Dicas para economizar com presentes de Natal

A época mais brilhante do ano chegou. Saiba como aproveitar e presentear os seus entes queridos sem gastar muito

Atualizado em dezembro 12, 2021 | Autor: Michelle Verginassi
Dicas para economizar com presentes de Natal

Finalmente chegou a hora de a alegria do Natal voltar para nossa casa. A vacinação contra a COVID-19 permite que esse Natal seja diferente do último ano. Reunir a família, matar a saudade, dar presentes para amigos e familiares…

E, para tornar essa data ainda mais especial e matar a saudade, é muito importante fazer aquela festa caprichada, não é mesmo?

Bom, infelizmente não é uma realidade para todos os brasileiros. Tecnicamente, para todo lado que olhamos, o valor das coisas está notavelmente maior que o usual.

O Boletim Focus mais recente estima uma inflação de 6,56% para 2021, enquanto o centro definido pelo governo é de 3,75%. Além disso, a inflação culminou numa piora geral dessa situação.

Como aponta o levantamento do PoderData, de 2021, 87% dos brasileiros perceberam uma alta no valor das compras e contas de casa.  Ou seja, quanto mais pudermos economizar, melhor, né?

E nós sabemos que as festas de fim de ano trazem consigo muitos gastos, seja com presentes, viagens, comida, entre outros… Mas como participar ativamente, rever os familiares e presentear quem amamos sem gastar muito dinheiro?

Nós te ajudamos! Fizemos uma lista com algumas dicas que podem auxiliar a sua economia nesse período. Confira!

Saiba quanto você pode gastar

Antes de tudo, é importante você ter em mente o quanto você pode gastar e reservar um dinheiro só para isso! Dessa forma, você não terá pendências no ano que vem com as faturas do cartão de crédito.

Lista de presentes

Agora, você precisa saber O QUÊ você quer comprar. Às vezes, nós decidimos na hora, mas o ideal é você traçar um plano para não ter surpresas com valores, por exemplo.

Pesquisar é a chave

Sabendo o que você precisa comprar, faça uma pesquisa. Geralmente, os valores nas lojas online são mais baixos do que nas lojas físicas, ainda mais daquelas de shoppings.

Preparação é tudo

A melhor dica sempre será: se adiante em todos os casos. Tudo fica mais caro na hora, no horário de pico ou quando há temporada/movimentações fora do normal. Então, se prepare, compre antes, aproveite as promoções e fique de olho no que você realmente precisa.

Anote quais são suas prioridades e pesquise. Onde eu posso encontrar esse produto em promoção? Vale a pena pagar esse valor?

É importante que você registre tudo o que você comprou. Dessa forma, você terá uma noção de quanto você gastou e saberá o que deve economizar para poder quitar as dívidas. Caso você pague tudo à vista, é melhor.

Cashback

Existem várias plataformas que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta. Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles.

Cupons de desconto

Diversos sites disponibilizam cupons próprios para a plataforma, principalmente para a primeira compra. Mas, além disso, outros sites externos oferecem exclusivamente o serviço de divulgação de cupons de desconto, como o Cuponation ou Mélliuz, por exemplo.

Antes de comprar algo, pesquise no navegador “cupom de desconto na loja tal”, quase sempre algum vai funcionar.

13º salário: devo usar?

O fim de ano, além das festas e comemorações, também é marcado por um evento importante: o pagamento do 13º salário, também chamado de gratificação natalina!

Mas cuidado: é bom não sair por aí torrando essa grana para depois se arrepender! Afinal, existem muitas formas de gastar o 13º salário de maneira inteligente, como pagar as dívidas ou investir.

No fim das contas, sabemos que é muito importante viver o momento, mas é bom ter um pouco de ponderação e se preparar para o amanhã, certo?

Boas compras!