Hoje é 12 de novembro, o Dia Nacional do Supermercado! Mas por que isso é comemorado nessa data?

O motivo por trás dessa homenagem é a Lei 7.208, sancionada em 1968, que regulamentou a atividade dos supermercados no Brasil. Desde então, a data é comemorada por diversos supermercados no país inteiro.

Para comemorar o Dia do Supermercado, o Alto Tietê Web elaborou um post especial, cheio de dicas para você economizar bastante nas suas compras! São dicas super práticas, que podem ser praticadas por qualquer família!

Confira cada uma delas a seguir.

1 Planeje as suas compras

A primeira dica para aproveitar o Dia do Supermercado e economizar muito nas compras é a seguinte:  planeje-se e crie uma lista de compras. Ao fazer isso, você saberá o que realmente precisa comprar.

Para isso, avalie quais produtos precisam ser comprados de acordo com a sua necessidade e a das pessoas que vivem com você. Dessa forma, você consegue ter uma noção do que realmente precisa ser comprado.

Ao saber quais são os produtos necessários, você pode elaborar a sua lista de compras. Organize a sua lista de acordo com o tipo de produtos, ou seja, faça uma seção com os alimentos, frutas, etc. Isso pode deixar as suas compras mais práticas.

Você pode fazer a sua lista em uma folha de papel ou em um aplicativo para o seu celular. O que você não pode deixar de fazer é ter disciplina e só comprar o que está na lista, para garantir a economia.

2 Pesquise os preços antes de fazer as compras

Pesquisar os preços em diversos supermercados diferentes é a segunda coisa a ser feita por quem quer economizar no Dia do Supermercado.

Para fazer isso, reserve um tempo para pesquisar o preço de cada item da sua lista em diferentes locais. Dê preferência aos locais com um menor preço, mesmo que o supermercado fique mais longe da sua casa.

Muitas vezes, compramos em um local por causa do conforto. Entretanto, você pode economizar um bom dinheiro se der preferência aos locais mais baratos.

Anúncios

3 Estabeleça um limite de gastos

Com a lista pronta e a média de preços em mente, estabeleça um limite a ser gasto em suas compras. Tente dividir seus gastos em diferentes categorias, e estabeleça um limite para cada uma delas. Isso pode te ajudar a economizar.

Ao limitar seus gastos, você se sente estimulado a procurar por promoções e escolher marcas com um preço mais acessível.

4 Compras semanais ou mensais: qual a melhor opção?

A resposta para essa pergunta vai depender das suas necessidades e dos seus hábitos alimentares. O mais recomendado é observar a sua lista e definir quais produtos podem ser comprados mensalmente e quais precisam ser comprados semanalmente.

Geralmente, os produtos que podem ser comprados mensalmente são os alimentos, como feijão e arroz, não perecíveis e material de limpeza e higiene pessoal, como detergente, papel higiênico e sabonetes. Entretanto, é bom tomar cuidado para não comprar coisas em excesso.

As frutas e verduras, por exemplo, possuem um prazo de validade menor. Portanto, podem ser compradas semanalmente, para evitar desperdícios. O mesmo vale para pães e outros produtos de padaria.

5 Não vá ao supermercado quando estiver com pressa ou fome

A pressa e a fome podem ser inimigas da economia! Quando você está com pressa e vai ao supermercado, a tendência é comprar o primeiro produto que você encontrar pela frente, e acaba gastando mais do que deveria.

Portanto, é muito importante reservar um tempo só para ir ao supermercado. Assim, você consegue pesquisar os preços com mais calma, e não corre o risco de gastar mais do que deveria.

Já ir ao supermercado com fome, também traz a possibilidade de gastar mais do que o planejamento, pois a tendência é comprar mais alimentos do que deveria. Portanto, faça um lanche antes de ir ao supermercado e evite gastos desnecessários.

6 Pense duas vezes antes de levar as crianças ao supermercado

Levar crianças no supermercado pode trazer a oportunidade de ensiná-las sobre economia desde cedo. O que é uma ótima vantagem.

Entretanto, as crianças podem ficar interessadas em produtos que não estão na sua lista de compras, e você pode acabar cedendo ao desejo delas, gastando com algo que não deveria.

Portanto, é muito importante avaliar se é ou não uma boa ideia levar crianças na hora das compras.

7 Faça compras no atacado

Os atacados também são um tipo de supermercado, então eles também serão incluídos nesse post especial para comemorar o Dia do Supermercado. Afinal, os atacados são uma grande fonte de economia, pois ele oferecem produtos por um preço mais baixo que o varejo. Entretanto, é preciso estar atento a uma coisa antes de fazer compras em atacadistas.

Você deve prestar atenção na data de validade dos produtos. Só vale a pena comprar produtos com um prazo de validade longo, desde que você e sua família possam consumi-los dentro do prazo. Se não, pode haver desperdício.

8 Compre as frutas e verduras da estação

As frutas e verduras colhidas na estão possuem um preço menor que as demais. Portanto, faça uma pesquisa para saber quais são os produtos colhidos em cada estação, para saber o que comprar no sacolão.

Além da economizar, você irá consumir produtos mais frescos e saudáveis, e ainda poderá variar o cardápio!

 

Essas foram as dicas do Alto Tiete Web! Agora é só colocá-las em prática para  economizar bastante, e aproveitar o Dia do Supermercado da melhor forma possível.