Despesas mensais para cortar e otimizar o orçamento
Saiba como aproveitar o seu dinheiro da melhor forma e, de quebra, ainda economizar no seu orçamento

Economizar dinheiro parece ser a missão da vida de todo mundo, né? A gente sempre procura guardar uma grana para fazer isso, ou aquilo, e nunca chega a hora de usar ou de realizar o sonho.
Obviamente porque guardar dinheiro não é uma tarefa tão fácil assim. Esse dom é para poucos, mas também não é impossível!
Geralmente, consideramos as despesas domésticas como obrigatórias e nem consideramos repensar ou reduzir alguns gastos.
O que não consideramos é que existem algumas despesas que não são fixas e que podem ser readaptadas caso o orçamento esteja apertado.
O que é orçamento doméstico?
O orçamento doméstico é essencial para você saber tudo sobre as despesas que você tem na sua casa. É um simples exercício que pode ajudar (e muito) no controle das despesas domésticas.
A partir desse orçamento, você consegue planejar mensalmente os seus gastos com segurança e estabilidade. E, assim, você consegue visualizar como o seu dinheiro está sendo gasto e como você pode otimizar tudo isso.
Vamos começar
Para começar, você vai precisar de um tempinho livre para refletir sobre alguns pontos da sua vida financeira.
Primeiro, respire fundo e faça algumas perguntas que só você pode responder: qual é a sua renda familiar, quanto você gasta mensalmente e com o que você gasta, quais são os maiores custos fixos, qual é a dívida… enfim, tudo isso importa para saber com o que estamos lidando.
Coloque tudo na ponta do lápis:
● Quanto que eu gasto fixamente todo mês?
● Com o quê eu gasto? (Liste categorias)
● Quanto eu gasto nessa categoria?
Veja despesas mensais para cortar e otimizar o orçamento
Agora você sabe quais são as coisas mais fáceis para cortar as despesas. Por isso, nós listamos 10 despesas mensais que podem ser adequadas para você economizar e otimizar o seu orçamento doméstico. Vem conferir!
Faça uma lista de supermercado
Diversos supermercados têm uma rotina semanal com ofertas voltadas para diversos produtos. Por isso, procure as ofertas para o que você precisa e aproveite – sem abusar, claro.
Cancele os serviços que você não usa
Sem dó, nem piedade, ok? Academia que você vai duas vezes por mês? Pode cortar. Netflix que você assiste de vez em quando? Corta! TV a cabo sendo que você nem fica em casa? Cortaaaa!
Troque seu plano de internet e telefone
Se você está pagando por um plano com mais serviços do que você usa, essa ideia não está sendo muito inteligente, né? Então, pesquise um plano mais básico que se adapte ao que você realmente usa!
Abuse dos cupons de desconto
Diversos sites disponibilizam cupons próprios para a plataforma, principalmente para a primeira compra. Mas, além disso, outros sites externos oferecem exclusivamente o serviço de divulgação de cupons de desconto, como o Cuponation ou Mélliuz, por exemplo.
Antes de comprar algo, pesquise no navegador “cupom de desconto na loja tal”, quase sempre algum vai funcionar.
Economize na conta de luz e água
Banhos mais rápidos são uma ótima dica, além do reaproveitamento de água. Você também pode — e deve — desligar os equipamentos da tomada quando não estão em uso!
Use cashback
Existem várias plataformas que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta. Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles.
Existem também alguns aplicativos para compra digital (PicPay, RecargaPay, Ame Digital) que oferecem uma porcentagem de volta caso você utilize algum serviço pela plataforma, como pagamento de boletos ou recarga de celular.