Dicas essenciais para comprar um carro de maneira econômica
As nossas dicas vão ajudar você a se organizar financeiramente para comprar um carro!
Comprar um carro próprio pode trazer muito conforto para a sua vida. No entanto, é preciso se programar bastante antes de comprar um veículo, pois o seu preço é bem alto!
Pensando nisso, nós criamos este post com algumas dicas que vão te ajudar a se organizar para realizar esse sonho. Confira!
Analise as suas finanças
Antes de começar a pesquisar a faixa de preço de um determinado modelo de carro, é necessário parar para analisar as suas finanças. Afinal, é necessário saber qual carro cabe no seu orçamento antes de tudo.
Uma análise financeira precisa de um orçamento para ser feita. Dessa forma, se você ainda não possui um orçamento, está na hora de fazer um!
Para isso, você pode usar uma planilha, em que você deverá registrar todas as suas receitas (fontes de renda) e despesas. Ao fazer isso, você consegue ter uma boa noção da sua situação financeira, e ainda poderá verificar quais gastos podem ser cortados.
Com o orçamento em mãos, você deverá analisar a sua situação financeira atual, e fazer um planejamento de médio a longo prazo. Dessa forma, você se organiza para o caso de fazer um financiamento.
Não se esqueça de considerar, além das parcelas do financiamento, as demais taxas e despesas que um carro pode trazer. Estamos falando aqui dos gastos com IPVA, seguro, manutenção, etc.
Terminada a análise, você saberá o quanto é possível pagar em um carro, e qual a forma de pagamento mais adequada ao seu orçamento.
O carro será usado para que fim?
Essa pergunta deve ser feita antes de você começar a pesquisar para comprar um carro. Ter em mente a finalidade do carro ajuda a escolher um modelo de acordo com suas necessidades.
Portanto, considere a sua rotina na hora de escolher o veículo. Não adianta nada querer comprar um modelo muito potente se você não precisa disso no seu dia a dia.
Dessa forma, você pode evitar gastos excessivos, e terá um modelo que combina com o seu estilo de vida.
Pesquise preços com muita atenção
Você já tem uma boa noção da sua situação financeira e sabe qual a finalidade do carro, então chegou a hora de pesquisar os preços!
É muito importante controlar os impulsos e não comprar o primeiro carro que vir pela frente. Desse modo, pesquise o preço em diferentes concessionárias, pois a diferença de preço entre uma e outra pode ser bem grande.
Portanto, reserva um tempo para fazer uma boa pesquisa, e fique atento aos descontos e promoções!
Vale a pena comprar um carro usado?
Comprar um carro usado pode ser uma possibilidade, já que do ponto de vista financeiro, essa opção pode ser vantajosa. Portanto, avalie se comprar um carro novo é realmente a melhor opção.
O carro novo, como já sabemos, possui muitas vantagens em comparação com um carro usado. Ele vem direto da fábrica, nunca teve um dono, e não há a necessidade de avaliar as condições do veículo. No entanto, um carro zero pode custar bem caro, o que é um problema se você não possuir muito dinheiro.
Um carro usado pode pesar muito menos no seu bolso. Isso é realmente uma grande vantagem, já que um carro novo custa muito mais caro. Entretanto, você precisa ficar bem atento.
Primeiramente, procure saber o histórico do veículo. Ele já sofreu algum tipo de acidente? Qual a quilometragem do carro? Qual o ano do veículo? O modelo já está muito ultrapassado?
Esses são apenas algumas características que devem ser observadas durante a compra. Um carro com muitos problemas pode trazer custos extras e, portanto, pode não haver economia nenhuma na compra de um usado.
É melhor fazer um financiamento ou um consórcio?
Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa clara: o pagamento à vista é sempre a melhor opção. Só que um carro custa bem caro, e não é todo mundo que consegue pagar à vista.
Nesse cenário, existe a possibilidade de parcelar o veículo. Existem duas opções de parcelamento: o financiamento e o consórcio. A seguir, faremos uma breve análise sobre as duas alternativas.
Financiamento
No financiamento, você pode dividir a valor do veículo em diversas parcelas. Cada parcela possui uma taxa de juros e outros custos atrelados a ela. Ou seja, você não paga somente o valor do carro.
O valor dos juros e desses outros custos pode depender da instituição que faz o financiamento e da quantidade de parcelas a serem pagas. Dessa forma, é importante realizar uma pesquisa antes de efetuar a compra.
É possível dar um valor de entrada ao iniciar o pagamento, o que pode diminuir o número de parcelas a ser paga.
Consórcio
O consórcio é uma alternativa que possui menos burocracias que um financiamento. Além disso, essa opção pesa menos no seu bolso, pois não é necessário pagar juros nas parcelas, você paga apenas uma taxa de administração.
Ao contrário do financiamento, que em alguns casos é possível usufruir do veículo logo ao iniciar o financiamento, no consórcio você pode demorar um pouco a usufruir do seu carro, já que você precisa ser sorteado para tal.