Neste post, trazemos algumas dicas de livros que são uma leitura quase obrigatória para quem quer se aventurar no mundo dos investimentos. Vamos lá?

Fora da Curva – Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles

Segundo a co-autora, Giuliana Napolitado, jornalista, a ideia do livro surgiu a partir de um curso de grandes investidores na Casa do Saber, realizado pelo investidor Florian Bartunek e pelo advogado Pierre Moreau. O livro conta com depoimentos de pessoas, selecionadas por Florian e Pierre, que tinham muito a agregar ao conteúdo e direcionamento do texto através de entrevistas que se revelaram de grande aproveitamento intelectual e estratégico. Em uma metodologia direcionada, as narrativas se desenvolvem em consonância com a busca dos autores de alcançar as peculiaridades de investidores renomados, como Luiz Fernando Figueiredo, Meyer Joseph Nigri e Pedro Damasceno.

Em seu arcabouço, o livro acaba por quebrar alguns paradigmas comuns aos novos investidores, de que o sucesso só se alcança função de aplicações de alto risco, mostrando que grandes investidores, como André Jakurski, Luis Stuhlberger, e José Carlos Reis de Magalhães Neto, são em vários pontos, bem preocupados com os perigos das empreitadas.

Enfim, o livro traz experiências pessoais de investidores gabaritados, às vezes de difícil acesso, mostrando novas nuances de percepção em investimentos, muitas vezes não reveladas ou até disfarçadas no dia a dia de suas aplicações, revelando, não só seus sucessos, mas também os erros que cometeram em suas carreiras e as lições que dali tiraram.

O Investidor Inteligente

De autoria de Benjamin Graham, o livro é considerado um clássico entre os grandes investidores. O renomado Graham é reconhecidamente tido como um dos mais assertivos investidores do século XX e seus métodos fizeram – e ainda fazem – escola, sendo seguido por inúmeros outros investidores de sucesso, como Warren Buffet.

Dentro de sua metodologia, é possível entender como o Graham decidia sobre seus investimentos no decorrer de décadas. O livro é quase um guia aos novos investidores, bem como um balizador de ideias para alocação de ativos, respeitado pelos investidores já consolidados no mercado financeiro.

A aplicabilidade da diversificação e suas estratégias de análise fundamentalista o colocaram na história como um dos maiores investidores americanos.

Pai Rico, Pai Pobre

Os autores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, conseguiram atingir um sucesso arrebatador de vendas deste livro que já divide estantes com clássicos do investimento mundial.

Em uma linguagem despojada e acessível, os autores trabalham temas através de suas vivências no mercado financeiro, pondo em evidência tratativas sobre como empreender, acumular riquezas e direcionar o controle financeiro.

Nessa linha diversificada, abordam personagens fictícios e suas diferenças, sendo o pai pobre, uma personificação da pessoa indisciplinada financeiramente e; o pai rico, com as características de um homem de sucesso.

A princípio, a apresentação do livro pode parecer pueril e pouco interessante para a leitura de investidores ávidos por uma leitura mais técnica. Mas não se deixe enganar, o livro é um dos mais cultuados da atualidade e leitura obrigatória em vários bureaus de investimentos.

Anúncios


Os Grandes Investidores

Glen Arnold conseguiu compilar uma plêiade de grandes estrelas do investimento. O autor elucida o modus operandi de investidores do calibre de Antony Bolton, George Soros, Warren Buffet entre outros notáveis.

As noções de estratégias e de suas técnicas por vezes contrapõem uns aos outros, sem deixar de ter em suas peculiaridades lapsos de genialidade, sangue frio e planejamento, que denota, cada um a sua maneira, fontes de inspiração para todos os interessados no mercado financeiro.

As filosofias particulares de como encarar o mercado, suas aplicações ousadas ou analíticas, enredam um compilado de ações de sucesso, revelando o talento de nomes como, Charles Munger, John Templeton e Philip Fisher. O autor elucida táticas usadas por todos eles de forma justaposta e que pode ser a porta de entrada para investidores assíduos buscar obras mais aprofundadas de cada um dos investidores estudados.

E agora? As dicas estão aí, rumos indicados, mas o primeiro passo é com você.