Economizar dinheiro pode parecer um grande desafio para muitas pessoas. Se você quer começar a economizar, mas está com pouco dinheiro, é aqui que a mudança começa. Para economizar dinheiro, é inútil esperar o que resta no final do mês. Em vez disso, você precisa encontrar maneiras de economizar e identificar despesas que podem ser cortadas para que você possa economizar um pouco a cada mês.

Ainda mais importante é saber que a mudança pode começar devagar, mas poupar dinheiro é um hábito e deve ser mantido. Nós sabemos que a pandemia do coronavírus culminou na perda de empregos, falta de dinheiro e aumento dos preços. Então, não tá fácil para ninguém, né?

E, para ajudar, segundo o levantamento do PoderData, de 2021, que realizou 2.500 entrevistas pelo país, 87% dos brasileiros têm percebido uma alta no valor das compras e contas de casa. São aumentos nos valores dos alimentos básicos (arroz, feijão, carnes), nos derivados do petróleo que usamos no dia-a-dia (gasolina, diesel, gás de cozinha), luz elétrica, entre outros.

Tecnicamente, para todo lado que olhamos, o valor das coisas está notavelmente maior que o usual. O Boletim Focus mais recente estima uma inflação de 6,56% para 2021, enquanto o centro definido pelo governo é de 3,75%. Ou seja, quanto mais pudermos economizar, melhor, né?

Para te ajudar a aproveitar o Natal e presentear os seus entes queridos, nós trouxemos alguns passos para você seguir na hora de fazer compras e economizar, e até mesmo otimizar o seu dinheiro para comprar produtos melhores e mais em conta. Vamos lá?

1 — Faça uma lista de presentes

Antes de tudo, você precisa saber O QUÊ você quer comprar. Às vezes, nós decidimos na hora, mas o ideal é você traçar um plano para não ter surpresas com valores, por exemplo. Por isso, faça uma lista com todas as pessoas que você precisa presentear, e as ideias de presentes para cada um. Tipo assim:

  • Mãe: kit de maquiagem.
  • Sobrinho: carrinho de controle remoto.
  • Tio do pavê: sapato novo.

Desse jeito, você vai saber quanto você tem que comprar!

2 — Faça um orçamento a partir dessa lista

Agora que você já sabe o que você tem que comprar, pesquise! Geralmente, os valores nas lojas online são mais baixos do que nas lojas físicas, ainda mais daquelas de shoppings. A black friday tá aí, o que é uma ótima oportunidade para você comprar os presentes com aquele desconto. Mas, caso você não tenha tempo, pesquise o menor valor em sites de pesquisa, como Zoom ou Buscapé!

3 — Procure usar cashback

Os passos principais já foram, mas, se você quer mais desconto ainda, o ideal é procurar plataformas que oferecem benefícios para os usuários. Existem vários sites que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta.

Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles.

Existem também alguns aplicativos para compra digital (PicPay, RecargaPay, Ame Digital) que oferecem uma porcentagem de volta caso você utilize algum serviço pela plataforma.

4 — Cupons de desconto

Pode soar meio antiquado, mas o uso de cupons de desconto está super em alta e ajuda muito na hora de fazer uma compra, principalmente se for virtual. Diversos sites disponibilizam cupons próprios para a plataforma, principalmente para a primeira compra. Mas, além disso, outros sites externos oferecem exclusivamente o serviço de divulgação de cupons de desconto, como o Cuponation ou Melliuz, por exemplo.

Dependendo do valor da compra, maior o desconto, pois podem ser cupons de porcentagem (10%, 40% de desconto). Mas também podem ser cupons específicos, de R$ 20 reais de desconto. Antes de comprar algo, pesquise no navegador “cupom de desconto na loja tal”, quase sempre algum vai funcionar.

5 — Faça você mesmo! (DIY)

Se a grana estiver muito apertada mesmo, a opção para presentar os que você ama sem gastar muito é fazer você mesmo! No YouTube e Pinterest têm vários tutoriais sobre como fazer algum artesanato ou presente sem sair do orçamento, e, de quebra, ainda tem um valor super especial!