O ano já está na fim e, consequentemente, o ano letivo também, o que significa que as provas finais já estão chegando. Mas calma! Não há motivo para pânico.

Com muita organização, dedicação e disciplina é possível passar em todas as disciplinas sem precisar ficar na recuperação, e ainda tirar um notão.

Para te ajudar a tirar uma nota boa nas provas, o Alto Tietê Web elaborou algumas dicas que vão te ajudar na preparação para os exames. São dicas valiosas para você se organizar e focar nos estudos!

1 A organização e o planejamento vêm sempre em primeiro lugar. 

Se você que passar direto, sem precisar de recuperação ou coisa do tipo, você vai ter que se organizar e criar um planejamento de estudos. E isso tudo tem que ser feito com antecedência, pois deixar tudo para a última hora vai complicar a sua vida.

A organização te ajuda a saber o que você realmente precisa estudar para se dar bem nas provas finais. Para começar a se organizar, analise as suas notas e defina quais serão as suas prioridades.

O próximo passo consiste em planejar os seus horários de estudo. A distribuição dos horários deve respeitar a sua prioridade, dessa forma, se você precisa de mais pontos na disciplina X, terá que se dedicar a ela por mais tempo.

Vale ressaltar que a disciplina é muito importante aqui. Portanto, respeite os horários que você estabeleceu.

2 Fique longe das distrações

Acabamos de falar que é necessário ter disciplina para tirar boas notas nas provas finais. Logo, é importante criar estratégias para evitar qualquer tipo de distração ou procrastinação.

Em primeiro lugar, organize o seu local de estudos. Tire de lá qualquer tipo de objeto que possa tirar o seu foco. Qualquer objeto mesmo! Além disso, certifique-se de escolher um local silencioso para ajudar na concentração.

Além disso, é importante ter um cuidado extra com os aparelhos eletrônicos, especialmente com o celular. É muito comum pegar o celular de cinco em cinco minutos para ver se há alguma notificação.

Pode parecer que você perde pouco tempo fazendo isso, mas na prática não é bem assim. Se você somar os minutos que você passa na frente do celular (ou qualquer outro tipo de eletrônico), perceberá que aqueles minutinhos, na verdade, são horas!

Anúncios


Para solucionar esse problema, o Alto Tietê Web recomenda que você guarde seu celular e demais aparelhos eletrônicos que atraiam a procrastinação em sua mochila, armário, ou em qualquer outro local enquanto você estiver estudando.

3 Não deixe de prestar atenção nas aulas

Deixar para estudar em casa, sem ter prestado um mínimo de atenção nas aulas, pode dificultar a sua aprendizagem, já que pode dificultar a assimilação do conteúdo a ser estudo.

Portanto, não deixe para aprender toda a matéria fora das aulas. Fique atento ao que seus professores estão falando, e não deixe de tirar todas as suas dúvidas.

Ah, todas aquelas dicas sobre distração também valem aqui, ouviu? Sendo assim, deixe o seu celular guardado durante a aula. Na mesa, somente seu caderno e material de estudo.

4 Não há aprendizado sem descanso

Sim, a dedicação aos estudos é uma chave para ter excelentes notas nas provas finais. Entretanto, é impossível absorver todo o conteúdo necessário para ir bem nas provas sem reservar algumas horas para o descanso, pois fica difícil estudar quando se está esgotado, não é mesmo?

Portanto, não deixe de reservar uma parte do seu dia para ver série, filmes ou qualquer outra atividade que você goste, e não deixe de tomar cuidado com a procrastinação.

Além disso, não abra mão de uma boa noite de sono para ficar estudando. A falta de descanso, além de prejudicar os seus estudos, também prejudicará a sua concentração na hora de fazer as provas.

5 O dia da prova está chegando! O que faço para me preparar?

A preparação para as provas finais não envolve apenas o estudo do conteúdo, como você viu ao longo do post, não envolve apenas o estudo. Outros cuidados devem ser tomados antes da prova, especialmente no dia anterior.

É sim importante revisar todo o material antes da prova, mas o descanso também é indispensável para não perder o foco e ficar atento durante a realização das provas. Dessa forma, não deixe de dar uma prioridade ao descanso.

A alimentação também é importante, não só para evitar a fome durante a prova, mas também ter energia e evitar dores de cabeça. Sendo assim, os alimentos com fibras e carboidratos são os mais indicados para a hora da prova. Ah, você também não pode se esquecer de beber muita água!

Na hora da prova, é importante ler todas as questões com muita atenção. O Alto Tietê Web recomenda que você mantenha a calma e faça as questões que achar mais fáceis primeiro.

Por fim, nós do Alto Tietê Web desejamos uma boa prova a você. Lembre-se que com muita organização e dedicação, é possível se dar bem nas provas e ainda tirar uma excelente nota!