Quando passamos muitas horas dormindo, nosso corpo continua gastando energia, e taxas como a glicose por exemplo, podem cair.

Mesmo que você acorde sem fome você deve se alimentar, principalmente se for sair de casa, pois com a glicose baixa você pode sentir tonturas e até desmaiar. Além disso, pular essa refeição deixa seu metabolismo lento, isso porque, nosso corpo vai buscar as energias que temos para queimar durante todo o dia, quando comemos bem de manhã, ficamos nutridos de todas as energias necessárias para ir queimando gradualmente, isso segue o mesmo princípio de emagrecer comendo de 3 em 3 horas.

Outra coisa importante é que, quando não comemos no café da manhã, temos a tendência de descontar em outras refeições a ingestão de mais alimentos e de buscar por comidas mais calóricas.

Para te ajudar a não pular essa refeição, e tornar ela saborosa e saudável fizemos uma seleção de dicas e receitas fáceis pra sua rotina.

 

Lanches rápidos

Se você não costuma tomar café da manhã porque tem pressa de acordar e correr para o trabalho separamos essas dicas de lanches mais rápidos e nutritivos.

 

Iogurte Grego light com aveia

Pra essa opção, você pode adoçar com mel, e colocar as frutas de sua preferência.  A aveia em flocos é uma fonte de fibras e vai dar mais saciedade. As frutas e o mel vão ser uma fonte de glicose, fibras e nutrientes.

 



Overnight Oat

É bem parecido com a receita anterior, mas nesse caso você vai preparar a noite e comer no café da manhã seguinte. Pegue um copo de vidro, faça uma camada com aveia no fundo, na próxima camada você vai colocar iogurte natural e uma colher de chia, mais uma camada de aveia e dessa vez adicione uma fruta da sua preferência, pode ser banana, morango ou frutas vermelhas, jogue mel por cima para adoçar. Deixe dormir na geladeira e coma no dia seguinte.

 

Crepe salgado de banana

Amasse uma banana, adicione um ovo inteiro com farinha de aveia, misture e leve ao fogo numa frigideira antiaderente. Na opção salgada coloque na receita uma pitada de sal e pimenta. Se preferir doce, enquanto o crepe estiver no fogo, coloque 2 quadradinhos de chocolate meio amargo por cima e deixe derreter.

 

Mamão com chia

Bem simples, um mamão cortado ao meio, você pode adicionar farinha de aveia, umas sementes de chia e um pouco de mel.

 

Café canelinha

Para os amantes de café uma maneira de deixá-lo mais nutritivo e saboroso é adicionar canela em pó, e uma colher de chá de óleo de coco. Bata rapidinho no liquidificador ou mixer pra quebrar as moléculas do óleo de coco junto com o café. Se não tiver com tempo, adicione somente a canela no seu cafezinho, é um poderoso termogênico.

 

 

Lanches mais reforçados

Se você não tem pressa e quer um café da manhã com mais variedade e sabor aqui vão mais algumas dicas:

 

Ovo mexido com legumes

Com um garfo misture 2 ovos até unificar a clara e a gema, como se fosse fazer uma omelete, adicione cebola picada, tomate picado e cenoura ralada. Pode usar salsinha ou orégano desidratado. Coloque em uma frigideira um fio de azeite e a cebola picada, deixe dourar um pouco, depois a cenoura ralada e por último o tomate, coloque então os ovos e misture na panela, finalize com salsinha ou orégano.

 

Pão e torradas integrais

A farinha integral possui fibras que ajudam no funcionamento intestinal, e nutrientes que a farinha branca não tem, além disso dão mais saciedade. Coma com requeijão light, ricota, ou geleia de sua preferência.

 

Ricota temperada

A Ricota é um queijo com baixa gordura, e não é muito salgado, por isso seu gosto muito suave não agrada alguns paladares, tempere a ricota com manjericão ou orégano ressecado e azeite extra virgem. Se quiser adicione uma pitada de pimenta caiena pra levantar um pouco o paladar.

 

Pão Low carb de microondas

Misture 2 ovos inteiros com 1 xicara de farinha de aveia, 2 colheres de fermento (se tiver biológico melhor) adicione uma pitada de sal e pimenta, orégano ou manjericão ressecados, coloque num potinho ou refratário de vidro e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Retire do micro-ondas, corte e passe na sanduicheira para ficar mais crocante. Pode rechear com Blanquet (peito de peru com menos sódio e menos gorduras) e queijo minas.

 

Vitamina de frutas funcional

Escolha uma fruta de sua preferência, bata no liquidificador com 1 copo de leite desnatado, ou leite de amêndoas, adicione uma colher de chá de óleo de coco, 2 colheres de aveia em flocos finos, e uma colher de chá de linhaça. Adoce com açúcar mascavo ou mel.