Dengue: saiba como se cuidar

Como o isolamento social pode contribuir para aumentar os casos de dengue, veja os novos cuidados

Atualizado em julho 28, 2022 | Autor: Michelle Verginassi
Dengue: saiba como se cuidar

A pandemia do coronavírus, além de desviar a atenção da população para outras crises sanitárias do país, ainda gera discussões sobre sua seriedade entre algumas pessoas que são céticas aos fatos.

Por conta disso, circulou pelo WhatsApp e em algumas redes sociais que não haviam sido registrados casos de dengue no país em 2021, além de quase não ter existido em 2020.

Essa fake news provavelmente segue uma linha de pensamento em que alguns acreditam que tantos casos divulgados do coronavírus, sejam mascarados de outras doenças. Mas o Ministério da Saúde continua publicando o boletim epidemiológico no site do Governo Federal, mostrando todo o monitoramento da dengue e de outras doenças. O problema com esse tipo de divulgação falsa é que pode contribuir para um relaxamento dos cuidados com a doença e assim ela acabar atingindo maiores proporções.

A dengue também mata e, quando o mosquito transmite Zika e Chikungunya, deixam sequelas. Só existe uma forma de garantir nossa segurança, é continuar eliminando os pontos de água parada.

Como o isolamento pode aumentar os casos de dengue?

Com os problemas sociais e econômicos que a pandemia trouxe, houve um aumento de casas e terrenos abandonados com muito lixo acumulado.

Os agentes de saúde que visitam residências em comunidades de risco passaram a entrar menos nas casas e muitas pessoas não sabem ainda como cuidar de água parada e dos ralos.

É importante lembrar que com empresas fechadas por determinado tempo, é possível que alguém esqueça plantas acumulando água, sanitários abertos, água do ar-condicionado e os próprios ralos desses locais estejam todos sem a devida proteção.

O mosquito da dengue gosta de água limpa, e se reproduz muito rápido, é preciso ficar atento para os cuidados necessários de prevenção.

Como evitar os focos de criadouro do mosquito?

Parece simples e redundante falar sobre como se combate o mosquito da dengue, mas assim como o coronavírus, a profilaxia é simples e barata. Porém, ainda as pessoas não seguem e ambas as doenças continuam a surgir em nosso meio.

Dicas para continuar mantendo os cuidados contra a dengue:

  • Troque a água dos Pets diariamente
  • Use vasos de plantas com areia
  • Esteja atento a algumas plantas que acumulam água nas folhas e nas flores
  • Vire todo tipo de garrafa, balde ou vasilhame que ficar exposto a chuva
  • Cubra cisternas, poços e caixas d’agua com uma tampa, ou tela fina
  • Cuide de calhas e quedas d’agua. Ao chover certifique-se de escoar toda a água, desobstrua a passagem retirando folhas secas e outras coisas que possam se acumular.
  • Cheque atrás da máquina de lavar roupa para ver se não vazou água e seque.
  • Refrigeradores de degelo seco, possuem um dispenser atrás por onde a água descongelada fica acumulada, se você possui um modelo desses, procure verificar se não tem água parada lá.
  • Esvazie diariamente baldes que acumulam água do ar-condicionado.
  • Coloque diariamente sal grosso ou cloro em ralos se não puder receber agentes de saúde em casa.

Dicas para o novo perfil de isolamento social

  • Se conhecer alguma residência ou estabelecimento comercial que está fechado e sem movimentos diários, procure conversar com o proprietário ou responsável para manter fechados os sanitários e colocar sal grosso ou cloro nos ralos.
  • Ao se deparar com terrenos vazios próximos a sua casa, sendo eles particulares ou não, chame um órgão da vigilância sanitária da sua cidade para eliminar os focos do mosquito que possam existir nesses locais.

Aqui você pode achar a secretaria de saúde de todos os estados:

http://www.saude.sp.gov.br