Os bancos e operadoras de cartão de crédito têm uma gama enorme de ofertas de cartão para pessoas jurídicas. As empresas são alvo de campanhas de contratação e são muitas vezes bem disputadas pelo setor financeiro. Claro que é um nicho de mercado muito rentável para o mercado, mas também pode ser bem atrativo às empresas.

O controle de gastos de uma empresa, bem como fluxo de caixa e seu sistema organizacional podem fazer com que a empresa seja bem ou mal sucedida. Logicamente o cartão de crédito não pode auxiliar em todas estas tarefas, mas pode ser um aliado no controle financeiro dos gastos e muitas empresas já aprenderam a trabalhar com eles e obter vantagens de seu uso.

Sendo para os grandes, pequenos ou micro empresários, os bancos oferecem vantagens e benefícios na contratação de cartões de crédito, de forma que cabe a você, escolher o que melhor encaixa com seu perfil administrativo e como pode aproveitar melhor as diversas ofertas do mercado. Tenha em mente algumas dicas para te ajudar a selecionar:

Cobrança de Tarifas

Existem cartões que lhe oferecem isenção de anuidade ou mesmo um abatimento gradual das tarifas em conformidade com o valor gasto, que geralmente é de forma progressiva (quanto mais se gasta na fatura, menos se paga na anuidade).

Mas isso não quer dizer que você deve procurar somente os cartões que não cobrem anuidade. Outros cartões tarifados tendem a ser mais vantajosos em outros aspectos.

Aplicativos de celular

Procure conhecer os aplicativos de celular oferecidos pelos cartões às pessoas jurídicas. Tem alguns mais simplórios e outros bem completos. De toda forma ele deve atender às necessidades de sua empresa no controle de gastos e te facilitar a vida em transferências e pagamentos.

Leia as críticas nos usuários nas lojas virtuais de downloads para ver se estão entregando o que estão prometendo.

Juros praticados

As taxas de juros podem variar de cartão para cartão. Então esse é um dos principais pontos a serem observados no momento de escolher um cartão de crédito para trabalhar na sua empresa. Por vezes, os cartões que possuem anuidade zero podem ter taxas de juros mais altas dos que os tarifados. Daí vai depender de como a sua firma lida com os créditos e recebíveis para saber se estes juros serão mais frequentemente aplicados e se eles compensam o não pagamento de anuidade.

Pronto atendimento

Como qualquer serviço contratado, você pode vir a ter problemas com o serviço de cartão de crédito. Não necessariamente seja um mau produto, mas pode vir a ser simplesmente necessidade de contato com o banco ou operadora para questões simples como perda e bloqueio de cartão.

Analise o quanto está bem cotado o serviço de atendimento ao consumidor e os canais disponíveis para isso – existem sites que classificam esses atendimentos. Assim, escolha com cuidado, levando em consideração que você pode ter pouco tempo disponível para resolver esses tipos de problemas ou mesmo estar em viagem.

Vantagens para Pessoa Jurídica

As conveniências dos cartões de crédito devem vir de encontro às necessidades de sua empresa, trazendo facilidades palpáveis e benefícios úteis a pequeno, médio ou longo prazo.

Anúncios


Programas de acúmulos de pontos são comuns nos cartões de crédito, mas em que eles podem ser convertidos beneficiando a saúde financeira da sua empresa já é uma questão de pesquisa.

Limites de Crédito

Este costuma ser um dos pontos chaves para decisão na contratação de um cartão de crédito. Os limites oferecidos pelos bancos e operadoras devem ser atrativos para o empresário, mas nem sempre são no começo desta relação de crédito.

A análise de crédito prévia determina o quanto de limite é liberado para a sua empresa logo no primeiro mês de uso. De acordo com o seu fluxo e pontualidade de pagamento, o limite pode ser gradativamente aumentado, por requerimento ou liberação automática da operadora em seu cartão.

Outras considerações

Algumas outras coisas podem fazer diferença na contratação do seu cartão de crédito, como a vinculação à um banco de boa reputação no mercado, bem como a bandeira de seu cartão, que deve ter uma boa aceitação no mercado. A possibilidade e praticidade de conseguir cartões adicionais também deve ser levado em conta. Questões de segurança do cartão e mesmo a contratação de seguros disponíveis podem ainda te ajudar a decidir com qual cartão a sua empresa vai trabalhar.