custos com anuidades de cartão, mensalidade da conta corrente no banco e as taxas bancárias ligadas ao assunto.
4-Coloque no papel, também, o custo de compra de milhas ou dos pontos, da mesma forma que o custo de assinatura de clubes de milhas.

Veja um exemplo prático de como controlar suas milhas

E, então, vamos a um exemplo prático para te ajudar a entender mais o assunto.
Sendo assim, digamos que você tenha um cartão de crédito A, da categoria Infinite, com anuidade de R$600.
Então, neste mês de janeiro você vai gastar R$5.000 com esse cartão (na fatura) e acumular 20.000 pontos no programa.

Desta forma, o custo de geração das milhas no programa (seja TudoAzul, Smiles ou LATAM Pass, por exemplo) no mês de janeiro é de R$ 30. Mas, como assim?
Simples, é R$ 600 dividido por 20.000.

Sendo assim, com esse cálculo, você pode comparar o custo de geração de milhas do seu programa com os outros programas.
Por exemplo, se o seu programa é o LATAM Pass e você descobrir que o custo de geração de milhas Smiles seria de R$ 40, então, você está no programa mais vantajoso.
Então, vale a pena controlar o custo de acúmulo das suas milhas e pontos?
Com certeza, pois controlar o custo de acúmulo de milhas e pontos é uma prática essencial para você aproveitar ao máximo o valor desses ativos.
Sendo assim, com um pouco de organização, você pode saber exatamente quanto está gastando para emitir passagens.

Veja como controlar o custo de acúmulo das suas milhas

Desta forma, para te ajudar nesta tarefa, há uma plataforma que pode ser “uma mão na roda” e te ajudar a ser mais rápido e eficiente.

Então, como exemplo, veja como funciona a conversão de transferência para o ALL, o programa de fidelidade da rede de hotéis Accor.

Fizemos a análise, considerando os 3 maiores programas atrelados a companhias aéreas brasileiras para o ALL da Accor.

Sendo assim, veja os melhores ratios de transferência para o ALL:

Smiles para ALL – 5 por 1 para clientes do Clube Smiles ou com status Diamante;
LATAM Pass para ALL – 5,68 por 1 para todos os clientes;
TudoAzul para ALL – 8 por 1 para clientes do Clube TudoAzul ou com status Diamante.
Sendo assim, o TudoAzul tem o pior ratio de conversão, enquanto a Smiles tem o melhor.