Dicas para economizar no Natal

Siga esses 9 passos e economize na sua lista de presentes!

Atualizado em dezembro 6, 2021 | Autor: Michelle
Dicas para economizar no Natal

“É a época mais bonita do ano…”
E também a mais esperada! Para muitas pessoas, é a melhor época do ano, na verdade. Mas como não gostar? Presentes, comida gostosa, família reunida, luzinhas bonitinhas… só vejo vantagens!
Chegou a hora de trazer a alegria do Natal para sua casa. Reunir a família, matar a saudade, dar presentes para amigos e familiares… A vacinação contra a COVID-19 permite que esse Natal seja diferente do último ano (ainda bem!). E, para tornar essa data ainda mais especial e matar a saudade, é muito importante fazer aquela festa caprichada, não é mesmo?
Mas espera aí… o período de instabilidade econômica ainda é uma realidade nas famílias brasileiras! Isso com certeza vai interferir na forma como se realizam as tradicionais comemorações de final de ano, já que, junto com as reuniões familiares e a vida voltando ao normal, os gastos também vêm junto.

E agora?

Mesmo diante desse cenário, como é de costume no Brasil, a população se reinventa e transforma a maneira de se fazer presente, com muita criatividade para expressar o amor e deixar registrado, de alguma forma, os bons momentos de um ano em que vivemos dias nada fáceis.
Para te ajudar a fazer um Natal super especial e sem exagerar ou sair do orçamento, nós listamos 10 dicas para você economizar nessa época do ano, e até mesmo otimizar o seu dinheiro para comprar produtos melhores e mais em conta. Vamos lá?

Anúncios


Quanto você pode gastar?

Antes de tudo, é importante você ter em mente o quanto você pode gastar e reservar um dinheiro só para isso! Dessa forma, você não terá pendências no ano que vem com as faturas do cartão de crédito.

Lista de presentes

Agora, você precisa saber O QUÊ você quer comprar. Às vezes, nós decidimos na hora, mas o ideal é você traçar um plano para não ter surpresas com valores, por exemplo.

Anote!

É importante que você registre tudo o que você comprou. Dessa forma, você terá uma noção de quanto você gastou e saberá o que deve economizar para poder quitar as dívidas. Caso você pague tudo à vista, é melhor.

Pesquise

Sabendo o que você precisa comprar, faça uma pesquisa. Geralmente, os valores nas lojas online são mais baixos do que nas lojas físicas, ainda mais daquelas de shoppings.

Se adiante

Não deixe tudo para última hora. Com a lista de compras em mãos, você já terá noção do quanto vai gastar e vai procurar os preços mais baixos para não extrapolar ou até mesmo diminuir o valor desse orçamento. Quanto menos, melhor, né?

Aproveite a Black Friday

Essa é uma das melhores oportunidades para fazer compras de Natal. Nesse dia, quase todas as lojas têm promoções que podem te ajudar a economizar! Mas cuidado para não cair em fraudes ou promoções mentirosas.

Procure usar cashback

Existem várias plataformas que podem oferecer o programa de cashback — dinheiro de volta. Pode ser pelo próprio cartão de crédito, pelo site em que você irá efetuar a compra ou por alguma plataforma própria que oferece dinheiro de volta a partir do cadastro ou compra pelo link deles.
Existem também alguns aplicativos para compra digital (PicPay, RecargaPay, Ame Digital) que oferecem uma porcentagem de volta caso você utilize algum serviço pela plataforma, como pagamento de boletos ou recarga de celular.

Cupons de desconto

Pode soar meio antiquado, mas o uso de cupons de desconto está super em alta e ajuda muito na hora de fazer uma compra, principalmente se for virtual. Diversos sites disponibilizam cupons próprios para a plataforma, principalmente para a primeira compra. Mas, além disso, outros sites externos oferecem exclusivamente o serviço de divulgação de cupons de desconto, como o Cuponation ou Melliuz, por exemplo.
Dependendo do valor da compra, maior o desconto, pois podem ser cupons de porcentagem (10%, 40% de desconto). Mas também podem ser cupons específicos, de R$ 20 reais de desconto. Antes de comprar algo, pesquise no navegador “cupom de desconto na loja tal”, quase sempre algum vai funcionar.

Grupos de promoções

Vários grupos no Facebook, por exemplo, reúnem várias pessoas para divulgar promoções, preços baixos e cupons de desconto. Nesse ambiente, os usuários divulgam um link próprio para a compra, o que também rende uma leve comissão, conforme outros usuários efetuarem a compra por aquele link da divulgação. Ou seja, todo mundo se ajuda.
Com essas dicas, vai ser mais fácil ganhar um desconto na sua próxima compra ou algum crédito para realizar novas compras. Já sabe, né? Quando for encher o carrinho, procure essas dicas para garantir benefícios para o próprio bolso!